Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/06/2019 às 12h12min - Atualizada em 29/06/2019 às 12h12min

Espécie rara é o oitavo dinossauro encontrado no Brasil

Os vestígios do Vespersaurus Paranaensis foram encontrados no sítio de Cruzeiro do Oeste.

Isabelle Miranda - Editado por Thalia Oliveira
Eduardo Cavalari/RPC
Foi descoberto pelos pesquisadores, o oitavo fóssil de dinossauro em território brasileiro, cuja espécie ainda era desconhecida. Seus vestígios foram encontrados no sítio de Cruzeiro do Oeste (a 530 quilômetros de Curitiba) e identificados por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, em associação com paleontólogos da Universidade de São Paulo (USP) e do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste. O dinossauro viveu na região do Paraná, há pelo menos 90 milhões de anos, em um local desértico, durante o período cretáceo.

De acordo com dirigentes do Museu, os estudos são de grande importância para a ciência mundial, pois trata-se de uma espécie única da família dos dinossauros.
A referida descoberta media cerca de um metro e meio de comprimento. Era carnívoro, que possivelmente se alimentavam de pequenos animais. Bípede, com três dedos no pé, sendo o central para locomoção, e os dedos das laterais possuíam grandes garras em forma de lâmina, que serviam para cortar e raspar, o que pode ser naquela época uma vantagem evolutiva para caça. Seu esqueleto era poroso e leve, como das aves modernas.

Nomeado de Verspersaurus Paranaensis, é o primeiro dinossauro encontrado no Paraná e até o momento, o único do tipo no Brasil. Para o geólogo e especialista em geomorfologia estrutural da UEM, Edson Fortes, “a descoberta desses fósseis, e a comprovação de que se trata de um dinossauro não encontrado em qualquer parte do mundo, fala muito sobre como já foi nossa região no passado” diz.

De acordo com a reportagem do Correio Braziliense, uma das responsáveis pela descoberta do dinossauro paranaense é a historiadora do laboratório de paleontologia de Cruzeiro do Oeste, Neurides de Oliveira Martins. Ela realizava um estudo em um bloco de arenito retirado de um sítio arqueológico da cidade, quando localizou itens até aquele momento eram desconhecidos. “Comecei a encontrar ossos de pterossauro, no entanto, percebi ossos diferentes. Encontrei material da parte pélvica do indivíduo e comecei a fazer estudos sozinha, no laboratório de paleontologia. Uma vértebra, uma vértebra caudal, até perceber que era um pé de dinossauro”, finalizou Neurides. Na sequência, especialistas da UEM e da USP foram convidados a trabalhar no material.

O grande diferencial desse fóssil, indica que o Vespesaurus paranaenses é o mais completo terópode do Brasil: 40% dos ossos do dinossauro foram localizados. Torópode é um tipo de dinossauro que ficava de pé, sendo o mais conhecido deles o Tiranossauro.

O nome vem de “vesper” (oeste em latim) e “sauros” (lagarto em grego) e paranaenses por ter sido encontrado no Paraná. De acordo com pesquisadores, essa espécie era um tipo raro, com registros apenas na Argentina e Madagascar.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »