Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/07/2023 às 22h40min - Atualizada em 20/07/2023 às 22h17min

Brasil perde para a Polônia e dá adeus a Liga das Nações de Vôlei

Seleção Brasileira começa bem, mas se abala após lance polêmico e sofre derrota acachapante

Daniel Godoy - Editado por Alanis Zamengo
Bloqueio de Kurek (Polônia) em cima de Lucarelli (Brasil) Foto: FIVB
A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei não aguentou a pressão vinda das arquibancadas e está eliminada nas quartas de final da Liga das Nações após perder para a Polônia por 3 sets a 0, com parciais de 26/24, 25/21 e 25/20. A derrota tira o Brasil do quadro de medalhas da competição pelo segundo ano consecutivo. Pelas semifinais, os poloneses vão encarar o Japão, que venceu a Eslovênia também por 3 sets a 0. Pela outra chave, a seleção dos Estados Unidos enfrenta a Itália em busca da vaga na decisão.
A derrota sofrida deve servir de lição para que a Seleção Brasileira se renove e volte a ser o melhor time do mundo. Desde as Olímpiadas de 2021, quando terminaram em quarto lugar, a seleção vem fazendo campanhas abaixo do que se espera. Assim como na temporada atual, o Brasil também ficou de fora do quadro de medalhas da Liga das Nações de 2022. Isso mostra que o técnico Renan Dal Zotto terá muito trabalho para que a seleção brasileira faça um bom Pré-Olímpico que começa em setembro, e também para que consiga fazer uma campanha digna nas Olimpíadas de 2024, em Paris.

1° SET
A Seleção Brasileira tomou iniciativa no primeiro set. O oposto Alan voou atrás da linha de três para abrir a conta. Na sequência, o ponteiro Lucarelli parou o ataque de Kurek com um bloqueio. Ficou apenas nisso, pois aos poucos, os poloneses se soltavam na partida. No ataque de Kochanowski, os donos da casa viraram para 7x6. Mesmo assim, os brasileiros mantiveram firmes e abriram 10x8, porém os poloneses não desistiram. Um ataque para fora feito pelo ponteiro Honorato fez a Polônia abrir 17x15. Entretanto, o Brasil foi para cima. Após executar um saque potente, Alan colocou a seleção na frente com 19x18. Instantes depois, Kuke mandou para fora e o placar ficou 21/19 para os brasileiros.
Após passar dificuldades no set inicial, o técnico polonês Nikola Grbic pediu tempo e funcionou. Novamente, a Polônia foi buscar e deixou tudo igual no bloqueio de Kurek sobre Lucarelli (22x22). Os brasileiros ainda tiveram a chance de vencer o set depois de ponto feito por Lucarelli, porém sem sucesso. Além disso, o jogo esquentou após um lance polêmico. Alan explorou o bloqueio e o Brasil teve a oportunidade de evitar o set point. Em primeiro momento, a arbitragem marcou ponto brasileiro. Todavia, após o desafio, voltaram atrás. O levantador Bruninho e o técnico Renan Dal Zotto reclamaram muito e foram questionar na mesa de vídeo. No entanto, não adiantou e os europeus venceram por 26x24.
2° SET
Após retornar à quadra, deu para perceber que os jogadores brasileiros sentiram o lance polêmico ocorrido no fim do primeiro set. Dessa forma, os poloneses aproveitaram, abrindo 7x2 em um ataque de Kurek. Para acertar o time, Renal Dal Zotto colocou Cachopa no lugar de Bruninho. Dois bloqueios seguidos feitos por Honorato deram fôlego à seleção. A Polônia voltou a abrir vantagem, mas o Brasil empatou de novo com o central Lucão. O time brasileiro pulou à frente pelas mãos de Alan, porém a alegria não durou muito tempo. Após ataque de Sliwka, os donos da casa abriram 21x18. No ataque para fora de Honorato, os poloneses venceram  o segundo set por 25x21.

3° SET
No intervalo, Renan chamou Leal para retornar à quadra. Embora fora de forma, o ponteiro deu mais força ao ataque brasileiro. Por um determinado momento, a seleção voltou a bater de frente com o adversário, mas faltou qualidade técnica e tática. Leon, no saque, destruiu o passe brasileiro. Por meio de um ace, colocou a Polônia à frente para não sair mais, 13x12. O Brasil até tentou reagir. Renan colocou Bruninho e Roque em quadra. Havia vontade por parte dos atletas brasileiros, no entanto, faltava forças para reagir. Do outro lado, a Polônia não demorou a disparar e venceu por 25x20.

PRÓXIMOS JOGOS
O Brasil volta à quadra no final de agosto, entre os dias 26 e 30, para a disputa do Sul-Americano, em Recife. Esta será a última competição antes do Pré-Olímpico, que começo no dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro. Já a Polônia enfrenta o Japão, no sábado (22), às 15h (horário de Brasília), pela semifinal da Liga das Nações.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »