20/08/2022 às 18h18min - Atualizada em 20/08/2022 às 19h05min

Resenha | Uma Advogada Extraordinária e a Representação do Autismo

Com enredo envolvente e uma abordagem didática, o Dorama incentiva a discussão sobre o tema a partir da rotina da advogada Young Woo

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Foto: AStory & ENA | Reprodução: Netflix

A série coreana de drama jurídico, Extraordinary Attorney Woo — também conhecido pelo título em português: Uma Advogada Extraordinária —, discute sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) através de uma abordagem leve e divertida, visando diluir equívocos sobre o tema e destacar a importância da inclusão, respeito e apoio social às pessoas com autismo.

 

Produzido pela AStory e televisionado pela ENA, a produção de 16 episódios de 70 minutos está licenciada para distribuição internacional através da Netflix — plataforma de streaming a qual o Dorama ocupou o Top 10 Global em 51 países por seis semanas —, e conta com os atores Park Eun Bin e Kang Tae Oh nos papéis principais.

Jun Ho mostra a Young Woo um quadro em um das salas da empresa

Jun Ho mostra a Young Woo um quadro em um das salas da empresa

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

Devido à recepção positiva, o k-drama vai receber uma adaptação para webtoon — com ilustrações de Hwa Um Jo nos 60 episódios escritos por Yuil. Além disso, a AStory está negociando também, um remake americano, um musical e a segunda temporada da série coreana, que devem chegar ao público em 2024.

 

SINOPSE

Diagnosticada com Síndrome de Asperger aos cinco anos, as expectativas médicas para o desenvolvimento de Woo Young Woo eram baixas, visto que, devido às suas dificuldades sociais, previa-se que ela não aprenderia a falar.

 

No entanto, para a surpresa do pai, Woo consegue decorar e recitar descrições lidas em um Caderno de Direito Penal ainda criança, demonstrando capacidade de memória fotográfica, e também, um interesse apaixonante pela lei. 


Jun Ho e Young Woo saem para apuração de um caso in loco

Jun Ho e Young Woo saem para apuração de um caso in loco

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

Aos 27 anos, Young Woo se torna a primeira advogada autista da República da Coreia, graduada com honras na Universidade Nacional de Seul, aprovada com nota considerada perfeita no exame de ordem por causa do seu QI de 164.

 

E, apesar de ter sido difícil conseguir um trabalho nos últimos seis meses, ela é contratada pela Hanbada, um escritório de advocacia de renome em Seul. Lá, ela prova que qualquer caso, por mais complexo que seja, é possível de resolver.

 

Assista o vídeo-trailer do k-drama na íntegra:


 

O PROTAGONISMO DE WOO

Ao contrário das habituais séries jurídicas coreanas — que apresentam uma linha dramática mais intensa —, Uma Advogada Extraordinária aposta em uma abordagem equilibrada e fluida, com intenção de gerar proximidade entre o telespectador e a personagem.

 

Assim, acompanhamos a rotina de trabalho de Woo no escritório e tribunal, onde se envolve na defesa de diferentes casos jurídicos, que permitem mostrar a forma única que ela lida e supera os problemas e inconvenientes, sejam eles simples ou complexos. 

Woo Young Woo tenta conversar com um cliente autista

Woo Young Woo tenta conversar com um cliente autista

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

E através do respaldo cotidiano, a reflexão sobre autismo acontece a partir de situações pessoais ou profissionais, retratadas dentro ou fora do escritório, que motivam a conscientização da inclusão e respeito, enquanto expandem o tema para além do senso comum. 

 

Existe dedicação e comprometimento notório na retratação de Young Woo. A personagem é cativante e o enredo é envolvente. No entanto, é possível perceber uma certa romantização em algumas situações. Mas, apesar disso, a trama não fica prejudicada e percepções distorcidas sobre a protagonista não são reforçadas, o que é positivo.

 

CONTEXTO GERAL DO DORAMA

Apesar de existir um enfoque bem definido — o qual pede uma atenção maior a Young Woo —, os demais personagens da trama não passam despercebidos, e a participação deles no processo de autoconhecimento da jovem torna a série ainda mais interessante.

 

Além disso, considerando a maneira como o roteiro evolui, nota-se que a cada episódio se utiliza de um modelo padrão de narrativa, a qual sempre termina com Woo encontrando uma solução inesperada ou dando-se conta da existência de uma lição final.

Jun Ho e Young Woo encontram provas para usarem no argumento em um caso

Jun Ho e Young Woo encontram provas para usarem no argumento em um caso

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

Porém, aos adeptos aos Doramas, os formatos dos episódios podem não ser um problema. Mas para quem vai dar chance ao gênero pela primeira vez, o roteiro pode parecer, em certo ponto, monótono e repetitivo. 

 

De modo geral, Uma Advogada Extraordinária cumpre o que promete ao levar o telespectador para o cotidiano de Young Woo, a partir de uma abordagem dinâmica e amigável, compatível para quem deseja assistir o k-drama durante um fim de semana ou feriado prolongado.

 

REFERÊNCIAS:

ANGELO, Nick. Uma Advogada Extraordinária: Por Que Você Deveria Considerar Assistir Hoje. Woo Magazine, 5 de ago. de 2022. Disponível em: < https://woomagazine.com.br/uma-advogada-extraordinaria-por-que-voce-deveria-considerar-assistir-hoje/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

BRAZ, Rafael. "Uma Advogada Extraordinária", da Netflix, diverte ao falar de autismo. A Gazeta, 25 de jul. de 2022. Disponível em: < https://www.agazeta.com.br/colunas/rafael-braz/uma-advogada-extraordinaria-da-netflix-e-leve-ao-falar-de-autismo-0722 >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

COREANAS DE TAUBATÉ. Segunda temporada de ‘Extraordinary Attorney Woo’ foi confirmada. 16 de ago. de 2022. Disponível em: < https://cofirmareanasdetaubate.com/2022/08/16/segunda-temporada-de-extraordinary-attorney-woo-foi-conda/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

HOFFMANN, Felipe. Uma Advogada Extraordinária: Tudo sobre o dorama na Netflix. A Odisséia, 13 de jul. de 2022. Disponível em: < https://aodisseia.com/uma-advogada-extraordinaria-dorama-netflix/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

ROCHA, Larissa. Uma Advogada Extraordinária | Crítica. Coisas de Mineira, 23 de jul. de 2022. Disponível em: < https://www.coisasdemineira.com/2022/07/uma-advogada-extraordinaria-critica/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

SILVA, Evelyn. Uma Advogada Extraordinária merece tanta atenção?. Cosmo Nerd, 17 de jul. de 2022. Disponível em: < https://cosmonerd.com.br/series/conheca-series/uma-advogada-extraordinaria/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »