Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/05/2023 às 16h38min - Atualizada em 22/05/2023 às 01h06min

LaLiga: Vinicius Jr sofre racismo e recebe apoio de clubes e jogadores

Torcida do Valencia fez cânticos racistas ao jogador brasileiro e Real Madrid se posicionou sobre o caso

Jean Nascimento - Editado por Kevin Medeiros
Vinicius Jr é vítima de racismo novamente no futebol espanhol - Reprodução/Instagram Vini Jr
O atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Jr, foi vítima mais uma vez dos atos covardes de racismo de torcedores espanhóis num jogo em La Liga e se manifestou em suas redes sociais. Durante a partida contra o Valencia, em que o Real foi derrotado por 1 a 0, nesse domingo (21), o camisa 20 madrilheno ouviu gritos de “mono” e xingamentos vindos das arquibancadas do Estádio de Mestalla. O atleta também acabou expulso na partida numa discussão entre jogadores de Real Madrid e Valencia, após o goleiro Mamardashvili o insultá-lo. Vinicius acertou um tapa em um adversário. 

Nesta segunda-feira (22) novos desdobramentos do caso aconteceram, O Madrid emitiu um comunicado oficial cobrando uma postura mais enérgica de La Liga. O Valencia também afirmou, em nota, que a polícia identificou um torcedor que fez insultos contra o jogador brasileiro. Já o Itamaraty, disse em nota que pediu às autoridades espanholas para que sejam praticadas ações necessárias para punir torcedores racistas, bem como a FIFA, Federação Espanhola e La Liga.
 

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga.  A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”. - declarou Vini Jr  em sua rede social.

 

O fato não é inédito na Espanha contra o atacante já que em outras partidas da competição e até nas ruas Vini Jr sofreu preconceito racial pela cor de sua pele.  Vinicius postou ainda um vídeo em sua rede social com momentos em que foi alvo de posicionamentos racistas no futebol espanhol. 
“Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu o brasileiro em suas redes sociais.

Após a partida, o técnico do Real, Carlo Ancelloti também citou o caso e demonstrou tristeza com mais um episódio desta natureza no futebol espanhol. "Nunca pensei em retirar um jogador por racismo. Isso nunca aconteceu comigo. Assim não. É inaceitável. A Liga espanhola tem um problema, que não é o Vini Jr. O Vini Jr. é a vítima”, disse o técnico italiano. Ancelloti também disse, nas redes sociais, que “hoje foi um dia triste onde um grupo de torcedores mostrou sua pior versão”. O Real Madrid utilizou apenas as palavras do comandante técnico para se posicionar publicamente.

SOLIDARIEDADE COM O BRASILEIRO

Vários clubes do futebol e a CBF se solidarizaram, também nas redes sociais, com Vinicius Jr. Entre eles, o clube que revelou o jogador, o Flamengo.  O clube carioca afirmou que “tão pouco tem sido feito para combater” o racismo. Já o craque Neymar repostou a publicação de Vini, em seu story no “Instagram” dizendo que está com o brasileiro. “To contigo, @vinijr”.

Companheiro de Neymar no PSG, Mbappe também se manifestou dizendo que o atacante do Real Madrid não está sozinho e está apoiado”. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, emitiu nota oficial e questionou até quando terão que lembrar que é crime e lutarão por atitudes concretas e eficazes dentro e fora do campo.

Ídolo do Madrid, Ronaldo também se manifestou e disse “enquanto houver impunidade e conivência, haverá racismo”. Companheiros do jogador no clube da capital espanhola também prestaram apoio. O companheiro brasileiro de Vini, Rodrygo, disse se manifestou dizendo "Enquanto isso a gente segue escrevendo a nossa história por aqui. Vamos juntos! com os dois atletas sambando em uma comemoração de gol. Outros atletas do Real também publicaram contéudos a favor do craque.

PRESIDENTE DE LA LIGA CRITICA VINICIUS JR

Tebas Medrano rebateu as críticas do atacante à La Liga afirmando que a Liga tentou explicar a Vinicius o que se pode fazer em casos de racismo no campeonato espanhol.
“Já aqueles que não deveriam explicar para você o que é e o que pode fazer @LaLiga em casos de racismo, tentamos explicar para você, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou . Antes de criticar e insultar @LaLiga, é preciso que você se informe bem @Vinijr. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito juntos”, relatou o mandatário anexando um vídeo em que o brasileiro, após um treino da Seleção Brasileira, diz que a federação espanhola tem feitos coisas para diminuir os casos de racismo na Espanha.

Por outro lado, o presidente da Federação Espamhola de Futebol, Luis Rubiales, criticou a postura de Medrano e classificou como 'comportamento irresponsável'. "Também quero pedir que ignorem o comportamento irresponsável do presidente de LaLiga, que entra nas redes sociais se envolvendo com um jogador que algumas horas antes havia recebido graves insultos racistas. Os gestores não estão aqui para se envolver em redes sociais, estamos aqui para resolver problemas. Não era a hora".

A Primeira Divisão espanhola também postou nesta segunda, um canal para denúncias para casos de racismo através de QR CODE. Na mensagem, escrita em espanhol, português e inglês,  a Liga diz que existe uma pequena porcentagem de racistas em seu futebol e que estes não cabem em seus estádios.

VALENCIA EMITE NOTA OFICIAL

O Valencia soltou comunicado em seu site sobre o acontecimento na partida no Mestala, onde condena os atos racistas de sua torcida, mas disse ainda que foi um episódio isolado.
“O Valencia CF deseja condenar publicamente qualquer tipo de insulto, ataque ou desqualificação no futebol. O Clube, no seu compromisso com os valores do respeito e do desporto, reafirma publicamente a sua posição contra a violência física e verbal nos estádios e lamenta os acontecimentos durante o decorrer do jogo da Jornada 35 da LaLiga contra o Real Madrid. Embora este seja um episódio isolado, os insultos a qualquer jogador de futebol da equipa rival não têm lugar no futebol e não se encaixam com os valores e a identidade do Valencia CF. O Clube está investigando o que aconteceu e tomará as medidas mais severas. Da mesma forma, o Valencia CF condena qualquer ofensa e pede o máximo respeito também para com os nossos fãs. Além destes eventos isolados, o Valencia CF gostaria de agradecer aos mais de 46.000 fãs pela sua assistência e apoio à equipa no jogo deste domingo, 21 de Maio”, disse o clube espanhol.

MINISTÉRIO DA IGUALDADE RACIAL NOTIFICARÁ AUTORIDADES ESPANHOLAS

O Governo Federal, por meio do Ministério de Igualdade Racial, disse que notificará autoridades espanholas e a liga espanhola para que atletas brasileiros negros possam exercer o esporte em tranquilidade. 
“Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, informou a pasta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »