Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/03/2023 às 17h43min - Atualizada em 14/03/2023 às 17h33min

João Chianca bate líder do ranking na final e vence em Portugal

Chumbinho desbanca Jack Robinson em Portugal e conquista a sua primeira etapa na WSL

Luan Paiva
João Chianca ganhou sua primeira etapa na elite do surfe. Foto: Thiago Diz/WSL
A terceira etapa da World Surf League (Liga Mundial de Surfe) se encerrou nesta terça-feira, 14, com mais uma vitória brasileira dentro da água. João Chianca, surfista de 22 anos da nova geração da Brazilian Storm, venceu o líder do ranking mundial, o australiano Jack Robinson, na final em Peniche, Portugal. Com um placar de 17,57 a 15,14, Chumbinho venceu sua primeira etapa na elite do surfe mundial. Além das duas ótimas ondas que deram o título ao brasileiro, João ainda teve duas outras notas consideradas excelentes na bateria.

A etapa na Praia de Supertubos teve sua janela aberta no dia 8 de março, mas os surfistas só caíram no mar no dia 11. João precisou do round eliminatório depois de ficar em terceiro na bateria de abertura contra o americano Nat Young e o havaiano Ian Gentil. No round de eliminação, Chumbinho ficou à frente dos havaianos Seth Moniz e Ezekiel Lau. Na fase de 32-avos de final, eliminou o americano Kelly Slater, multicampeão e lenda do esporte, mas a partir daí, foram só australianos. Ethan Ewing nas oitavas, Connor O’Leary nas quartas e Callum Robson nas semifinais, além de Jack Robinson na decisão do título, foram derrotados pelo jovem brasileiro.

Outros brasileiros também tiveram bons desempenhos em Peniche. Yago Dora chegou até a semifinal, mas foi derrotado por Jack Robinson e conquistou 6.085 pontos. Samuel Pupo foi eliminado nas quartas, ganhando 4.745 pontos, seu melhor resultado na temporada. Caio Ibelli, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina alcançaram as oitavas de final, ficando cada um com 3.320 pontos. Filipe Toledo, Miguel Pupo e Michael Rodrigues foram derrotados na fase de 32-avos de final e ganharam 1.330 pontos.

Com a pontuação máxima da etapa - 10.000 pontos - João Chianca ganhou uma posição no ranking mundial e é o segundo colocado, com 22.170 pontos. Jack Robinson segue com a lycra amarela na liderança do campeonato com 23.885 pontos. Filipe Toledo, com 16.075, e Caio Ibelli, com 14.150, são os outros dois brasileiros entre os cinco primeiros. O americano Griffin Colapinto completa o Top 5, com 13.875 pontos. O tricampeão Gabriel Medina é o nono colocado no ranking, com 9.960 pontos, enquanto Ítalo Ferreira, o outro brasileiro campeão na elite, está no 13º lugar, com 7.970 pontos depois da terceira etapa.

Na etapa feminina, a única brasileira do ranking, Tatiana Weston-Webb, conseguiu seu melhor resultado em 2023. Tatiana passou pela anfitriã Teresa Bonvalot e pela australiana Molly Pickum, mas acabou perdendo para a americana Courtney Conlogue na semifinal. A americana Caitlin Simmers venceu a etapa em Portugal. O bom resultado em Peniche colocou Tati no quinto lugar no ranking, com 13.440 pontos. A líder do campeonato feminino é Molly Pickum, com 19.490 pontos. Carissa Moore e Caitlin Simmers, com 17.355 pontos, e Tyler Wright, com 14.930, completam o Top 5 feminino.

A quarta etapa da WSL está programada para o dia 4 de abril, na Praia de Bells, em Victoria, na Austrália. Na edição do ano passado, Filipe Toledo venceu Callum Robson na final masculina e a australiana Tyler Wright fez o dever de casa contra a havaiana Carissa Moore.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »