Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/09/2023 às 15h25min - Atualizada em 15/09/2023 às 15h01min

Botafogo visita Atlético MG para ampliar folga na liderança

Palmeiras venceu e diminuiu a diferença do líder para sete pontos; Arena MRV, palco do jogo, ainda passa por problemas com gramado e venda de ingressos é criticada

Julia Vargas - labdicasjornalismo.com
Atlético MG precisa vencer para avançar a "primeira página" da tabela. Foto: Andre Borges/GettyImages

Atlético Mineiro e Botafogo se enfrentam na Arena MRV, em Belo Horizonte, na noite deste sábado (16), às 21h. Os times disputam a 23ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro no novo estádio do Galo, que recebe o segundo jogo de futebol após vitória por 2 a 0 na estreia oficial contra o Santos

 

Embora seja uma partida do líder do campeonato contra equipe que busca ficar perto do G6, o gramada ainda chama atenção. Após problemas na estreia, houve algumas iniciativas de manutenção no gramado. Na estreia houve diversas falhas no gramado, que paralisaram o jogo por cerca de quatro minutos no início do segundo tempo. O campo também foi danificado durante o feriado de sete de setembro em que a Arena MRV foi palco de dois shows. Por isso, a equipe do estádio plantou cerca de 2500m² de novas placas de grama na última quarta-feira (13) para que o gramado esteja em boas condições para o confronto de sábado. 

 

Além do gramado, houve outra problema. A venda de ingressos também teve início no dia 13 e cedeu capacidade de 39 mil torcedores, nove mil a mais do que na estreia. Do total, apenas mil entradas foram reservadas para a torcida visitante, e essas se esgotaram em questão de minutos. A quantidade reduzida de bilhetes gerou polêmica, pois é inferior à regra estabelecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que prevê 10% da carga de ingressos para clubes visitantes. Por isso, a diretoria do time carioca cobrou, em nota oficial, explicações do Atlético-MG, que fechou um acordo de liberação de mais 1.300 entradas em um total de 2.300 ingressos. 
 

Outra discussão surgiu, desta vez no lado da torcida atleticana, por causa dos altos preços dos bilhetes que, até o momento da publicação desta reportagem, ainda estão disponíveis para venda. Os valores começam a partir de R$ 90,00 para aqueles que possuem sócio-torcedor e vão até R$ 430,00.  

 

ATLÉTICO MINEIRO
 

A equipe técnica terá que trabalhar com a ausência de Hulk e Jemerson, que estão suspensos, além dos lesionados que estão no departamento médico. São eles: Igor Rabello, Igor Gomes e Alan Franco. Apesar disso, os meio-campistas Matías Zaracho e Hyoran já se recuperaram e estão à disposição de Felipão. Maurício Lemos também volta após suspensão, assim como Battaglia, e deve ocupar o desfalque na defesa. Já no ataque, Paulinho e Pavón devem jogar ao lado de Alan Kardec ou Vargas

O galo ocupa a nona posição no Brasileirão, única competição que disputa, com 31 pontos. O time vem de uma sequência de uma derrota, três vitórias e um empate, lutando por uma recuperação, no comando de Luiz Felipe Scolari. O técnico assumiu o clube em junho deste ano, mas só conseguiu a primeira vitória pelo alvinegro mineiro dez partidas depois. Até o momento, dos 15 jogos disputados, Felipão conseguiu apenas três vitórias, com aproveitamento de 33,3%, índice abaixo do esperado. Apesar disso, o galo segue com uma leve recuperação nas últimas cinco partidas, com uma média de 61% nesse recorte, buscando uma vaga na Copa Libertadores de 2024. 

 

Possível escalação: Everson; Mariano, Maurício Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio e Pedrinho; Pavón, Paulinho e Alan Kardec (Vargas). Técnico: Felipão

 

BOTAFOGO
 

O treinador portugues tem praticamente todo o elenco do Botafogo à disposição. Das peças principais, apenas Gabriel Pires ficará de fora por suspensão devido ao cartão vermelho que levou na última partida. Apesar de Tiquinho Soares estar recuperado, é provável que não jogue a partida toda, comoino clássico contra o Flamengo. Diego Costa -- que fazia parte do elenco do Atlético-MG e participou das conquistas da Copa do Brasil e Brasileirão de 2021 -- é uma alternativa para substituições durante o jogo.  

 

Já o Fogão, que também só disputa o Campeonato Brasileiro, é líder absoluto da competição com 51 pontos, no momento, sete a mais que o Palmeiras, o vice- colocado. Nos últimos cinco jogos o time conquistou duas vitórias, dois empates e uma derrota, que aconteceu na 22ª rodada contra o Flamengo.

O clube é comandado por
Bruno Lage, que assumiu em julho deste ano e vem tentando manter a campanha deixada por Luís Castro, atual técnico do Al-Nassr da Arábia Saudita. O Glorioso tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro até o momento, com 39 gols em 22 jogos, uma média de 1,7 gols por jogo. Além disso, o artilheiro do Brasileirão também é do time carioca, já que o atacante Tiquinho Soares tem 13 gols na competição.

 

Provável Escalação: Perri; Di Plácido, Adryelson, Vitor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Segovinha, Victor Sá e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Bruno Lage

 

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS
 

Os embates anteriores entre o Galo e o Glorioso no Campeonato Brasileiro revelam uma vantagem mais recente do time carioca. O Botafogo ganhou os últimos dois embates, incluindo o jogo de ida desta temporada de resultado 2 X 0. Em contrapartida, o histórico de confrontos em Minas Gerais é mais favorável ao clube mineiro, que passou quase 11 anos sem perder para o Fogão em Belo Horizonte, com nove vitórias e três empates. Essa dominância teve fim em novembro de 2022 no returno da competição, em que o Glorioso venceu, também, por 2 X 0.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »