Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2023 às 17h57min - Atualizada em 27/05/2023 às 17h40min

Novos recursos de acessibilidade no IOS 17

Com apenas 2 semanas para o lançamento oficial do IOS 17, a Apple antecipou algumas das funcionalidades que estarão presentes na nova versão do sistema operacional. “A Voz Pessoal ou Personal Voice”, será lançado como parte das comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade

Lucas Henrique Santos - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Weibo | Reprodução: MyDrivers


Na última terça-feira, 16, a empresa norte-americana, Apple, revelou mais detalhes sobre seu novo recurso que será disponibilizado na próxima atualização do IOS 17. A Apple irá implementar um recurso que imita a voz do usuário, esse recurso irá amplificar a acessibilidade dos usuários, utilizando inteligência artificial. O recurso intitulado “A Voz Pessoal (Personal Voice)”, possibilitará com que os usuários que possuem algum risco de perder a capacidade de falar, como aqueles com diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), ou outras condições que podem afetar progressivamente a capacidade de falar, possam utilizar seu dispositivo. 

 

Quando falamos de acessibilidade no meio tecnológico, a Apple possui um grande atrativo comercial, a cada ano que se passa a empresa adiciona e melhora recursos que possibilitam uma melhor usabilidade para o usuário, desde a simplicidade de navegação no dispositivo, até a implementação de funções que amplificam a forma de usar o celular.

 

No dia 30 de novembro de 2022, a empresa lançou uma campanha publicitária, demonstrando como seus produtos facilitam a vida de pessoas que possuem deficiências distintas, o curta-metragem desempenhou um papel crucial na compreensão do impacto dessas tecnologias na vida das pessoas. Com simples ajustes, podemos proporcionar maior independência e autonomia, garantindo que a acessibilidade seja um direito universal para todos. Assim, a empresa reafirma seu compromisso em tornar a tecnologia mais acessível e inclusiva para todos os usuários da plataforma. Além disso, outras ferramentas inclusivas estarão chegando com a futura atualização.

 

O Assistive Access, oferecerá uma experiência personalizada aos usuários que possuem alguma deficiência cognitiva, simplificando os recursos oferecidos pelo sistema, facilitando o uso do dispositivo. 

 

O Live Speech/Personal Voice, possibilitará com que os usuários digitem o que desejam dizer durante chamadas telefônicas. Esse recurso será particularmente útil para aqueles que têm dificuldades em falar ou estão em risco de perder essa habilidade ao longo do tempo.

 

E por fim, o recurso de Lupa receberá melhorias significativas no IOS 17. Utilizando um novo modo de detecção, os usuários com deficiência visual poderão interagir com várias etiquetas de texto no celular que representam objetos físicos. Apontando o dedo para um objeto pela tela do aparelho, o iPhone irá escanear o objeto utilizando a câmera junto ao scanner LiDAR presente nos dispositivos Apple, para anunciar o texto presente em cada botão de um microondas, por exemplo.

 

A acessibilidade na tecnologia é um aspecto essencial para garantir que as pessoas com diferentes habilidades e necessidades possam utilizar e se beneficiar das ferramentas e recursos disponíveis. É de extrema importância que mais empresas dediquem a acessibilidade dessa forma, abrangendo o uso da tecnologia para aqueles que por algum motivo não possam utilizar essas ferramentas indispensáveis do nosso cotidiano.

 

Os dispositivos da Apple já possuem recursos que oferecem suporte a legendas em tempo real, leitores de tela através do VoiceOver e detecção de movimentos ou sons. Essas opções são complementares aos recursos existentes no Mac e no iPhone, especialmente aqueles que foram adicionados no iOS 16.

 

Com essas iniciativas, a Apple reforça seu compromisso em fornecer tecnologia acessível, permitindo que pessoas com deficiências possam desfrutar das mesmas funcionalidades e benefícios que os demais usuários. Isso reflete a importância que a empresa atribui à inclusão e à garantia de que todos possam se beneficiar de seus dispositivos de maneira plena e satisfatória.

No iOS 17, estão previstas pequenas melhorias que oferecerão aos usuários uma experiência mais conveniente e personalizada. Uma delas é a pausa na reprodução de GIFs no Safari e no Mensagens, permitindo que as pessoas visualizem cada frame com calma, sem a necessidade de esperar pela repetição do ciclo.

 

Além disso, os usuários poderão personalizar a velocidade de fala da Siri, com opções para acelerar ou reduzir a reprodução. Essa funcionalidade permitirá que cada pessoa ajuste a velocidade de acordo com sua preferência e necessidade.

 

Uma outra adição interessante é o Controle de Voz, que oferecerá sugestões fonéticas durante a edição de texto. Isso auxiliará os usuários na correção e melhoria da pronúncia, garantindo uma comunicação mais precisa e clara.

 

Essas pequenas melhorias no iOS 17 demonstram o compromisso contínuo da Apple em aprimorar a acessibilidade e oferecer recursos que atendam às necessidades individuais dos usuários. Essas adições tornarão a experiência de uso mais personalizada, conveniente e inclusiva para todos.


REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, L. G. Recurso do iOS 17 que copiará voz de usuários é detalhado. Mac Magazine, 2023. Disponível em: < https://macmagazine.com.br/post/2023/05/19/recurso-do-ios-17-que-copiara-voz-de-usuarios-e-detalhado/ > . Acesso em: 22 maio. 2023.

‌Personal Voice: recurso do iOS 17 pode recriar sua voz em apenas 15 minutos. Mundo Conectado, 2023. Disponível em: < https://mundoconectado.com.br/noticias/v/34422/personal-voice-recurso-do-ios-17-pode-recriar-sua-voz-em-apenas-15-minutos >. Acesso em: 22 maio. 2023.

iPhone: iOS 17 terá função que “recria” a sua voz; entenda o recurso. Tech Tudo, 2023. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/05/iphone-ios-17-tera-funcao-que-recria-a-sua-voz-entenda-o-recurso-edapps.ghtml >. Acesso em: 22 maio. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »