Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/03/2023 às 21h12min - Atualizada em 16/03/2023 às 20h58min

‘The Last Of Us’ e o espetáculo de semelhanças entre o game e a série

O último episódio da da série que já entrou para o hall de maiores sucessos da HBO Max, chegou ao fim de sua primeira temporada no último domingo e todos os episódios se oraram espetáculos para quem já havia jogado o jogo

Viviane Ramos - Editado por Ana Terra
Fonte: HBO Max / Reprodução: Fotogramas

"The Last of Us" é uma série da HBO Max baseada na história do famoso jogo de videogame criado pela desenvolvedora de jogos Naughty Dog. A história se passa em um mundo pós-apocalíptico onde uma pandemia causou uma infecção que transformou a maioria dos seres humanos em monstros canibais conhecidos como "infectados". A trama segue a história de Joel, um sobrevivente durão que é contratado para transportar uma garota chamada Ellie através dos Estados Unidos em busca de um grupo de resistentes.

 

A série de jogos foi um sucesso comercial e de crítica, ganhando vários prêmios e sendo elogiada por sua história emocionalmente envolvente, jogabilidade desafiadora e personagens bem desenvolvidos. Em 2020, foi anunciada a adaptação da série para uma produção da HBO, que seria estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey nos papéis de Joel e Ellie, respectivamente.

 

Após muita espera e entusiasmo, principalmente depois da visita de Pedro Pascal a CCXP no fim do ano passado para divulgar a série, o primeiro episódio foi lançado no dia 5 de janeiro. Com um total de 9 episódios, cada um sendo lançado aos domingos, o último da primeira temporada chegou no último domingo (12).

 

Aqui, vale ressaltar que a série já se tornou um dos maiores fenômenos dos últimos tempos, principalmente dentro da HBO Max, quebrando diversos recordes e consagrando-a como a melhor adaptação de game para série, segundo os próprios fãs. E isso não foi à toa, pois existem vários momentos e cenas que são idênticas ao jogo, e hoje iremos conhecer algumas delas. 

 

A morte de Sarah 

O estopim para o desenvolvimento da personalidade fria e brutal de Joel é a morte de sua filha, Sarah, uma pré-adolescente que falece bem no início do jogo, assim que o apocalipse começa. Na série, a personagem também morre no primeiro episódio e nos braços do pai, trata-se de uma sequência idêntica ao jogo e igualmente emocionante.

 

Marlene

Uma das personagens mais importantes na história de Ellie é Marlene, que é interpretada pela atriz Merle Dandridge, que também tem o mesmo papel nos jogos da Naughty Dog. No game, ela empresta não só sua voz, como também participa da captação de movimentos de imagem, o que faz sua participação na série ser ainda mais especial.


 

Tess

Uma das grandes parceiras e confidentes de Joel morre no segundo episódio da história, Tess acaba sendo infectada e explode se sacrificar ao matar uma legião de infectados junto com ela, morrendo para salvar Ellie e Joel. Trata-se de uma sequência que conta até com as mesmas falas do game e a mesma dor de ver uma personagem icônica indo embora. 

 

Museu dos Estaladores

Uma espécie de zumbi mais agressivo e que é atraído apenas pelo som foi o necessário para a principal sequência de ação do segundo episódio, que ocorre em um museu, sendo uma referência direta a uma fase do jogo. No game, Joel, Tess e Ellie lutam contra Estaladores, e isso também acontece no segundo episódio de The Last of Us. O museu, inclusive, é quase idêntico ao do jogo, desde a posição de alguns objetos até a arquitetura do local.

 

A cidade de Bill

Se você não se emocionou com a história de Bill e Frank no terceiro episódio da série, você assistiu TLOU errado. Tanto no jogo quanto na série, a cidade onde Bill mora se chama Lincoln. O local é inspirado na cidade de mesmo nome, em Massachusetts. Além disso, vale destacar que a máscara de proteção que Bill usa no começo do apocalipse também é idêntica à do jogo.

 

Sequência final 

Se você ainda não assistiu ao último episódio da primeira temporada ou não sabe como termina o primeiro jogo, fique atento, este tópico contém spoilers! A sequência final do episódio, em que Joel mata todos no hospital, inclusive Marlene, para salvar Ellie, também é uma sequência digna de aplausos pelas semelhanças ricas que existem com a mesma sequência do jogo. 

 

Figurino de Joel e Ellie 

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de mencionar que os figurinos de Ellie e Joel também são muito parecidos com o que vimos nos jogos, desde as peças de roupas até mesmo os penteados de cabelo e acessórios. Dá para ver que toda a produção se preocupou com os mínimos detalhes para ser o mais fiel possível. 

O fenômeno "The Last of Us" é resultado do sucesso da narrativa do jogo, que conquistou muitos fãs em todo o mundo. A história envolve temas complexos como sobrevivência, perda, sacrifício e relacionamentos humanos, fazendo com que os jogadores se sintam investidos emocionalmente nos personagens e em sua jornada. 

 

Além disso, a jogabilidade desafiadora e as habilidades de sobrevivência necessárias para progredir no jogo tornam a experiência imersiva e intensa. ‘The Last Of Us’ já possui sua segunda temporada confirmada, mas ainda sem data de estreia ou começo da produção. O que nos resta é aguardar por mais um novo sucesso. E você, o que achou da série? Deixe sua opinião aqui nos comentários, vamos amar saber! Até a próxima :)

 

REFERÊNCIAS:
TUNHOLI Murilo; Olhar Digital, 2023; “The Last of Us: 15 cenas e referências fiéis ao jogo na série da HBO”; Disponível em:
https://olhardigital.com.br/2023/02/03/dicas-e-tutoriais/the-last-of-us-15-cenas-e-referencias-fieis-ao-jogo-na-serie-da-hbo/; Acesso em 14 de março de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »