Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/02/2022 às 02h08min - Atualizada em 26/02/2022 às 01h22min

Passeio gastronômico nas cinco regiões brasileiras

Brasil de Norte a Sul, um passeio gastronômico com os principais pratos da culinária regional

Crislane Nunes - Editada por Victória Silva
Panelas de barro e fogão a lenha. Fotografia do site: Feliz melhor idade
Durante todo o ano o Brasil é um dos principais destinos turísticos do mundo. Um país continental de clima tropical, com praias e natureza exuberantes, cidades históricas, conhecida também por seus pratos típicos tradicionais e regionais,  tornando-se um símbolo gastronómico para os seus visitantes. O turismo gastronómico vem ganhando espaço no mercado e passa a fazer parte da rota de passeios dos turistas que além de contemplar os pontos turísticos nas viagens, tem a oportunidade de degustar da culinária local, é sobretudo um momento esperado e carregado de expectativas, tendo em vista que a escolha do destino da viagem tem uma tendência a ser escolhida também por causa da culinária.

 
O Brasil é o país da diversidade gastronômica! Nas suas cinco regiões (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Coentro-Oeste), os turistas encontram comidas típicas com ingredientes e especiarias locais e/ou regionais específicas que caracterizam de forma acentuada cada região, possibilitando uma degustação repleta de simbolismo, cultura, singularidade e o com o melhor sabor que poderiam encontrar.
Outro aspecto interessante é que o processo culinário vai muito além de um simples preparo, ele traz em si uma bagagem histórica, passada por gerações, é a perpetuação de uma construção sociocultural.

Cada região com as suas especificidades a exemplo:
 
REGIÃO NORTE
(Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins): Com forte influência indígena e banhada pela floresta Amazónica, encontramos pratos como Tacacá, pato com tucupi, jabo, Açaí, castanhas tapiocas e beijus.

                                                       

REGIÃO CENTRO-OESTE (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul): Nessa região um ingrediente indispensável é o Pequi (fruta cultivada na região), além do baru e a Mojica de pintado.
 
REGIÃO NORDESTE (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte): São estados litorâneos, fortemente marcada por traços africanos e portugueses em sua culinária, criando uma mescla e diversidade de sabores irresistíveis. Seus pratos são conhecidos internacional como: Acarajé, caruru e o vatapá que são regados de muito azeite de dendê e leite de côco, moquecas, baião de dois, cuscuz e raízes.
 
REGIÃO SUL (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina): Com traços europeus e alemãs essa é mais uma região com uma diversidade cultural gastronômica interessante e bastante procurada pelos turistas durante todo o ano, algumas das comidas típicas são: Arroz carreteiro, churrasco, Capeletti, polenta e o tradicional café colonial.

                                                      

REGIÃO SUDESTE (Espirito- Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo): Dentre os estados dessa região Minas Gerais se destaca com uma das suas especiarias que é o famoso queijo de Minas, conhecido em toda parte do mundo e atrai milhares de turistas para degustar e apreciar a iguaria. O cuscuz paulista e as  feijoadas carioca também são pratos típicos do Sudeste.
 
De Norte a Sul do País, a diversidade gastronômica impressiona e encanta a todos e têm a oportunidade de conhecer e experimentar tantas delícias. Os passeios turísticos ao longo das cinco regiões do país possibilitam aos turistas uma agenda repleta de atrações imperdíveis que vai desde a visita a locais históricos, praias paradisíacas, natureza exuberante até a culinária local. Um passeio completo e repleto de sensações e emoções.


REFERÊNCIAS:

BUENO, Priscila. 10 cidades para conhecer o Brasil pela comida. Gazeta do povo, 2018. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/10-cidades-para-conhecer-o-brasil-por-meio-da-sua-gastronomia/amp/. Acesso em 18/02/2022.

Conheça os pratos típicos das cinco regiões brasileiras. Memória ebc, 2015. Disponível em: s://www.google.com/amp/s/memoria.ebc.com.br/amphtml/infantil/voce-sabia/2015/02/conheca-os-pratos-tipicos-das-cinco-regioes-brasileiras. Acesso em: 18/02/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »