Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2022 às 16h54min - Atualizada em 03/07/2022 às 16h28min

Os impactos das redes sociais na saúde mental dos usuários

O excesso do uso das redes sociais pode acentuar problemas relacionados a saúde mental.

Laryssa Melo - labdicasjornalismo.com
Redes sociais (foto: Reprodução / Pexels)

A internet remodelou as ações, comportamentos e o estilo de vida da sociedade. Sobretudo, as redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, seja para o entretenimento, fonte de informação ou até mesmo por questões de trabalho. No entanto, as redes sociais, assim como nos traz inúmeros benefícios, podem acentuar problemas sociais e gerar grandes impactos na saúde mental das pessoas.

Segundo a psicóloga Vitória Maria, de 23 anos, “pode-se considerar que a saúde mental está relacionada à forma que nós, seres humanos, enfrentamos as situações, ou simplesmente quando estamos bem consigo mesmo. Todos esses fatores determinam se estamos saudáveis psicologicamente ou não”.

O hábito de checar as redes sociais ao acordar, antes de dormir e várias vezes ao longo do dia é o reflexo da velocidade de como a informação chega em nossas mãos. Tudo acontece de forma muito rápida, um vídeo se torna viral, uma notícia relevante sobre o Brasil, no mundo e até local toma destaque nas redes.

Eu utilizo bastante as redes sociais, é bem presente no meu dia a dia, eu acordo e basicamente já olho meu Whatsapp, vou no Instagram, gosto de olhar as notícias e sempre leio alguma frase para começar o dia. Se eu fui dormir cedo no dia anterior, eu vejo o que aconteceu. Então eu diria que eu utilizo com muita frequência, sempre no intervalo do trabalho eu estou olhando, respondendo uma mensagem aqui, outra ali”, diz Letícia Medeiros, de 23 anos, estudante de Fisioterapia e atendente de Call- center.

As redes sociais eu utilizo bastante. Ao acordar eu tenho o hábito de ler as notícias até quando eu estou no trabalho, pois eu tenho um certo receio de perder algum fato importante”, conta Jessika Oliveira, de 23 anos, ao lab.

O uso intenso das redes sociais gera uma certa dependência, uma necessidade de estar sempre conectado e por dentro de tudo o que acontece de forma online. Além disso, as pessoas se cobram e se comparam cada vez mais para fazer postagens boas, mostrar cada vez mais a própria rotina e seguir os padrões estabelecidos das redes. Assim, tamanha cobrança e comparação acaba resultando em um esgotamento mental e emocional.

O tempo todo inclusive tenho essa mania de comparar tudo o que tenho a outras pessoas em redes sociais. Quanto ao esgotamento mental e emocional eu sinto direto, por causa dessa questão de comparação”, diz em entrevista Jessika Oliveira de 23 anos, bancária.

Letícia Medeiros, de 23 anos, também afirma, “nossa, bastante. Um dia desses eu estava sem conseguir postar direito, eu estava muito desgastada emocionalmente devido a muita coisa da rede social. Hoje em dia eu não tenho mais a notificação do Instagram no meu celular, porque tava me atrapalhando muito no trabalho, nos estudos e no dia a dia”.

Do outro lado da tela quem confere as postagens e a rotina dos usuários tem a impressão de que a vida das pessoas é muito mais interessante, menos as deles. “Com certeza, porque nas redes sociais a gente posta o que a gente quer que as outras pessoas vejam. Então eu já tive a impressão de que tal pessoa tinha uma vida tão boa, uma vida tão movimentada, que tá viajando, enfim, a gente sempre fica de olho, mas esquece do outro lado da moeda, o que tal pessoa passou para chegar ali, o que ele enfrentou, fica o questionamento, será que ele tá feliz mesmo? As pessoas não são o que mostram nas redes sociais”, afirma Letícia Medeiros.

Em entrevista, a psicóloga Vitória destaca os impactos das redes sociais na saúde mental, “no contexto atual, alguns estudos já apontam que os padrões de vida e de beleza impostos nas redes sociais vêm ocasionando em um número significativo de usuários de tais redes, apresentando características do transtorno de ansiedade generalizada, crises existenciais ou até mesmo a depressão. Isso acontece devido à frustração frente a esses padrões inalcançáveis, onde na maioria das vezes o indivíduo não se sente satisfeito com a própria vida, situação financeira ou aparência. É uma temática que tem gerado polêmica e discussão entre psicólogos e outros profissionais da saúde, pois com isso aumentou-se os números de casos de transtornos alimentares, transtornos depressivos e suicídio”.

 

Saúde mental (foto: Reprodução / Pexels)

 

QUAIS OS SINAIS DE QUE A SAÚDE MENTAL NÃO VAI BEM ?

Essa é uma pergunta recorrente, e muito importante pois muitas vezes negligenciamos alguns sinais que são muito comuns no nosso cotidiano. Posso citar algumas como: Sono excessivo ou sono nenhum com muita frequência, isolamento, desânimo para atividades, variação de humor constante, alterações na alimentação ou apetite, dores inexplicáveis (e aqui relacionamos ao momento em que somatizamos nossas questões psicológicas ao nosso corpo, isso acontece muito com dores de cabeça recorrente, ou no corpo que não diminuem mesmo após tomar remédios), dificuldades de concentração e esquecimentos frequentes. Existem muitos sinais, o importante é sempre estar atento a frequência com que tais sintomas acontecem e se acontecem ao mesmo tempo, alerta Vitória ao Lab”.

 

QUAIS ATITUDES TOMAR PARA NÃO PREJUDICAR A SAÚDE MENTAL COM O USO EXCESSIVO DAS REDES SOCIAIS?

Quando a gente fala sobre saúde mental, a gente sempre associa o autocuidado como forma de prevenção, quando se está com a saúde mental afetada. O autocuidado não está só associado a cuidados físicos, por exemplo, cuidar da pele, cuidar do cabelo, não é bem assim. A questão do uso das redes sociais, o acesso às telas isso prende a nossa atenção, isso toma nosso tempo e isso faz com a gente perca momentos e tempo de ter esse autocuidado que seria fazer atividades físicas, meditação, atenção à respiração, exercícios de atenção plena, desacelerar, saborear os alimentos, realizar automonitoramentos das emoções para perceber as coisas que nos causam desequilíbrio e aquelas que nos organizam. Muitas vezes a gente não para para respirar, para esvaziar a mente e quando eu digo esvaziar a mente, é realmente pensar em todas as informações que foi adquirido naquele dia e que nossa mente está cheia de informações tanto no presencial como no online”, afirma Vitória.


 

Referências:
CONEXA, Saúde. Redes Sociais e Saúde Mental. 2022. Disponível em: https://www.conexasaude.com.br/blog/redes-sociais-saude-mental/#:~:text=H%C3%A1%20muitos%20impactos%20observados%20na,e%20obsess%C3%A3o%20com%20o%20corpo. Acesso: 22/06/2022

VITTUDE. Quais São os Impactos das Redes Sociais em Nossa Saúde Mental?. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/impactos-redes-sociais-saude-mental/ Acesso: 20/06/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »