Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/03/2023 às 19h04min - Atualizada em 13/03/2023 às 18h41min

5 filmes dirigidos por mulheres

Confira nossa indicação

Laury Pereira - Editado por Marcela Câmara
No dia 8 de março comemoramos o dia internacional das mulheres, por isso preparamos uma lista de 5 filmes que foram dirigidos por mulheres. Pois, saber sobre o trabalho delas faz a diferença para irmos além, com um novo olhar. Elaboramos uma lista diversa e você encontra mais filmes no nosso site LabDicas.

Tudo e todas as coisas de Stella Meghie.

O filme retrata a história da jovem sonhadora Maddie, interpretada pela atriz Amandla Stenberg. Desde pequena a Maddie tem uma doença chamada imunodeficiência combinada, que faz ela ficar vunerável aos microorganismos exteriores, sendo incapaz de se proteger deles por causa da defiência imunológica. Por conta disso, a sua mãe doutora Pauline Whittier (Anika Noni Rose), construiu uma casa de vidro, capaz de abarcar as demandas por conta da doença da filha. Novas sensações surgem quando uma nova família aparece morando perto delas, incluindo o jovem Olly Bright (Nick Robison), que após ver a Maddie atráves da janela fica interessado nela, ambos se apaixonam no decorrer da trama. O filme é baseado no livro "Everything, everything" de Nicola Yoon. Tudo e todas as coisas está dispónível no catálogo do  Prime Video

Guerra ao terror de Kathryn Bigelow.
Temáticas sobre guerras abrangem diversos assuntos, desde abordarem acontecimentos históricos passados, distópias ou até mesmo denúncias envolvendo assuntos complexos e sensíveis.
 
Produzido com orçamento limitado, o filme retrata o cotidiano na guerra do Iraque, em que soldados americanos do esquadrão anti-bombas são enviados para desarmar elas, ao longo da trajetória a tensão está presente, pois qualquer objeto pode ser uma bomba e não dá para confiar em ninguém, sob o risco de se deparar com um inimigo ou morrer. Logo após a explosão de um objeto, morre o companheiro Matt Thompson (Guy Pearce), o sargento William James (Jeremy Renner) é enviado para seguir as operações e lidar com os mesmos conflitos, mas agora sobre uma nova perspectiva e experiência de batalha dele.
 
Em 2010, levou 11 estatuetas do Oscar em Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original. O trama contempla os gêneros de ação, drama e militar e está disponível na plataforma Netflix.

Selma: Uma luta por igualdade de Ava DuVernay
Baseado no biografia do pastor e ativista social Martin Luther King, Jr., interpretado pelo ator David Oyelowo, o tema central é a marcha pacifista de 1965, entre a cidade de Selma a Montgomery, no Alabama, em favor do direito de voto dos cidadãos afro-americanos. A diretora Ava DuVernay não exita em mostra a realidade da época e as dificuldades que o povo afro-americano passavam. Apesar que os afro-americanos poderem votar desde 1870, haviam diversos empecílhos para esse ato que dificultavam o direito ao acesso eleitoral, como por exemplo, a falta de alfabetização. O filme Selma está disponível no Prime Video

Que horas ela volta de Anna Muylaert

Um filme brasileiro que aborda questões sobre: apego, desigualdade social, dinâmicas familiares e migração. A pernambuca Val, interpretada por Regina Casé, mora com os patrões em São Paulo, há mais de uma década, cuidando da casa, dos filhos e de todas as demandas que surgem na família. Apesar do tempo, é considera "quase da família", mas segue regras, como comer sua comida de forma separa, não entrar na piscina do condomínio e dormir no quarto dos fundo. A dinâmica do filme tem uma nova pespectiva quando sua filha Jéssica (Camila Márdila), chega para prestar o vestibular e questiona a mãe sobre o modo como ela vive, trazendo uma diferente reflexão e mudança ao enredo. O filme está disponível na plataforma da Netflix.


Como nossos pais de Laís Bodanzky

Outro destaque do cinema brasileiro é o filme Como nosso pais, que aborda temáticas sobre: os conflitos de geração, as demandas socias e a sobrecarga da mulher brasileira, a construção da mulher no ambiente para se ganhar o seu espaço. Retrata a vida de Rosa (Maria Ribeiro), ao lidar com o conflituoso casamento, filha adolescente e desemprego. Tudo isso somado as discussões que ela tem consigo e com a mãe dela. Rosa se vê em um abismo, apesar disso continua com otimismo, as vezes exausta. A trama lida com assuntos complexos do cotidiano que vão aparecendo, construído de uma forma sensível e humanista, os atores não são exagerados, mas sim lidam com a natureza humana. O drama está disponível na plataforma Prime Vídeo.
 

REFERÊNCIAS
TROJAIKE, LAÍSA. PORTA 101, 2022; “ 15 Filmes dirigidos por mulheres que você precisa assistir’’ Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/melhores-filmes-dirigidos-mulheres-assistir-172155/ ; Acesso em 07 de Março de 2023. 


SETH, RADHIKA. VOGUE, 2021; “ Os 20 melhores filmes de todos os tempos dirigidos por mulheres”. Disponível em: https://vogue.globo.com/lifestyle/cultura/noticia/2021/07/os-20-melhores-filmes-de-todos-os-tempos-dirigidos-por-mulheres.html ; Acesso em 07 de Março de 2023.

MENINGUE, JULIANA. NÃO ME KAHLO, 2020. " 7 Cineastas brasileiras que merecem mais reconhecimento por suas obras". Disponível em: https://naomekahlo.com/7-cineastas-brasileiras-que-merecem-mais-reconhecimento-por-suas-obras/ ; Acesso em 11 de Março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »