Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/02/2022 às 19h21min - Atualizada em 23/02/2022 às 18h55min

Águas termais e seus benefícios terapêuticos pelo Brasil

Conheça alguns locais que abrigam águas quentes e naturais

Flávia Brito - Editada por Victória Silva
Jonathan Percy - Unplash

Lugares terapêuticos e relaxantes que combinam com natureza e saúde. Essas são características das águas termais existente em alguns lugares do Brasil como em Santa Catarina, Paraná e nas duas cidades conhecidas por suas águas quentes, Rio Quente e Caldas Novas, ambas situadas no Goiás. 

 

Para quem deseja relaxar e ficar longe da correria do dia a dia, essas cidades tem opções variadas para todo dia de grupo, seja viajando em família, casal ou sozinho. 

 




Santa Catarina - Santo Amaro da Imperatriz

 

As propriedades terapêuticas  das águas termais em Santa Catarina vão desde o combate ao estresse e doenças crônicas até mesmo utilizada para rejuvenescimento, como em Santo Amaro da Imperatriz, localizada a 35 km de Florianópolis, que é um município com um pouco mais de 20 mil habitantes. 

 

Ás águas termais de Santo Amaro, brotam da terra a uma temperatura de 39,8°C com uma grande número de elementos químicos em sua composição, sendo assim, essa alta temperatura garantem bem-estar e benefícios à saúde.

 

Santo Amaro da Imperatriz esta situada em meio a natureza, cercada pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (reserva ambiental) e local ideal para esportes de aventura como rafting, rapel e voo duplo de parapente. Para os amantes da natureza, a região conta com lindas cachoeiras como a Cachoeira do Retiro e cachoeira Cobrinha de Ouro.

 

Iretama - Paraná 

Iratema, pequeno munícipio do Paraná, tem em sua região um grande atrativo: águas termais oriundos do Aquífero Guarani, com propriedades naturais que contribuem para o bem-estar com temperaturas que chegam a 42 °C. A região de Iretama é o maior destino de águas quentes do Sul do país. 

A natureza da região conta com cachoeiras e trilhas, e para se hospedar e curtir o melhor das águas quentes, a indicação é o complexo Jurema Águas Quentes, o resort possui um parque aquático, com piscinas de água termal do aquífero Guarani 

O Jurema Águas Quentes também conta com espaços para a prática esportiva e atividades de lazer, como campo de futebol, cavalos, charretes, minicircuito de arborismo, pedalinhos, trilhas e tirolesas, entre outros.

Rio Quente

 Em 1722, Bartolomeu Bueno Filho, no auge do colonialismo descobriu, por acaso, uma importante riqueza natural: as águas quentes de Goiás. Um século depois, em 1988, a cidade de Rio Quente, foi emancipada, um dos destinos mais procurados pelos turistas e  localizado a apenas 179 km da capital goiana, é famosa por abrigar o maior rio de águas termais do mundo (extensão de 12 km). 

Outro importante acontecimento, é a fundação da Pousada do Rio Quente na década de 60 pela família Palmerston, que hoje bem estruturado transformou-se  no Rio Quente Resorts.

O Processo geotérmico é responsável pelo aquecimento das águas, porque a Serra de Caldas possui fissuras, que ao serem penetradas pelas águas das chuvas, e essas águas descem até o subsolo e ao alcançar o lençol freático, chegam com temperatura altíssima, fazendo a alegria dos milhões de turistas que visitam esse município. 

Para quem visitar Rio Quente, não pode deixar de ir no Hot Park, um parque aquático com mais de 55 mil m², com diversas piscinas e atrações tanto para crianças quanto para adultos.

Hot Park. Diariamente, das 9h30 às 17h (fechado às quintas-feiras para manutenção). Ingresso: a partir de R$ 90 (criança) e R$ 110 (adulto) para compra online. https://bityli.com/MOUTp 

Caldas Novas

A cidade de Caldas Novas fica apenas 35 minutos de carro de Rio Quente, as duas conhecidas por suas águas quentes naturais, possuem diversas piscinas e parques aquáticos. Em Caldas Novas, São mais de 300 piscinas termais, cidade que chega a receber cerca de 4 milhões de visitantes anualmente. Mesmo com a pandemia, a região recebe diariamente centenas de pessoas para curtir e relaxar. 

Turistas podem aproveitar também para passear pelo local, que abriga parque de diversão e muita gastronomia, além, é claro, de poder visitar o Parque Estadual de Caldas Novas cerca de 5 km do centro da cidade. 

Independente da época do ano, as duas cidades vizinhas são perfeitas para quem deseja relaxar e curtir. 

Referências

GUIA viajar melhor. Brasil, 13 jan. 2021. Disponível em: https://guiaviajarmelhor.com.br/carnaval-em-meio-a-natureza-e-com-aguas-termais/. Acesso em: 22 fev. 2022.

PREFEITURA Municipal de Rio Quente: História. Goiás, 5 fev. 2013. Disponível em: https://rioquente.go.gov.br/paginas/portal/paginaInterna?id=6. Acesso em: 23 fev. 2022.

DESTINO Florianópolis.7 jan. 2021. Disponível em: https://destinoflorianopolis.com.br/aguas-termais-em-santa-catarina-confira-4-cidades-para-visitar/. Acesso em: 23 fev. 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »