Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/04/2023 às 16h20min - Atualizada em 18/04/2023 às 20h53min

Operação Penalidade Máxima II investiga ação de jogadores em jogos da série A

Entidades revelam que vão colaborar com as investigações; jogador do Santos vai prestar depoimento

Jean Nascimento - labdicasjornalismo.com
MP-GO detalha partidas e próximos passos da Operação Penalidade Máxima II. Foto: Wesley Costa/O Popular

O futebol paulista foi alvo de investigação nessa terça-feira (18) pela operação Penalidade Máxima II do Ministério Público de Goiás. A operação investiga o envolvimento de atletas de futebol, que supostamente para cartões amarelos e vermelhos durante as partidas do Campeonato Brasileiro Série A 2022. Isso de próposito para que os apostadores ganhassem dinheiro.  Jogadores de Red Bull Bragantino e Santos estariam envolvidos no caso. Assim como alguns Cuiabá e do Juventude em jogos do Palmeiras também são alvo de investigação. 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) classificou, em nota oficial, interferências externas em resultados e situações de jogo como uma “epidemia mundial”. “A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apoia toda e qualquer ação legal que traga transparência e lisura aos campeonatos que organiza e a todo o esporte brasileiro". 

 

A CBF investe uma quantia importante e vultosa no  rastreamento e monitoramento de partidas, através da Sport Radar, empresa que atua também para a FIFA e a Conmebol e é mundialmente conhecida por sua expertise neste tipo de trabalho. Isso não acontece somente nas competições que a CBF realiza. A entidade também custeia o mesmo serviço para todas as federações do Brasil. Interferências externas em resultados ou em situações de jogo são uma epidemia global que, para ser solucionada, precisa punir de forma exemplar e urgente, os responsáveis por essa prática nefasta”, completou na nota.


As partidas de clubes paulistas citadas nas investigações são: Santos 1x1 Avaí, Red Bull Bragantino 1 x 4 América-MG,  Cuiabá 1x1 Palmeiras, Botafogo 3x0 Santos e Palmeiras 2x1 Juventude. Todas pelo Campeonato Brasileiro da Série A em 2022. 
 

Já a Federação Paulista de Futebol disse, em resposta oficial, que realiza parcerias com ferramentas contra manipulação de resultados e é pioneira no segmento no Brasil. “A Federação Paulista de Futebol é a entidade esportiva brasileira pioneira no combate à manipulação de resultados e outros crimes. Por meio do Comitê de Integridade, criado em 2015, a FPF atua na prevenção e investigação das denúncias de manipulação, assédio, abusos, doping, racismo, dentre outros. Alertas e denúncias são apuradas pelo Comitê de Integridade e encaminhadas para as autoridades públicas competentes, como a Drade (Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva) e o Ministério Público Estadual. Atualmente, a FPF conta com os serviços prestados pela StatsPerform, empresa que possui expertise internacional e que atua no monitoramento de movimentos suspeitos nos mercados de apostas.A FPF possui ainda acordo de cooperação firmado em 2020 com a SIGA (Sport Integrity Global Alliance), principal organização de integridade no esporte, por meio do qual fora estabelecido o fortalecimento de uma estrutura de cooperação com intercâmbio de informações, para conhecimento e melhores práticas."


Em São Paulo, as diligências foram cumpridas pela Cyber Gaeco do Ministério Público de São Paulo em apoio à operação do MP-GO.

Santos revela jogador investigado na Operação

O Santos Futebol Clube emitiu nota oficial na tarde desta quarta-feira (19). Nela informa que o zagueiro Eduardo Bauermann está sendo investigado pela operação. De acordo com o clube, o jogador procurou a comissão técnica e diretoria para falar sobre o tema. Bauermann, inclusive, já tem audiência marcada para prestar depoimento.

 

"O Santos Futebol Clube informa que tomou conhecimento, pelo próprio Eduardo Bauermann, que o jogador é um dos investigados na segunda fase da Operação Penalidade Máxima. Em conversa com o presidente Andres Rueda, o técnico Odair Hellmann e o coordenador de esportes, Paulo Roberto Falcão, o atleta explicou da tentativa de aliciamento, que negou prontamente a proposta e já se colocou à disposição da Justiça. Uma audiência já está marcada para ele prestar seu depoimento. O Clube segue confiando em seus atletas, já colocou seu Departamento Jurídico para auxiliar Eduardo Bauermann, que treinou normalmente com o elenco nesta quarta-feira no CT Rei Pelé e está relacionado para o jogo de quinta-feira, diante do Audax Italiano, pela Conmebol Sul-Americana, na Vila Belmiro".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »