Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2023 às 22h58min - Atualizada em 24/03/2023 às 22h00min

O grande sucesso de Pedro Pascal

Ator chileno tem roubado a cena e conquistado corações nas redes sociais

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
Fonte: NBC/Getty Images/Reprodução

Se você navegou pelas redes sociais nas últimas semanas deve ter visto esse nome sendo repetido diversas vezes: Pedro Pascal. A popularidade de “The Last of Us” reacendeu os holofotes para o ator chileno. Mas apesar dessa fama recente, ele não é um novato na indústria.

 

Filho de uma psicóloga e de um médico, José Pedro Balmaceda Pascal nasceu em Santiago, no Chile, em 1975. Nesta época, o país se encontrava em uma ditadura, comandada por Augusto Pinochet. Seus pais eram militantes e participavam de movimentos contra o regime, por isso (e para a segurança da família), decidiram se mudar, foram primeiramente para a Dinamarca e depois para o Texas, nos EUA, onde Pascal cresceu e começou a estudar artes.

 

Com o passar dos anos, a paixão pela atuação aumentou e ele, então, mudou-se para Nova York, entrou na Tisch School of the Arts (uma das universidades de artes cênicas e cinematográficas mais renomadas dos EUA) e passou a atuar em peças menores fora do eixo da Broadway. Foi nesse período que Pascal conheceu seus amigos de longa data Sarah Paulson e Oscar Isaac, além de interpretar os primeiros papéis na TV.

 

Entre o fim dos anos 1990 e o começo dos 2000, fez participações em "Buffy: a caça-vampiros”, “Law & order”, “CSI”, “Homeland” e “The Mentalist”. As aparições eram rápidas e sem tanto destaque, mas foi em 2014 que a carreira de Pascal deslanchou.

 

Em “Game of Thrones”, que estava em sua 4° temporada e já era um sucesso mundial, Pascal interpretou Oberyn Martell e se tornou um dos personagens favoritos do público por conta de sua desenvoltura e seu charme. Infelizmente, com sete episódios, Oberyn teve um destino trágico (uma das mortes mais memoráveis e chocantes da série).

Fonte: HBO/Divulgação.

Fonte: HBO/Divulgação.

Esse foi o primeiro grande passo de Pedro Pascal que, um ano depois, estava envolvido em outro projeto. Agora na Netflix, viveu o agente Javier Peña em Narcos, onde atuou junto com Wagner Moura. A produção ajudou a alavancar ainda mais o nome do ator que já estava no radar das produtoras.

Fonte: Netflix/Divulgação

Fonte: Netflix/Divulgação

Em 2017, entrou para o elenco da franquia Kingsman e, seguidamente, entrou para o universo Star Wars. No papel de um caçador de recompensas, Pascal conquistou o público com o seu companheiro Grogu. O sucesso foi evidente, “The Mandalorian” é uma das séries mais assistidas da Disney+. Nesse meio tempo, ele se aventurou nos filmes de super-herói e foi o vilão Maxwell Lord em “Mulher Maravilha 1984”.

Fonte: Warner/Divulgação.

Fonte: Warner/Divulgação.

O carisma e esse lado paternal de Pedro Pascal chamaram atenção dos produtores Craig Mazin e Neil Druckman que, em 2021, escolheram o ator chileno para interpretar Joel Miller, na adaptação televisiva de “The Last of Us”.

 

Com a estreia este ano, Pascal se tornou a estrela do momento. O Google registrou um aumento no número de pesquisas com o seu nome, o TikTok foi inundado de vídeos e ele começou a ser convidado para diversas entrevistas e talk shows. Inclusive, foi host de um dos episódios do Saturday Night Live, o SNL, um dos programas de comédia mais populares dos EUA.

 

O mês de março foi o ápice desse prestígio: a fase final de The Last of Us aos domingos, novos episódios de The Mandalorian às quartas e ainda foi convidado para apresentar uma das categorias do Oscar (que foi no mesmo dia da finale de The Last of Us e, por curiosidade, Pedro apresentou o prêmio logo após o fim do episódio).

Fonte: The Academy/HBO/Divulgação

Fonte: The Academy/HBO/Divulgação

É importante citar que além do talento artístico, Pedro Pascal é conhecido por seu ativismo e apoio a causas ambientais e sociais. Em suas redes, costuma expor suas visões sobre política e seu suporte as minorias. Em uma de suas postagens, compartilhou uma foto de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Brasil, no Dia Internacional das Mulheres.

 

Para o futuro, Pascal continua bem atarefado. Ele vai estrear um curta metragem do diretor Pedro Almodóvar e também será protagonista de outra produção da HBO, a minissérie “My Dentist's Murder Trial” e atuará ao lado de David Harbour, de “Stranger Things”. Sem contar, que nesse caminho ainda terá a segunda temporada de The Last of Us e, provavelmente, a 4° de The Mandalorian.

 

REFERÊNCIAS

GRAVENA, Leo. PEDRO PASCAL: 14 COISAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABE SOBRE O ATOR. Legião dos Heróis, 2023. Disponível em:

https://www.legiaodosherois.com.br/lista/pedro-pascal-coisas-nao-sabe-ator.html. Acesso em 24 de março de 2023.

SOARES, Lúcia. Quem É Pedro Pascal, O Astro De “The Last Of Us”. Elle, 2023. Disponível em: https://elle.com.br/cultura/pedro-pascal-de-buffy-a-the-last-of-us. Acesso em 24 de março de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »