Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/11/2022 às 18h51min - Atualizada em 30/11/2022 às 18h33min

Argentina vence a Polônia por 2 a 0 e se consolida na liderança do grupo C

Equipe argentina dominou as ações do jogo desde os primeiros minutos; Polônia agora enfrenta uma pedreira nas oitavas de final

Daniel Godoy - Editado por: Alan Martins
Comemoração do gol de Álvarez (Foto: AFP)
A Argentina está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo após vencer a Polônia por 2 a 0, pela última rodada da fase de grupos. Os gols do jogo foram marcados pelo volante Mac Allister e pelo atacante Álvarez. Com a vitória, o time de Lionel Scaloni terminou a fase de grupos em primeiro lugar no grupo C com seis pontos.
Apesar da derrota, os poloneses também estão classificados às oitavas devido ao saldo de gols. A Polônia terminou com o saldo de um positivo e o México com um negativo, após ter sofrido um gol no último lance do jogo na vitória em cima da Arábia Saudita por 2x1.

1° TEMPO
 
Nos minutos iniciais, a Argentina buscava manter a bola no campo de ataque. Já os poloneses procuravam espaço para efetuar contra-ataques. Aos seis, Messi recebeu a bola no meio de campo, cortou para o meio e o goleiro Szczesny defendeu. Momentos depois, o atacante Di María tocou para Messi, o camisa 10 passou pela marcação e no chute, Szczesny espalmou.
Os argentinos não paravam de colocar pressão e a Polônia estava com dificuldades para tocar a bola no campo de ataque. Aos 16, Messi deu um lindo lançamento para o lateral-esquerdo Acunha, que na finalização, mandou para fora. O gol argentino parecia questão de tempo, o que faltava era pontaria nas finalizações. Por volta dos 27, Acunha arriscou de fora da área e mandou para fora. Aos 32, Di María cobrou escanteio e Szczesny defendeu. Quase que o atacante da Juventus marca um “gol olímpico”.
Dois minutos depois, o volante Enzo Fernandéz arriscou da intermediária e isolou. Na continuidade do lance, o atacante Álvarez recebeu de frente para o gol, mas Szczesny novamente salvou a equipe polonesa. Entretanto, na sequência, o goleiro deu um tapa em Messi, que tentou cabecear. O árbitro foi chamado para consultar o VAR e marcou pênalti. Messi bateu forte, mas Szczesny defendeu o seu segundo pênalti na copa.
Aos 42, os argentinos continuavam ameaçando. Álvarez cortou para o meio e Szczesný encaixou.
A equipe da Polônia estava acuada e não conseguia passar do meio-campo. A Argentina poderia ter saído do primeiro tempo com um placar bem mais favorável, porém Szczesny não permitiu que isso acontecesse. Na etapa inicial, os argentinos tiveram 70% de posse de bola. Este número mostra o quanto que a Argentina foi superior.

2° TEMPO
 
A Argentina continuou com a mesma pegada da primeira etapa. Logo no primeiro minuto, o volante Mac Allister apareceu como elemento surpresa e mandou no cantinho de Szczesny. Dessa vez, sem chances de defesa para o goleiro. Após o gol, os torcedores argentinos começaram a cantar mais alto. Aos quatro, os poloneses chegaram pela única vez na partida. Após falta cobrada, o zagueiro Glik tocou de cabeça e mandou perto da trave defendida pelo goleiro Martínez.
Apesar da vantagem, os argentinos não se abdicaram de atacar. Parecia que estavam mais perto de marcarem o segundo, do que sofrerem o gol de empate. Aos 13, Di María sentiu dores musculares e foi substituído pelo volante Paredes. Dois minutos depois, Messi deu um belo passe ao lateral Tagliafico, que tocou para Mac Allister. No chute, mandou em cima de Szczesny.
Dez minutos depois, em bela jogada trabalhada, Enzo Fernandes fez bela jogada e tocou para Álvarez ampliar a vantagem no placar. A Argentina estava massacrando a equipe polonesa. Se não fosse Szczesny, seria uma goleada histórica. Aos 25, Messi recebeu na área e Szczesny fez mais uma defesa. Momentos depois, Messi tocou para Álvarez, que parou na trave.
Parecia que a Polônia estava jogando para não ser goleada, pois a seleção estava sendo “engolida” pelos argentinos. O craque do time, o atacante Lewandovski, estava totalmente isolado e não teve nenhuma oportunidade de finalização. Aos 40, o zagueiro Kiwior errou o passe, a bola sobrou para o atacante Lautaro Martínez, que mandou para fora, perdendo uma ótima oportunidade para fazer o terceiro gol do jogo.
Já nos acréscimos, a bola sobrou para Tagliafico, o lateral encobriu o goleiro, mas a zaga da Polônia tirou em cima da linha. Este gol eliminaria os poloneses.
No contexto geral, não seria nenhum absurdo se a Argentina tivesse vencido por um placar mais elástico. O time da Polônia fez um jogo bem abaixo do esperado e teve sorte, pois defendendo as traves estava o goleiro Szczesny, que foi um dos melhores em campo.

Próximos jogos
Os Hermanos voltam a campo neste sábado (3), às 16h (de Brasília) contra a Austrália, no estádio Al Janoub. Já a Polônia enfrenta a França no próximo domingo (4), às 12h, no Al Thumama.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »