Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/09/2023 às 20h21min - Atualizada em 17/09/2023 às 19h51min

Carlos Sainz vence o GP de Singapura e finda jejum da Ferrari

Piloto espanhol consegue a sua segunda vitória na categoria

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Carlos Sainz faz dobradinha com o companheiro Charles Leclerc (Foto: Tom White)
Após 434 dias de jejum, finalmente o torcedor da Ferrari pode comemorar uma vitória. O espanhol Carlos Sainz venceu o Grande Prêmio de Singapura, realizado neste domingo (17). O pódio foi completado pelos ingleses Lando Norris da McLaren e Lewis Hamilton, Mercedes. O líder do campeonato, o holandês Max Verstappen, fez uma boa corrida de recuperação. Terminou em quinto lugar após largar em 11°. Apesar de ter ficado fora do pódio, o piloto da Red Bull lidera o mundial de pilotos, agora com 374 pontos. Em segundo aparece o seu companheiro de equipe Sergio Perez, que possui 223. Já no Campeonato de Construtores, a RB lidera com 597 contra 289 da Mercedes, segunda colocada

O resultado do grid acabou com a possibilidade de Verstappen conquistar o título no próximo  Grande Prêmio. No GP do Japão, no próximo domingo, o holandês pode chegar a marca de 400 pontos, com a pontuação extra da volta mais rápida. Mesmo assim, a diferença do bicampeão para o vice-líder será de 177 pontos com 180 em disputa.

A vitória da escuderia italiana quebrou à sequência de 15 vitórias consecutivas da RBR -- entre os GPs de Abu Dhabi em 2022 e o da Itália -- realizado há 15 dias. Além disso, rompeu o recorde de Verstappen, que haiva conseguido dez triunfos consecutivos no ano.

O monegasco Charles Leclerc largou em segundo, porém foi prejudicado por um pit-stop lento após o safety car ser acionado pela batida de Logan Sargeant na volta 19. Com isso, Russell e Norris entraram de vez na briga pelo pódio com Hamilton correndo por fora.

O piloto da Ferrari até voltou ao top três por conta do pit stop da Mercedes na volta 44, porém foi superado pela dupla na sequência da prova. Perto da bandeirada, abriu-se um trem de asa traseira entre Sainz, Norris, Russell e Hamilton. Entretanto, o GP acabou mais cedo para George, que bateu o carro no muro da curva sete na última volta. Os três primeiros colocados cruzaram a linha separados por menos de um segundo.

LARGADA

A prova começou sem Lance Stroll, que não largou por conta de danos em sua Aston Martin após forte batida no treino de classificação deste sábado. Além disso, sentiu dores por causa do choque. Já o chinês Guanyu Zhou largou do pit lane. Depois de trocar as peças da máquina, havia apenas 18 pilotos no grid.

Ao largar na pole position, Sainz manteve a vantagem em relação a Leclerc, que estava em segundo. Atrás deles, Hamiltou demorou para frear e escapou da pista. Entretanto, se recuperou e continou à frente de Norris, quarto colocado. Na segunda volta, devolveu a posição para o companheiro Russell, porém continuou em terceiro. Sexto colocado, Kevin Magnussen caiu para oitavo. Logo de cara, Verstappen foi para décimo. Já o mexicano Sergio Perez manteve-se em 13° e ainda se envolveu em um toque que deixou o japonês Yuki Tsunoda fora da prova.

Utilizando pneus macios, Leclerc esteve colado com Sainz durante as primeiras voltas, com uma diferença de apenas um segundo para o companheiro. Já no giro dez, a Ferrari pediu para que o monegasco abrisse três segundos de vantagem sobre Russell com o objetivo de tentar se defender. Dessa forma, a distância para o líder aumentou. A disputa entre os pilotos da Ferrari continuou parelha depois que a equipe pediu para Leclerc aumentar a diferença sobre Sainz, apesar do temor ao risco de Russell. No entanto, a batida de Logan Sargeant na curva oito separou os dois carros na volta 19. O novo piloto da Williams perdeu a asa dianteira e voltou para a corrida.

Apesar disso, a direção da prova optou pelo safety car e os cinco primeiros colocados foram ao boxe. Sainz, Leclerc, Russell, Noris e Hamilton. Com a parada, a Ferrari segurou o carro 16 e a troca de pneus no carro de Leclerc durou 5s7. Ele caiu para sexto e recuperou apenas uma posição na sequência do grid. Isso abriu caminho para Russell e Norris.

Esteban Ocon teve problema em seu carro e acabou favorecendo o monegasco. A Mercedes chamou os dois pilotos na volta 44 aos boxes, sob safety car virtual. Assim, Leclerc subiu para terceiro, porém foi superado por Russell e Hamilton. Dessa forma, terminou em quarto após batida do jovem britânico na última volta.

Verstappen teve um começo de largada bastante positivo. Nas primeiras voltas, saiu de 11° para oitavo. Todavia, ficou estacionado atrás da Alpine de Esteban Ocón. Já Sergio Perez permanecia em 13°. A dupla permanceu nas mesmas posições durante 13 voltas até a batida de Sargeant, quando o safety car foi acionado. 

Com os cinco primeiros colocados indo aos boxes na volta 22, Verstappen subiu para segundo, pois naquele momento, os pneus duros dificultavam uma troca. Perez foi para quarto, mas a dupla não ficou muito tempo nas posições conquistadas. No decorrer da correr, Russell e Norris ultrapassaram o bicampeão, que caiu para quarto e passou a ser ameaçado por Hamilton. Ele era sexto enquanto Pérez estava em sétimo na volta 24.

A dupla só foi aos boxes na 41 para trocar pneus duros pelos médios. A parada os jogaram fora da zona de pontuação, porém se recuperaram nas voltas seguintes. Além disso, Perez foi punido com cinco segundos após colidir com Albon em tentativa de ultrapassagem na presença do safety car virtual. O piloto da Williams não pontuou.

Não foi apenas os pilotos da Red Bull que tiveram um dia ruim. Fernando Alonso passou as primeiras voltas se protegendo de Esteban Ocon. Entretanto, recebeu uma punição de cinco segundos por cortar a linha da entrada dos pits ao trocar os pneus na volta 22. O bicampeão disputou posição novamente com o ex-companheiro da Alpine na curva 37, mas perdeu a oitava colocação.

O aniversariante do dia, Ocon, quebrou o câmbio do carro e acionou o safety car virtual. Todavia, não adiantou e precisou abandonar a prova. Dois giros depois, Alonso visitou o pit lane para cumprir a punição. O bicampeão mundial ainda sofreu com a dificuldade da equipe para encaixar o pneus macios. Ademais, na volta 47, o piloto da Aston Martin rodou sozinho e caiu para o último lugar.

Quem também deixou a corrida mais cedo foi Valteri Bottas, mas não parou por áí; Russel bateu no muro já na última volta, quando se aproximava de Lando Norris, segundo colocado.

PRÓXIMA CORRIDA

Os pilotos voltam às pistas no próximo domingo (24) pelo GP do Japão.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »