Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2023 às 17h36min - Atualizada em 29/08/2023 às 10h17min

Viola Davis: A trajetória da atriz com mais indicações de Hollywood

Conheça a história de uma das mais brilhantes atrizes do teatro e do cinema norte-americano

Jéssica Mayara - Revisado por Flavia Sousa
(Reprodução: Vanity Fair)
Conhecida por um de seus maiores papéis na série How to Get Away With Murder e recentemente em Mulher Rei, Viola Davis é atriz e produtora norte-americana vencedora dos principais prêmios de Hollywood e é considerada a maior deste século não somente por toda a sua trajetória na arte, mas por sua história de vida inspiradora e emocionante.  

Davis não teve uma vida fácil, para chegar ao patamar e sucesso que conquistou hoje ela teve que lutar muito por um lugar para que sua voz pudesse ser ouvida.

Em 2022, a atriz lançou o livro Em busca de mim, onde conta como superou os traumas gerados por uma vida dura de desigualdade social, racial e todos os conflitos que passou dentro de seu próprio lar com o pai alcoólatra. Um livro que fala sobre cura, superação e autoconhecimento, e através desse livro ela ganhou o premio de “Melhor Livro de Áudio, Narração e Gravação de Contação de Histórias” no Grammy de 2023 – entrando para a lista EGOT.



Viola foi criada em Rhode Island junto com seus 5 irmãos, pais e avó, onde dividiam um único cômodo em uma casa infestada de ratos e sobreviviam apenas com uma refeição por dia.

Se apaixonou por Teatro aos 6 anos ao ver a performance de Cicely Tyson na TV e cresceu com essa paixão pelos palcos. Entrou para o programa de Teatro da escola e aos 23 anos se graduou na área pela faculdade de Road Island College em 1988.

Foi aprovada na Julliard School com uma bolsa performando um trecho de “A Cor Púrpura”, mas ainda estava vivendo uma vida simples e não conseguia se alimentar direito. Apesar do amor que sentia por atuar, ela frequentemente sentia medo e travava nos palcos, mas com o passar do tempo Viola foi trabalhando para poder superar e se tornar uma pessoa mais segura e extrovertida. 

Seu desejo era se tornar rica e famosa, mas quando se lembra disso sente vergonha, ela disse que o mais importante não são os prêmios que você conquista, mas o legado que você deixa.

Seus primeiros trabalhos foram no Teatro, e em 1996 ela estreou na Broadway com a peça escrita por August Wilson “Seven Guitars”. Em 2001, conquistou um Tony Awards – maior prêmio do Teatro – pelo seu papel em “King Hedley”, também escrita por Wilson.




Estreou na TV no início dos anos 2000 na série City of Angels que não fez muito sucesso, e nessa mesma época fez participação em outras séries. Viola apareceu nas telonas pela primeira vez em 2002 com o filme “Voltando a Viver”, onde apareceu apenas em uma cena sem nenhuma fala, mas que a levou a ser indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante no Independent Spirit Awards.

Em 2008, ela roubou a cena em Dúvida onde atuou ao lado de Meryl Streep. Davis foi indicada pela primeira vez ao Oscar mesmo com somente 7 minutos em cena. Ela não ganhou, mas seu nome foi muito comentado e elogiado na temporada de prêmios daquele ano.

A atriz atuou ao lado de Denzel Washchinton na peça da Broadway “Fences” em 2010, que levou os dois a ganharem um Tony Awards, e 6 anos depois a peça foi adaptada para os cinemas com o titulo “Um Limite Entre Nós”.

Apesar dos inúmeros papeis que Viola teve no decorrer da sua carreira ela se arrepende de ter atuado em “Histórias Cruzadas”, filme que mostra o racismo pela perspectiva de pessoas brancas. Ela sentiu que no fim das contas, a voz das empregadas domésticas não estava sendo ouvida, além disso, ela não conseguiu se sentir dentro da época em nenhum momento do filme, e depois desse filme ela esperava papéis maiores do que os anteriores, mas ela continuou com os mesmos papéis, só que agora recebendo um pouco mais.

As coisas começaram a mudar quando ela ganhou o papel principal na série “How to Get Away With Murder”, onde interpretou a advogada misteriosa e altamente inteligente Annalise Keating. Sua performance foi muito bem elogiada pelos fãs e pelos críticos, e através desse papel ela ganhou seu primeiro Emmy, em seu discurso ela disse:

 

“A única coisa que separa uma mulher de cor de uma branca é a oportunidade”




Viola Davis tem uma voz muito ativa na luta contra o racismo nos Estados Unidos, e sempre traz esse debate para a realidade de Hollywood. Ela sempre diz como é difícil achar bons papéis no cinema para mulheres negras, e que só queria os mesmos papéis que atrizes brancas recebem, e que ela não está nem perto do salário delas.  

Sua 4ª indicação ao Oscar foi com o filme “A Voz Suprema do Blues”, onde pela primeira vez a atriz interpretou uma personagem real, e com isso bateu o recorde de mulher negra mais indicada ao Oscar. Pouco tempo depois ela  atuou em “First Ladies”, série que tinha como foco na primeira temporada a vida da ex primeira dama Michelle Obamah.

Fundou sua própria empresa, a JuVee Productions – Ju em homenagem ao seu  marido – com o intuito de mudar o jogo racial de Hollywood  que só apresentava para a atriz papéis de empregada doméstica e mãe entulada.



Agora em 2023, Viola Davis interpretará a Doutora Gaul no prelúdio de Jogos Vorazes “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, filme que promete muita ação e lutas sangrentas e o papel de Davis será de tamanha importância para a narrrativa do filme.

Uma verdadeira estrela dos Teatros e do Cinema, sempre impecável em todos os seus papéis, e como Denzel disse:
 
 “Viola é uma das maiores atrizes de todos os tempos, ela recebeu reconhecimento não tarde demais, mas, mais tarde do que a maioria. Só que ela foi muito mais longe que muitos, tem gente que recebe oportunidade cedo, mas é esquecida na semana seguinte”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »