Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2023 às 18h09min - Atualizada em 12/03/2023 às 16h30min

Porque as antigas adaptações de jogos para o cinema foram mal?

Sucesso da série The Last of Us, Arcane e ansiedade para Super Mario Bros. O filme mudam cenário das adaptações dos jogos para as telonas

Juliana Santos - Editado por Ana Terra
Fonte: Ryutaro Tsukata/ Pexels

O novo filme do Mario está prometendo ao público uma obra melhor que sua antecessora de 1993. Considerada umas das piores adaptações cinematográficas, com 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, tanto por parte da crítica quanto do público.

 

Mario não foi o único a ter seu jogo aplicado às telonas com péssima análise daqueles que assistiram, inclusive poucos foram aqueles que obtiveram um reconhecimento por fazer essas adequações de forma a agradar os fãs e apresentar o universo dos jogos para quem não o conhecia. Sendo apenas um dos problemas que levam os filmes a ter péssimas avaliações

O Roteiro como problema

 

Um péssimo roteiro consegue estragar qualquer filme que apresenta uma boa qualidade visual, como foi o caso do novo Avatar. Mas se tratando de obras que mexem com o conceito do vale da estranheza muito fortemente, para que o público não desgoste ainda mais da experiência é necessário que haja um script bem desenvolvido com a capacidade de mantê-lo imerso na história.

 

Quando abordamos os videogames fica mais nítido a imersão do público comparado a séries e filmes, em decorrência da interatividade oferecida pelos games que passam uma sensação de ação para os jogadores “desqualificação” a obrigatoriedade de uma história para entreter seu público. Embora existam empresas que optem por também acrescentar este tópico às obras que produzem, o que já chamou a atenção da indústria cinematográfica para possíveis adaptações e por consequência  um lucro em cima da fanbase.

 

Saber que existirá uma garantia de lucro pode prejudicar o desenvolvimento de um projeto, principalmente, quando não a intuito de se fazer outra coisa que não seja ganhar dinheiro. Resultando numa decepção aos fãs e críticas negativas, e contribuindo para que o produto não chegue até outras pessoas se limitando à própria bolha.

O Fandom não é inocente

Se no parágrafo anterior te fiz acreditar que os fãs são vítimas das produções saiba que isto nem sempre pode ser considerado verdade. Porque uma fanbase já formada tem dificuldade de aceitar pessoas que não estiveram desde o princípio acompanhando o desenvolvimento das obras ou não chegaram até elas pelo mesmo método. 

 

 No caso dos jogos virando filmes é a segunda situação porque novas pessoas que antes não se interessavam pela jogabilidade dos games, após assistirem ao filme, podem querer jogar em decorrência da história apresentada. E quando buscam com mais informações se deparam com uma fanbase pouco acolhedora e que julga essa atitude de ir atrás do produto original depois do sucesso da nova versão.

Limite da criatividade

 

Entender que os jogos assim como desenhos animados tem um espaço amplo para desenvolver o lado da impossibilidade, principalmente se os gráficos não buscam um realismo facilita a compreensão do porquê de algumas adaptações não darem certo . Mas se tratando de filmes em live action ou misturado com atores o nível da descrença diminui significativamente, porque aumenta a chance da produção cair no vale da estranheza.

 

Um bom exemplo sobre o estranhamento que aconteceu nas telas de cinema e que no mundo dos videogames nunca foi um problema é em Sonic: O Filme, onde o protagonista quase não teve sobrancelhas assim como no jogo em que é inspirado, mas esse fato foi rapidamente corrigido atrasando em 3 meses o lançamento do filme, porque as pessoas que assistiram o trailer comentaram sobre como se sentiram estranhas vendo a ausência de sobrancelhas no ouriço.

Referências

 

Garófalo, Nico. O filme ganha nova imagem e anuncia novo trailer. Omelete, 22 de Fev. 2023. Disponível em: 

<Super Mario Bros. O Filme ganha nova imagem e anuncia novo trailer (omelete.com.br)> Acesso em : 07 de março de 2023

Liao, Débora. Quando o fandom se torna algo problemático. Garotas Geeks, 08 de Ago. 2019. Disponível em:

<https://www.garotasgeeks.com/quando-o-fandom-se-torna-algo-problematico/> Acesso em : 07 de março de 2023
G1, Redação. Sonic- O Filme é adiado para 2020 para mudanças visuais do personagem após críticas. G1, 24 de Maio. 2019. Disponível em: <'Sonic - O Filme' é adiado para 2020 para mudanças visuais do personagem após críticas | Cinema | G1 (globo.com) > Acesso em: 11 de março de 2023
Pacheco, Marcio. Como Super Mario quase acabou com os games em Hollywood. Terra, 5 de Ago. 2022. Disponível em: <Como Super Mario quase acabou com os games em Hollywood (terra.com.br) > Acesso em 11 de março de 2023


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »