Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/02/2023 às 13h06min - Atualizada em 10/02/2023 às 21h23min

Após anos de espera, Hogwarts Legacy finalmente está entre nós

Os fãs finalmente poderão pisar nos corredores da grandiosa escola de magia e bruxaria

João Vitor O. Santos - Edição Ana Terra
Fonte: WarnerBros Games/Divulgação

Hogwarts Legacy, título da franquia de bruxos mais famosa do mundo, Harry Potter, recebeu o seu tão esperado game nessa sexta-feira (10), após 3 anos em espera por causa de adiamentos. Todo esse tempo desde o seu anúncio não só aumentou o hype para o game, mas também tornou a comunidade cuidadosa para as expectativas lançadas. 

Todo fã que se preze da série de filmes e livros de Harry Potter deve ter se perguntando, no mínimo uma vez, sobre como seria a vida na gigantesca Hogwarts. Se iria se dar bem nas atividades “educacionais” e, sobretudo, de qual casa iria pertencer. Confirmando (ou não) a injustiça de ter recebido Sonserina como casa em testes online. Bom, a premissa de Hogwarts Legacy é exatamente essa. Entregando liberdade de vivenciar novas histórias no universo de bruxos que, apesar de ser bem explorado, nunca tinha dado, realmente, tamanha imersão aos fãs. 

 

O título não é uma adaptação do que já foi entregue nas telas de cinemas e páginas de livros, nem mesmo tem envolvimento de J.K. Rowling. O game tem uma proposta completamente nova de aprofundamento naquele universo, entregando histórias protagonizadas pelo personagem criado pelo player. A mecânica de criação de personagens dá a liberdade para criar um bruxo ou bruxa parecido/a com o/a jogador ou jogadora, entregando, assim, mais imersão em experiências básicas, mas significativas, como receber uma carta de Hogwarts, fazer compras em Hogsmeade e participar da cerimônia de escolha de casa. 

 

Aliás, esse é o ponto mais forte do game e claramente o que Hogwarts Legacy mais focou: imersão em experiências básicas, mas significativas naquele mundo. A sua história transporta o aluno na dualidade de salvar o mundo e ter suas aulas. Inevitavelmente a andança pelos corredores de Hogwarts se torna algo comum e que mesmo assim surpreende. A escola de bruxaria é gigantesca e cheia de mistérios, cabe ao jogador explorar e descobrir o máximo que conseguir. Então, se o jogador estiver afim de deixar a história principal de lado para experimentar mais do game, ele pode sair pelo mapa do jogo, interagindo com o ambiente, caçando colecionáveis, fazendo minigames, etc. 

 

Hogwarts Legacy é um RPG de ação e entrega a liberdade que se espera nesse tipo de game. O player precisa aprender novas magias se quiser avançar e ficar páreo dos inimigos, administrando que magia usar e/ou qual poção tomar. Falando nisso, se sua poção já tiver acabado, você mesmo terá que plantar as ervas, cultivá-las, ir atrás de materiais e confeccionar suas próprias poções. 

 

O combate é ágil e, como é de se esperar, foca em ataques de média e longa distância. Nele, o jogador precisa escolher em seu leque de magias de defesas e ataques enquanto se esquiva dos inimigos. Gosto da comparação com o game Control, onde a mesma mecânica é usada na mesma fluidez: atira, prepara o escudo, prepara ataque, esquiva, atira. A diferença é que em Hogwarts Legacy, cada magia tem um couldown, necessitando maior atenção em qual momento usá-las e, além disso, administrar possíveis combos dignos dos filmes.  

 

O game foi lançado oficialmente no dia 10, mas quem comprou a versão deluxe  recebeu o game 3 dias antes. Confira um pouco do que os jogadores estão comentando nas redes. 

 
 




 

O Boicote 

O game enfrentou diversos problemas desde o seu anúncio por conta da conturbada criadora J.K. Rowling. A autora é transfóbica e sempre se opôs a todo tipo de identidade de gênero e sexualidade. Dar mais royalties a esse tipo de opinião incomodou diversas comunidades que lutam pela causa LGBTQIA+, resultando na criação de movimentos de boicote ao título que mesmo assim foi lançado.  
 

Entretanto, uma forma criativa de usar o game para ajudar a comunidade foi feita pela streamer brasileira Wanessa Wolf que, durante a transmissão do game, arrecadou cerca de 15 mil reais para uma instituição que cuida de pessoas trans. 



Hogwarts Legacy já está disponível para PS5, Xbox Series X|S e PC. Entretanto, só será lançado para PS4 e Xbox One no dia 4 de abril e para Nintendo Switch no dia 25 de julho.
 

REFERÊNCIAS

CANELLA, C. Hogwarts Legacy – Review IGN 06 de fev. de 2023. Disponível em: <https://br.ign.com/hogwarts-legacy/106155/review/review-hogwarts-legacy> Acesso em 07 de fev. de 2023. 

AIRES, J. Hogwarts Legacy: veja comparativo gráfico entre PS5, Xbox Series S|X e PC ADRENALINE 06 de fev. de 2023. Disponível em: <https://adrenaline.com.br/noticias/v/82392/hogwarts-legacy-veja-comparativo-grafico-entre-ps5-xbox-series-sx-e-pc> Acesso em 07 de fev. de 2023. 

BARROS, T Revelio! Confira as nossas dicas de Hogwarts Legacy para iniciantes MEU PLAYSTATION 06 de fev. de 2023. <https://meups.com.br/noticias/revelio-dicas-de-hogwarts-legacy-iniciantes/> Acesso em 07 de fev. de 2023. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »