Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/01/2023 às 20h48min - Atualizada em 26/01/2023 às 20h48min

Novelas continuam lançando tendências de moda, mesmo com diminuição da audiência

Laira Souza - Editado por Beatriz Seguchi
Reprodução / Globo / Bibi Perigosa
As novelas sempre foram sucesso de audiência desde o seu surgimento, na década de 1950, mas com a popularização da Internet e o aumento da liberdade proporcionada pelos serviços de streaming, para que o telespectador decida onde, como e quando assistir seus programas e séries preferidos, as novelas brasileiras tiveram uma queda em sua audiência, especialmente entre adolescentes e jovens. 

Além de divertidas, elas também influenciam a sociedade por meio do comportamento dos personagens e até lançam tendências de moda nas ruas. Desde a sandália com meia de lurex usada pela personagem de Sônia Braga em Dancing’ Days (1978), passando pela blusa estilo “ciganinha” usada pela personagem Babalu na novela Quatro por Quatro (1994) às diferentes cases de celular exibidas pela personagem Helô, feita por Giovanna Antonelli em Salve Jorge (2012) as novelas procuram por figurinos e acessórios que caracterizem seus personagens e dessa forma, alcancem identificação com o público, que literalmente “veste a camisa” das suas tramas preferidas.






Com base nesse novo cenário, será que as novelas ainda tem fôlego para ditar tendências, mesmo durante a era dos influenciadores digitais? Para dar novos ares aos folhetins, os autores apostam em enredos mais dinâmicos, com grandes reviravoltas a cada certo número de capítulos e abordam temas mais leves. Além disso, tentam atrair o público da Internet através de conteúdos de Marketing voltados para as redes sociais e até fazem divulgação em perfis de Influenciadores famosos.

Ao longo dos anos houve uma diminuição na frequência em que as novelas conseguiram emplacar tendências. Em 2014, as camisas xadrez voltaram ao topo com a personagem Patrícia, feita por Maria Casadevall em Amor à Vida. Em 2017, a volta das Chokers com a personagem Bibi Perigosa, interpretada por Juliana Paes em A Força do Querer fez aumentar a venda do acessório de veludo. Em 2019 os lenços usados no cabelo da personagem Maria da Paz, de A Dona do Pedaço, também interpretada por Juliana Paes fez com que a tendência das tiaras voltassem com força total, permanecendo até hoje.





O remake de Pantanal, exibida recentemente pela Rede Globo alcançou bons números na audiência, se tornando o sucesso do momento, especialmente entre os jovens, como há muito tempo não se via. Estratégias de Marketing promovidas pela Rede Globo envolvendo as redes sociais surtiram efeito, fazendo com que a novela povoasse memes, tweets e perfis de fofoca das celebridades. Com todos os olhares voltados para o Pantanal e suas belezas naturais, a tendência Animal Print invadiu as vitrines brasileiras, além dos chapéus e referências às roupas country.

As novelas brasileiras são patrimônio nacional e mesmo com o desinteresse da audiência jovem, continuam lançando tendências de moda que repercutem nas ruas e na Internet. Isso pode ser um indício de que, apesar da queda de audiência, elas ainda têm um futuro como produto midiático que está se adaptando à nova realidade da era da Internet. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »