Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/02/2022 às 17h43min - Atualizada em 12/02/2022 às 17h31min

'Encanto' | Do viral para o Oscar

A mais recente animação da Disney cativa o público nas redes sociais e concorre ao Oscar.

Larissa Pessoa - Editado por Ana Terra
Fonte: Clube do Video Game / Reprodução: Google
Aclamada pelos críticos e amada pelo público, o filme animado Encanto, surpreendeu tanto a audiência como os “estúdios do Mikey” com o sucesso da família Madrigal e sua “casita” encantada. O grande destaque dessa produção ficou para sua trilha sonora, que logo viralizou no TikTok e em outras redes sociais. A canção We don't talk about Bruno (Não falamos do Bruno, em português), já ganhou varias interpretações do público da internet ao redor do mundo, além disso nos Estados Unidos, a canção conseguiu chegar ao topo das paradas, dividindo o posto com artistas como Adele e Ed Sheeran.

Há muitas especulações sobre o motivo da trilha ter alcançado esse marco, superando até musicais de grande sucesso, como Moana e Frozen, fazendo a Disney atingir o marco de 26 anos atrás, quando “Colors Of The Wind”  atingiu à quarta posição da Billboard Hot 100. Os motivos, além da viralização, ficam para a maior acessibilidade ao conteúdo no meio digital, a plataforma digital Disney plus, torna as produções muito mais próximas dos consumidores, fazendo assim com que o consumo do conteúdo seja cada vez mais crescente.
Mas o sucesso de Encanto não para por ai, o filme recebeu três indicações a “estatueta dourada”, a de Melhor Animação junto com ‘Luca e ‘Raya e o Último Dragão’ também da Disney, de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original por “Dos Oruguitas”. Para nossa surpresa We don't talk about Bruno não foi indicado, esse é um sinal que o próprio estúdio não contava com o estouro da canção do “tio misterioso”, a youtuber Taissa Ballut chegou a comentar em seu canal que opção da empresa também pode ter ocorrido pela temática do número musical, a canção viral possui uma temática mais restrita à história da animação, enquanto a indicada conta com uma mensagem mais subjetiva e abrangente.

Será essa a nova tendência das produções musicais? A introdução de seu conteúdo nas “veias da internet”, se tornam mais uma das maneiras da cadeia virtual influenciar na esfera real de histórias, sejam elas cantadas ou não, de grande sucesso.

REFERÊNCIAS: 

‘Não falamos do Bruno’: 3 razões para o sucesso da canção de ‘Encanto’ que superou ‘Let it go’, de ‘Frozen’. bbc.com. 2022 < https://www.bbc.com/portuguese/geral-60149104>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2022.
CARVALHO.Victor. Encanto supera Frozen e quebra marca de 26 anos na Disney. observatoriodocinema.uol.com.br. 2022. Disponível em<https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2022/01/encanto-supera-frozen-e-quebra-marca-de-26-anos-na-disney>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2022.
NOLLA.Tiago.’Encanto’: Elogiado filme da Disney conqueista três indicações ao Oscar 2022, incluindo Melhor Animação!. cinepop.com.br. 2022.  Disponível em <https://cinepop.com.br/encanto-elogiada-animacao-da-disney-conquista-tres-indicacoes-ao-oscar-2022-incluindo-melhor-animacao-332090/>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2022.
PESS.Folha. Entenda por que música de ‘Encanto’ viralizou. otempo.com.br. 2022. Disponível em < https://www.otempo.com.br/diversao/entenda-por-que-musica-de-encanto-viralizou-1.2608327>. Acesso em: 12 de fevereiro de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »