Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2022 às 18h41min - Atualizada em 27/03/2022 às 18h29min

Facções Criminosas no Brasil: Veja a sua origem, atuação e problemas causados por essas organizações

As facções criminosas são responsáveis pelo crime organizado no Brasil e por problemas ocasionados pelo tráfico de drogas.

Vanessa Dall Alba - Editado por Larissa Bispo
https://jus.com.br/artigos/92941/o-sistema-penitenciario-brasileiro-e-o-surgimento-das-faccoes-criminosas-causa-e-consequencia#:~:text=Hoje%20as%20fac%C3%A7%C3%B5es%20j%C3%A1%20dominam,que%20deveria%20tutelar%20esses%20indiv%C3%ADduos.
Créditos/Reprodução: Politize

O crime organizado nada mais é do que qualquer organização que tem como principal propósito a prática de atitude ilícita, com o objetivo de obter ganhos pu lucro. Sendo também compreendida como qualquer conduta realizada por indivíduos que se juntam para cometer atos criminosos, como assaltos ou sequestros.

 

Neste contexto, as facções criminosas são entendidas como um grupo hierárquico, onde pessoas se reúnem e atuam com um planejamento de modo empresarial, uma divisão bem feita do trabalho que será realizado e também uma forma de divisão de todos os lucros realizados por meio de atividades ilícitas, ilegais e também feitas de modo clandestino. 

 

As principais atividades de uma facção criminosa têm como base a violência como forma de intimidar as vítimas. Bem como por meio de atividades ilegais, como a venda de mercadorias e serviços ilícitos de onde retiram seu lucro. 

 

As facções criminosas no Brasil têm sua origem vinda do estado de São Paulo, dentro do regime carcerário. Além disso, elas têm como principal motivo de sua origem as condições precárias oriundas dos presídios paulistas. O Estado, em uma tentativa de evitar problemas maiores, estuda desarticular essas organizações no seu início. Entretanto, falha e, assim, contribui para que ocorra um fortalecimento, gerando uma propagação das facções criminosas em outros estados do país. 

 

No Brasil, existem cerca de 53 organizações criminosas fortes, onde as principais e mais conhecidas facções disputam por território e também poder. Sendo elas: 

 
  • PCC: Primeiro Comando da Capital (São Paulo);

  • CV: Comando Vermelho (Rio de Janeiro); 

  • A.D.A: Amigos dos Amigos (Rio de Janeiro); 

  • FDN: Família do Norte, hoje chamada de Central do Norte (Amazonas); 

  • TCP: Terceiro Comando Puro (Rio de Janeiro).

    O PCC e o CV são as facções criminosas de maior predominância no Brasil. Contudo, são rivais entre si, gerando diversos conflitos violentos 

     

Fonte: https://informeagora.com/casos-de-policia/entenda-como-surgiu-a-rivalidade-entre-pcc-e-cv/

 

O Primeiro Comando da Capital era aliado do Comando Vermelho. Entretanto, essa aliança de 23 anos se rompeu no ano de 2016, após a morte do traficante Jorge Rafaat, ocasionada por tiros de calibre 50 de metralhadora no Paraguai. Sendo o PCC o possível responsável em encomendar a morte de Rafaat. 

 

Após esse episódio, as duas facções começaram a se aliar com outras organizações. Essas novas alianças foram responsáveis por carnificinas em diversos presídios em 2016, onde, em apenas uma cadeia, ocorreu a morte de 33 rivais do PCC em Boa Vista. Já no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, cerca de 26 integrantes da FDN foram mortos pelo PCC. 

 

As disputas não ocorriam apenas nos presídios, mas também fora deles, onde ambos, PCC e CV, travaram guerras para disputar quem ficaria com a rota do tráfico de drogas, aumentando assustadoramente o número de mortes por conta desses confrontos. 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »