Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/08/2023 às 13h45min - Atualizada em 01/08/2023 às 13h45min

Marta pode começar o jogo contra Jamaica como titular

Se não vencer na última rodada, seleção depende de sucesso improvável do Panamá para não ser eliminada; caribenhas contam com retorno de Khadija Shaw

Paulo Octávio
Marta afirma que Brasil passará de fase. Foto:Reprodução/ Globo Esporte
Após a boa estreia contra o Panamá ninguém imaginava que o Brasil correria risco de eliminação logo na primeira fase da Copa feminina. A equipe, após derrota para França, está em terceiro lugar com três pontos, um a menos do que europeias e da Jamaica, rival do jogo desta última rodada. Com isso, só a vitória importa para a classificação. Se não ganhar, a seleção dependerá de uma vitória do já eliminado Panamá. 

Partida decisiva contra as jamaicanas será às 7h (Brasília) desta quarta (2), em Melbourne, e terá transmissão da TV Globo, CazéTV e Sportv. 

As falhas na bola aérea e a falta de competitividade no embate físico são preocupações para essa decisão. Além disso, as caribenhas não levaram gol nesse Mundial.  

A goleira Leticia disse para canal da CBF que o treino desta segunda foi feito com base na imposição das reggae girls e que o time virou a página da derrota de sábado. Porém arqueira afirmou que sentiu o time cansado.  

Essa Copa do Mundo  já mostrou que seleções emergentes podem surpreender.  Austrália venceu o Canadá, que foi eliminado na primeira fase.  Portugal empatou com EUA e quase tirou as tetracampeãs mundiais da Copa. Além da própria Jamaica que conseguiu um ponto importante contra França.  

BRASIL 

Há possibilidade de Marta começar o jogo como titular. Jornalista Yara Fantoni banca a titularidade da veterana. Mas a seleção adota o mistério, e a escalação só será conhecida horas antes do jogo. Além dela, Andressa Alves e Bia Zaneratto podem pegar as vagas de Geyse e Adriana no ataque. Time não tem desfalques por cartão ou lesões e pode ir com o que tem de melhor para partida. 

"Temos que jogar tudo. Será uma final, e final não se joga, final se vence. Temos de entrar com esse pensamento. Não é importante golear, é fazer os três pontos e passar de fase". Essa frase da Andressa Alves em entrevista coletiva já mostra um discurso cauteloso logo na última rodada da primeira fase.  

Provável Brasil: Lelê; Antônia, Lauren, Rafaelle, Tamires; Luana, Kerolin, Ary Borges, Adriana (Marta); Debinha, Bia Zaneratto (Andressa Alves). 

 JAMAICA 

 As Reggae Girls contam com a volta de Khadija Shaw, 26, que foi expulsa contra a França e cumpriu suspensão contra Panamá. Ela é o maior destaque da equipe e com seu 1,82 m de altura preocupa após as falhas nos cruzamentos que Brasil teve no último jogo. 

A Jamaica conta com ajuda da filha de Bob Marley para se estabelecer. Anteriormente, ela, que é Integrante da banda Ziggy Marley and the Melody Makers,  destinou os royalties da música "Strike Hard" (ataque com força) para o desenvolvimento do futebol no país.  

Porém, atualmente, a mãe da meia Hava Solaun, Sandra Phillips-Brower, criou uma vaquinha online para cobrir as despesas no Mundial. Brower teve essa iniciativa após, segundo ela, a federação não repassar os gastos para o time. 

Até agora elas conseguiram cerca de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 238 mil)  para bancar os custos de viagem da seleção. A Federação de Futebol da Jamaica (JFF) só arcou com parte dos gastos. 

“Minha filha e as outras meninas não deveriam se preocupar com a política interna da federação, ou em conseguir um voo ou acomodação. Estou procurando a melhor maneira de distribuir o dinheiro para onde é mais necessário”, desabafou a mãe de Hava Solaun. 

Provável Jamaica: Spencer; Wiltshire (Cameron), A. Swaby, C. Swaby, Blackwood; Sampson, Spence, Jody Brown, Williams, Primus; Bunny Shaw. 

HISTORICO DE CONFRONTOS 

Brasil e Jamaica se enfrentaram por duas vezes, e a seleção canarinho venceu esses jogos. Na última vez seleção canarinho bateu as reggae girls por 3 a 0, com três gols da Cristiane, na estreia da Copa 2019. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »