Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/09/2023 às 16h46min - Atualizada em 23/09/2023 às 14h30min

Em terra de CGI efeito prático é rei

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Divulgação / Reprodução: Top Movie


Sabemos que os efeitos gráficos são um recurso rentável para os estúdios cinematográficos. A praticidade em se utilizar CGI (Computer Graphic Imagery), diminui o tempo de produção nos estúdios e locações, produzir efeitos práticos seria um "desperdício". Por isso, muitos estúdios optam pelo CGI. Mas, ainda existem filmes que usam os efeitos visuais práticos e mostram que não ficam atrás dos efeitos produzidos atualmente.  

O Condado – Senhor dos Anéis

O condado construído para saga O Senhor dos Anéis, é uma das construções mais fascinantes da indústria. A construção fica localizada na Nova Zelândia, o Shire foi inteiramente construído, cada detalhe foi pensado para a imersão do público e está disponível para visitação dos fãs. O condado era a alma da Terra-média. Num momento, onde obras grandiosas com essas, são produzidas com auxílio de telas verdes, essa construção mostra que é possível fazer  algo incrível com efeitos práticos. 

T-1000 - Exterminador do Futuro 2 

Durante a década de 90, os efeitos líquidos utilizados no robô T-1000 captaram a atenção do público e dos críticos. Podemos observar, efeitos fluidos e impecáveis que em alguns momentos se confundem com efeitos digitais, o estúdio Stan Winston ficou responsável pela maioria dos efeitos práticos do segundo filme da saga.

Triceratops – Jurassic Park

Um clássico da ficção científica, foi uma adaptação de mesmo nome, escrito por Michael Crichton. A história de uma ilha recheada de dinossauros que ao longo da história passa pelo caos, trouxe os animatrônicos acompanhados de CGI, que davam vida às criaturas.

O dinossauro mais lembrado é o Triceratops, encontrado pelo grupo de pesquisadores, ele foi construído e esculpido no mínimos detalhes.  O trabalho de CGI, nas continuações, não chegou aos pés do original Jurassic Park, lembrado até hoje pelos efeitos práticos. 

Acidente de Avião – Tenet

Criado por Christopher Nolan, o filme é considerado ambicioso ao usar efeitos práticos em um acidente de avião. Ao tentar utilizar CGI, em outras cenas, Nolan notou que seria mais eficiente usar um jato jumbo e bater de verdade. Ao usar um avião real, a sequência da cena ficou perfeita na primeira tomada.  

A cena do caminhão - Batman: O Cavaleiro das Trevas

A cena do caminhão em O Cavaleiro das Trevas, a equipe fez a manobra em áreas desertas para garantir que o caminhão tombaria para frente e não iria se desviar para as laterais e acabar acertando algum prédio. O caminhão recebeu impulso para tombar através de um pistão que foi instalado embaixo dele e era controlado pelo motorista dublê que guiava o caminhão.

REFERÊNCIAS:
ANDRE, M. 10 efeitos práticos que nunca serão superados pelo CGI. Top Movies, 2023. Disponível em: < 
https://topmovies.com.br/10-efeitos-praticos-que-nunca-serao-superados-pelo-cgi/ >. Acesso em: 23 set. 2023.

RAFAEL, L. 10 Efeitos especiais práticos mais surpreendentes do cinema!. Legião de Hérois, 2017. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-efeitos-especiais-praticos-mais-surpreendentes-cinema.html >. Acesso em: 23 set. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
"_self" id="publicidade12" > Lab Dicas Jornalismo Publicidade 300x70