Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2023 às 17h17min - Atualizada em 27/03/2023 às 10h20min

A trágica morte de Sharon Tate

A violência pregada pela família Manson tirou a vida de Sharon Tate e seus amigos no dia 8 de agosto de 1969.

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
Sharon Tate em foto tirada em 1967 (Reprodução/ Wikimedia Commons)

Quem foi Sharon Tate?
Sharon nasceu em 24 de janeiro de 1943, filha mais velha do casal Paul Tate e Doris Tate. Por ter um pai militar, ela e a família mudavam de cidade constantemente até chegarem a Vicenza, na Itália, onde a atriz iria se formar no ensino médio.

 Por conta da sua beleza exuberante, Sharon entrou no mundo dos concursos de beleza, onde foi aos poucos se destacando como modelo. Essa atuação a levou a ser contratada como figurante de "As Aventuras de Um Jovem" (1962). Nos bastidores, conheceu o ator e protagonista Richard Beymer, que acabou se tornando seu namorado e indicou ela para outros testes de elenco. Sharon foi apresentada ao produtor Martin Ransohoff, que logo a contratou para a sua produtora, a Filmways Rasonhoff. Porém, preferia manter a atriz em segredo e suas pequenas participações eram creditadas com outro nome. 

"Por 30 meses, ninguém fora da Filmways sabia que eu existia. Me disseram que eu era um segredo. Me ensinaram a falar, andar, dançar, esgrima, calistenia e, claro, atuação. Às vezes, o Sr. Ransohoff me dava um papel na TV, mas com uma peruca negra e outro nome. As pessoas estão me chamando de 'celebridade instantânea', mas isso não é verdade. O Sr. Ransohoff me descobriu três anos atrás. Ele vinha me preparando para o estrelato. Sabe, como Cinderella, como em Hollywood antigamente", disse Sharon Tale, em entrevista resgatada pelo jornal The Daily Telegraph.

 



Em 1967, a atriz finalmente conseguiu um papel de destaque em "O Vale das Bonecas", que lhe garantiu a indicação de Atriz Revelação no Globo de Ouro. Neste mesmo ano, em "A Dança dos Vampiros", conheceu o diretor Roman Polanski, com que Sharon acabou se casando um tempo depois. Outro papel dela elogiado pela crítica e pelo público foi em "A Arma Secreta Contra Matt Helm" (1968). Antes do crime, chegou a participar do filme "Una su 13", lançado nos Estados Unidos um ano após sua morte. 

"Tentaram me transformar em um símbolo sexual, uma pata loira. Hollywood tem só alguns estúdios e todos são comandados por homens velhos. Eles têm certeza de que, para entreter o público, você tem que criar uma estrela loira com lábios brilhantes, quadris redondos e sem cérebro", disse Sharon a revista Cine Revue, em 1968.

 

A família Manson 
A seita foi fundada por Charles Manson, um guru psicopata que convencia pessoas, principalmente mulheres, com drogas e orgias, as suas ideias. Manson pregava ensinamentos religiosos e excêntricos para seus seguidores, que eles chamavam de “Família”. Porém, ele os enganava perpetuando uma ideia extremamente racista, onde ele dizia que haveria uma guerra racial denominada de "helter skelter", retirado de uma música dos Beatles. Charles dizia que ele e seus seguidores precisavam matar pessoas brancas e famosas e depois culpar os panteras-negras para o helter skelter pudesse começar.  Entao foi no ano de 1969 que ocorreram os assassinatos Tate-LaBianca que foram executados pela família Manson.

 

 

Membros da Família Manson

  • Charles Manson (fundador e líder);
  • Susan ”Sadie” Atkins;
  • Patricia ”Katie” Krenwinkel;
  • Charles “Tex” Watson;
  • Linda Kasabian;
  • Leslie Van Houten;
  • Lynette “Squeaky” Fromme;
  • Bobby Beausoleil;
  • Steve “Clem” Grogan;
  • Mary Brunner;
  • Bruce Davis;
  • Sandra Good;
  • Catherine Share;
  • Barbara Hoyt;
  • Paul Watkins.


O massacre 
O dia 8 de agosto começou tranquilo para Sharon, mal sabia que aquele seria o seu último. Prestes a ter seu primeiro filho, ela aguardava seu marido, o cineasta Roman Polanski, voltar de Londres. Tate saiu para jantar com alguns amigos e retornou para casa em Los Angeles por volta das 22h30. Horas depois, ela, o vigia Steven Parent, o cabeleireiro Jay Sebring, o roteirista Wojciech Frykowski e a milionária Abigail Folger, estariam mortos após serem espancados, esfaqueados e baleados pela familia Manson de forma brutal.
 
“Sou o diabo e vim fazer o trabalho do diabo”, foi o que Sharon que estava grávida de 8 meses, escutou de Tex Watson, antes de ser esfaqueada diversas vezes por, Susan  Atkins. E ali naquela madrugada, apenas com 26 anos de idade, uma estrela em ascensão morria junto aos seus amigos sem razão alguma do porquê estava morrendo. 

Mas, os assassinatos não pararam na mansão dos Polanki na Cielo Drive, na noite seguinte, o grupo agora acompanhado de Manson, Steve Grogan e Leslie Van Houten, mataram o casal Leno e Rosemary LaBianca, que juntos receberam 41 facadas.  A família Manson foi condenada pelos crimes e receberam pena de prisão perpétua.

A estrela interrompida 
Sharon era um talento em crescimento, ela tinha graça, carisma e alegria de viver, mas teve sua vida arrancada naquela noite, que não foram somente pessoas assassinadas, mas um sonho de Hollywood também.
 A atriz tinha muitos sonhos e planos para o futuro, com seu marido e seu filho ela estava muito feliz com a ideia de ser mãe, mas tudo isso não passou de um sonho, pois o final nós já sabemos qual foi.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »