Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2022 às 19h31min - Atualizada em 13/03/2022 às 20h24min

Empoderamento feminino: 5 Doramas com protagonistas fortes

Lista de títulos com mulheres que inspiram e influenciam nosso senso crítico sobre a representação feminina no entretenimento asiático

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : JTBC / Reprodução : Twitter (@Onlineseriestv1)

Em 2016, a organização não governamental que defende os direitos humanos, Anistia Internacional, em parceria com a web revista sul-coreana de cultura, IZE, desenvolveu uma ação informativa com a intenção de alertar o público Dorameiro — e também, aos não adeptos —, sobre a problemática do machismo e dos relacionamentos abusivos presentes nos K-dramas.

 

Na época, a campanha fortaleceu uma discussão que já era recorrente na Dramaland, listando dez ações comuns que aparecem nas séries asiáticas — sobretudo, às românticas  —, que reafirmam a percepção hierárquica que gera desigualdade entre os gêneros, e também, que naturaliza os comportamentos tóxicos de controle e violência nos relacionamentos afetivos. 

Fonte : Anistia Internacional e Revista IZE / Reprodução : Medium Samanta Coan

Fonte : Anistia Internacional e Revista IZE / Reprodução : Medium Samanta Coan

Cartilha informativa que lista dez comportamentos abusivos e machistas que aparecem nos Doramas

 

Apesar das representações abusivas e machistas ainda existirem nos K-dramas, percebe-se que depois disso, houve uma evolução nas propostas dos roteiros com relação aos clichês e estereótipos, principalmente, após a popularização dos Dramas, impulsionados pelo sucesso do K-pop, que motivou a chegada deles aos catálogos de streaming.

 

Com isso, para viabilizar os Doramas que priorizam o empoderamento feminino, listamos cinco títulos que possuem protagonistas fortes, que não só inspiram, como também, auxiliam na construção do senso crítico sobre a representação feminina no entretenimento, especialmente, nas séries coreanas.

5º BE MELODRAMATIC

Fonte : JTBC / Reprodução : Twitter (@iconickdramas)

Fonte : JTBC / Reprodução : Twitter (@iconickdramas)

Personagens principais da comédia romântica, Be Melodramatic (2019)

 

Com uma abordagem leve e distraída, a comédia romântica da JTBC dispensa os clichês e os estereótipos, propondo um enredo que se desenvolve a partir de três óticas diferentes, sendo cada uma delas correspondentes a uma das personagens: Im Jin Joo (escritora), Lee Eun Jung (documentarista) e Hwang Han Joo (mãe solo e profissional do marketing).

 

O Dorama reflete sobre a independência e irmandade feminina ao retratar o cotidiano das três amigas, que apesar de sonharem e enfrentarem desafios diferentes, se apoiam e se igualam na autenticidade e determinação, ao mesmo tempo que respeitam seus limites e tempo pessoal na conquista dos seus objetivos.

 

4º SEARCH: WWW

Fonte : TvN / Reprodução : K4us

Fonte : TvN / Reprodução : K4us

As personagens Cha Hyeon e Bae Ta Mi em cena que faz referência a Goblin

 

Em 16 episódios, a TvN entrega uma produção envolvente e original, que coloca as personagens Bae Ta Mi, Cha Hyun e Song Ga Kyung em posições de liderança, poder e empoderamento no ambiente profissional, em que elas enfrentam desafios políticos relacionados à censura e manipulação da mídia.

 

Apesar da complexidade do enredo, o K-drama consegue trazer equilíbrio na abordagem, de modo que exista delicadeza e intensidade na medida certa enquanto a trama evolui. Esse aspecto permite, inclusive, proximidade entre os telespectadores e os personagens.

 

3º SHE WOULD NEVER KNOW

Fonte : JTBC / Reprodução : IMDb

Fonte : JTBC / Reprodução : IMDb

Protagonista do Dorama lançado em 2021, Yoon Song Ah

 

Reinventando a retratação dos romances coreanos, a série da JTBC assume uma abordagem mais madura e serena, seguindo pelo lado contrário dos clichês clássicos e comuns do gênero, evidenciando a comunicação, companheirismo e respeito nas relações amorosas.

 

Mesmo que a narrativa tenha foco nos pares românticos, as personagens femininas ainda entram em destaque, visto que elas levam em conta o amor próprio e seus sonhos nos momentos de tomada de decisão, assumindo inteiramente as consequências das suas escolhas, sendo firmes e decididas.


2º TWENTY-FIVE TWENTY-ONE

Fonte : TvN / Reprodução : Sanook

Fonte : TvN / Reprodução : Sanook

Na Hee Do em um momento de treino solo de esgrima

 

O novo lançamento da Netflix retrata a trajetória de jovens que enfrentam de tudo por seus sonhos. Entre eles, Na Hee Do, que almeja se tornar campeã nacional de esgrima; apesar do clima doce e romântico que contextualiza a trama, vemos a estória girar em torno de mulheres que assumem desafios, enquanto se inspiram e outras mulheres.

 

Em exemplo da Na Hee Do, é possível acompanhá-la em uma rotina de treino que ela determina de forma estratégica, com a ajuda da sua treinadora, em que ela explora suas habilidades e fraquezas, traçando um caminho que a leva não só ao sucesso, mas também, ao autoconhecimento.


1º MY NAME

Fonte : Netflix / Reprodução : Movie Pilot

Fonte : Netflix / Reprodução : Movie Pilot

Protagonistas do Dorama original da Netflix, My Name (2021)

 

A produção da Netflix, composta por oito episódios de 50 minutos, aposta em um enredo dramático e tenso para retratar a estória da jovem lutadora Ji-woo, que deseja desvendar segredos do passado da sua família, e também, vingar a morte do pai, que foi assassinado misteriosamente.

 

Com uma protagonista determinada, forte e implacável, a série quebra os padrões das personagens femininas nos K-dramas, principalmente, em gênero policial e de suspense, mostrando Ji-woo como uma mulher corajosa e destemida em um cenário predominantemente masculino.

REFERÊNCIAS:

ARTIMOS, Danilo. My Name | Crítica: Abusando do famoso “gato e rato”, série tem ótimas cenas de ação, mas cai no clichê da vingança. Arroba Nerd, 21 de out. de 2021. Disponível em: < https://www.arrobanerd.com.br/my-name-netflix-critica/ >. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

 

COAN, Samanta. O machismo nos doramas e Our Times. Medium Samanta Coan, 23 de jan. de 2017. Disponível em: < https://samcoan.medium.com/o-machismo-nos-doramas-e-our-times-f4be7b7c2121 >. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

 

COREANAS TAUBATÉ. As 10 principais razões pelas quais ‘Twenty Five Twenty One’ está brilhantemente animando nossos corações. 21 de fev. de 2022. Disponível em: < https://coreanasdetaubate.com/2022/02/21/as-10-principais-razoes-pelas-quais-twenty-five-twenty-one-esta-brilhantemente-puxando-nossas-cordas-do-coracao/ >. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

 

DRAMA REVISE. Resenha – Search: WWW (K-Drama), 10 de ago. de 2019. Disponível em: < https://dramasrevise.wordpress.com/2019/08/10/resenha-search-www-k-drama/ >. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

 

MANIAS DE UMA GAROTA SINGULAR. Be Melodramatic [K-Drama], 26 de out. de 2019. Disponível em: < https://maniasdeumagarotasingular.blogspot.com/2019/10/be-melodramatic-k-drama.html >. Acesso em: 12 de mar. de 2022. 


NUNES, Letícia. Resenha | She Would Never Know, um romance coreano sob uma nova perspectiva. Lab Dicas Jornalismo, 4 de abr. de 2021. Disponível em: < https://labdicasjornalismo.com/noticia/6885/resenha--she-would-never-know-um-romance-coreano-sob-uma-nova-perspectiva >. Acesso em: 12 de mar. de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »