Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/08/2022 às 18h18min - Atualizada em 20/08/2022 às 19h05min

Resenha | Uma Advogada Extraordinária e a Representação do Autismo

Com enredo envolvente e uma abordagem didática, o Dorama incentiva a discussão sobre o tema a partir da rotina da advogada Young Woo

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Foto: AStory & ENA | Reprodução: Netflix

A série coreana de drama jurídico, Extraordinary Attorney Woo — também conhecido pelo título em português: Uma Advogada Extraordinária —, discute sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) através de uma abordagem leve e divertida, visando diluir equívocos sobre o tema e destacar a importância da inclusão, respeito e apoio social às pessoas com autismo.

 

Produzido pela AStory e televisionado pela ENA, a produção de 16 episódios de 70 minutos está licenciada para distribuição internacional através da Netflix — plataforma de streaming a qual o Dorama ocupou o Top 10 Global em 51 países por seis semanas —, e conta com os atores Park Eun Bin e Kang Tae Oh nos papéis principais.

Jun Ho mostra a Young Woo um quadro em uma das salas da empresa

Jun Ho mostra a Young Woo um quadro em uma das salas da empresa

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

Devido à recepção positiva, o K-drama vai receber uma adaptação para webtoon — com ilustrações de Hwa Um Jo nos 60 episódios escritos por Yuil. Além disso, a AStory está negociando, também, um remake americano, um musical e a 2ª temporada da série coreana; projetos estes, que devem chegar ao público em 2024.

 

SINOPSE

Diagnosticada com Síndrome de Asperger aos cinco anos, as expectativas médicas para o desenvolvimento de Woo Young Woo eram baixas, visto que, devido às suas dificuldades sociais, previa-se que ela não aprenderia a falar.

 

No entanto, para a surpresa do pai, Woo consegue decorar e recitar descrições lidas em um Caderno de Direito Penal ainda criança, demonstrando capacidade de memória fotográfica, e também, um interesse apaixonante pela lei. 


Jun Ho e Young Woo saem para apuração de um caso in loco

Jun Ho e Young Woo saem para apuração de um caso in loco

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

Aos 27 anos, Young Woo se torna a primeira advogada autista da República da Coreia, graduada com honras na Universidade Nacional de Seul, e aprovada com nota considerada perfeita no exame de ordem por causa do seu QI de 164.

 

E, apesar de ter sido difícil conseguir um trabalho nos últimos seis meses, ela é contratada pela Hanbada, um escritório de advocacia de renome em Seul. Lá, ela prova que qualquer caso, por mais complexo que seja, é possível de resolver.

 

Assista o vídeo-trailer do K-drama na íntegra:


 

O PROTAGONISMO DE WOO

Ao contrário das habituais séries jurídicas coreanas — que apresentam uma linha dramática mais intensa —, Uma Advogada Extraordinária aposta em uma abordagem equilibrada e fluida, com intenção de gerar proximidade entre o telespectador e a personagem.

 

Assim, acompanhamos a rotina de trabalho de Woo no escritório e tribunal, onde se envolve na defesa de diferentes casos jurídicos, que permitem mostrar a forma única que ela lida e supera os problemas e inconvenientes, sejam eles simples ou complexos. 

Woo Young Woo tenta conversar com um cliente autista

Woo Young Woo tenta conversar com um cliente autista

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

E através do respaldo cotidiano, a reflexão sobre autismo acontece a partir de situações pessoais ou profissionais, retratadas dentro ou fora do escritório, que motivam a conscientização da inclusão e respeito, enquanto expandem o tema para além do senso comum. 

 

Existe dedicação e comprometimento notório na retratação de Young Woo. A personagem é cativante e o enredo é envolvente. No entanto, é possível perceber uma certa romantização em algumas situações. Mas, apesar disso, a trama não fica prejudicada e percepções distorcidas sobre a protagonista não são reforçadas, o que é positivo.

 

CONTEXTO GERAL DO DORAMA

Apesar de existir um enfoque bem definido — o qual pede uma atenção maior a Young Woo —, os demais personagens da trama não passam despercebidos, e a participação deles no processo de autoconhecimento da jovem torna a série ainda mais interessante.

 

Além disso, considerando a maneira como o roteiro evolui, nota-se que a cada episódio se utiliza de um modelo padrão de narrativa, a qual sempre termina com Woo encontrando uma solução inesperada ou dando-se conta da existência de uma lição final.

Jun Ho e Young Woo encontram provas para usarem no argumento de um caso

Jun Ho e Young Woo encontram provas para usarem no argumento de um caso

Foto: AStory & ENA | Reprodução: Soompi

 

Porém, aos adeptos aos Doramas, os formatos dos episódios podem não ser um problema. Mas, para quem vai dar chance ao gênero pela primeira vez, o roteiro pode parecer, em certo ponto, monótono e repetitivo. 

 

De modo geral, Uma Advogada Extraordinária cumpre o que promete ao levar o telespectador para o cotidiano de Young Woo, a partir de uma abordagem dinâmica e amigável, compatível para quem deseja assistir o K-drama durante um fim de semana ou feriado prolongado.

 

REFERÊNCIAS:

ANGELO, Nick. Uma Advogada Extraordinária: Por Que Você Deveria Considerar Assistir Hoje. Woo Magazine, 5 de ago. de 2022. Disponível em: < https://woomagazine.com.br/uma-advogada-extraordinaria-por-que-voce-deveria-considerar-assistir-hoje/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

BRAZ, Rafael. "Uma Advogada Extraordinária", da Netflix, diverte ao falar de autismo. A Gazeta, 25 de jul. de 2022. Disponível em: < https://www.agazeta.com.br/colunas/rafael-braz/uma-advogada-extraordinaria-da-netflix-e-leve-ao-falar-de-autismo-0722 >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

COREANAS DE TAUBATÉ. Segunda temporada de ‘Extraordinary Attorney Woo’ foi confirmada. 16 de ago. de 2022. Disponível em: < https://cofirmareanasdetaubate.com/2022/08/16/segunda-temporada-de-extraordinary-attorney-woo-foi-conda/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

HOFFMANN, Felipe. Uma Advogada Extraordinária: Tudo sobre o dorama na Netflix. A Odisséia, 13 de jul. de 2022. Disponível em: < https://aodisseia.com/uma-advogada-extraordinaria-dorama-netflix/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

ROCHA, Larissa. Uma Advogada Extraordinária | Crítica. Coisas de Mineira, 23 de jul. de 2022. Disponível em: < https://www.coisasdemineira.com/2022/07/uma-advogada-extraordinaria-critica/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.

 

SILVA, Evelyn. Uma Advogada Extraordinária merece tanta atenção?. Cosmo Nerd, 17 de jul. de 2022. Disponível em: < https://cosmonerd.com.br/series/conheca-series/uma-advogada-extraordinaria/ >. Acesso em: 20 de ago. de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »