Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/08/2023 às 00h11min - Atualizada em 29/08/2023 às 23h59min

Cássio brilha e coloca o Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana

Apesar do sufoco que tomou, equipe paulistana segue firme na luta por título inédito; torneio terá um brasileiro na decisão

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Cássio defende pênalti de Rollheiser (Foto; Juan Mabromata/AFP)
O torcedor da fiel sofreu, mas o Corinthians está na semifinal da Copa Sul-Americana após vencer o Estudiantes nos pênaltis, pelo placar de 3x2, e perder de 1x0 no tempo normal. Fábio Santos, Fausto Veras e Rojas converteram a favor do clube de Itaquera; e o volante Ascacíbar perdeu a última cobrança dos argentinos. Agora o Timão espera na poltrona o classificado do confronto entre Fortaleza e América-MG, que ocorre nesta quinta-feira (1). No jogo de ida, o Leão venceu por 3x1. Dessa forma, um brasileiro está garantido na final do dia 28 de outubro.

Apesar da classificação, o técnico Vanderlei Luxemburgo precisa ficar bastante atento. A equipe do Corinthians tomou pressão do começo ao fim e levou quatro bolas na trave. Além disso, Cássio estava em uma grande noite. Há duas semanas, deu adeus a Copa do Brasil depois de ser eliminado pelo São Paulo. É importante salientar também que os paulistas estão em 13° lugar no Campeonato Brasileiro, não muito longe da zona do rebaixamento. Dessa forma, concluímos que se tivesse eliminado, possivelmente o treinador seria demitido.


1° TEMPO

Com o apoio da torcida, a equipe do Estudiantes pressionou desde o primeiro minuto e foi eficiente. Após jogada trabalhada pelo time argentino, o lateral Bruno Méndez falhou, a bola sobrou para o meia Acosta, que abriu o placar para os donos da casa. Este resultado levava à decisão para os pênaltis. Este gol atrapalhou todos os planos do técnico Vanderlei Luxemburgo, que montou o time mais recuado. Entretanto, como ficou em desvantagem logo no primeiro lance, era necessário mudar o esquema tático.

Por precisar de pelo menos mais um tento, os argentinos continuavam no ataque. Do outro lado, o time do Corinthians não passava do meio de campo. Momentos depois, o meia Acosta arriscou de fora da área, mas Cássio fez grande defesa. Aos nove, o meia Rollheiser recebeu cruzamento, bateu de primeira e colocou o goleiro Cássio para trabalhar novamente. Pelo lado do Corinthians, O atacante Romero estava bastante isolado. Dessa forma, não havia opções para trabalhar lances de perigo.

Os paulistas precisavam tomar cuidado com Mancuso. O lateral-direito dava muito trabalho para Fábio Santos, que tinha dificuldades para marcá-lo. Aos 20, o argentino finalizou por cima da meta defendida por Cássio. Um dos pilares do Corinthians, o meia Renato Augusto estava totalmente apagado no jogo. Até os 26, havia trocado apenas três passes. Apesar disso, o time dos Estudiantes precisava ter muito cuidado, pois ele é capaz de decidir a partida em apenas um lance.

Instantes depois, o atacante Carrillo cabeceou e Cássio fez mais uma defesa. O segundo gol dos donos da casa parecia questão de tempo. Aos 37, o lateral Benedetti, de primeira, acertou a trave. No minuto seguinte, Rollheiser cortou para o meio e acertou a trave novamente. O alvinegro estava totalmente acuado. De novo, Rollheiser chutou de fora da área e, dessa vez, Cássio espalmou. Os jogadores do Corinthians tentavam manter a posse de bola, porém não havia objetividade.


O Estudiantes dominou as ações do primeiro tempo com mais de posse de bola e teve as melhores oportunidades no jogo. O time do Corinthians não conseguia passar do meio de campo, errava muitos passes e perdia a maior parte das divididas. Portanto, perder o primeiro tempo de apenas 1x0 foi lucro.

2° TEMPO

Após fazer um primeiro tempo bem abaixo, os atacantes Wesley e Yuri Alberto entraram nas vagas de Oliveira e Romero. Nos minutos iniciais, os argentinos continuavam pressionando. Os donos da casa queriam se classificar no tempo normal, ao invés de segurar o resultado e levar para os pênaltis. Aos sete, Rollheiser fez boa jogada individual, mas no chute, Cássio encaixou.

No minuto 11, de novo, Rollheiser finalizou, mas dessa vez, acertou a trave. No rebote, mandou à direita da meta defendida por Cássio. O time do Corinthians não teve tempo para respirar. Novamente, Rollheiser recebeu na área e Cássio fez milagre. Apesar do domínio, faltava capricho pelo lado argentino. A principal válvula de escape do Corinthians era o atacante Wesley. No entanto, faltava aproximação dos outros atletas para construir as jogadas.

Aos 15, o volante Sosa arriscou de fora da área e Cássio fez outra defesa. A equipe do Corinthians passou a ficar mais tempo no ataque, porém ainda não assustava os donos da casa. O sistema defensivo do Estudiantes estava bem montado e eram bastante efetivos no contra-ataque. No minuto 28, o volante Ascacíbar acertou um belo chute na trave. Após os 30, as duas equipes baixaram a guarda, pois não queriam correr o risco de tomarem o gol da eliminação no fim do jogo.

O primeiro lance de perigo do Corinthians ocorreu aos 47. Na entrada da área, o meia Giuliano mandou para fora. Após esse lance, o duelo acabou e a disputa foi decidida nos pênaltis.

PRÓXIMOS JOGOS

Próximo compromisso do Corinthians será no próximo domingo (3) contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, às 16h. Já o Estudiantes volta a campo no mesmo dia, porém contra o Racing, às 20h30 (Brasília) no Campeonato Argentino.




 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »