Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/09/2023 às 22h52min - Atualizada em 24/09/2023 às 22h20min

São Paulo empata com o Flamengo e conquista sua primeira Copa do Brasil

Com apoio da torcida, tricolor segura resultado e comemora título inédito; Mengo lamenta mais uma perda de título na temporada

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Jogadores celebram a conquista da Copa do Brasil (Foto; Rubens Chiri/ São Paulo FC)
PODE COMEMORAR, TORCIDA TRICOLOR! Após décadas na fila, o São Paulo é campeão da Copa do Brasil depois de empatar com o Flamengo em 1x1 no Morumbi neste domingo. Clube venceu por 1x0 na ida no Maracanã.  Bruno Henrique fez para os cariocas, mas Rodrigo Nestor fez o gol do título. Clube paulista venceu por 1x0 na ida no Maracanã. Agora o soberano tem em sua galeria todos os principais títulos do futebol brasileiro. 

Com a conquista, o tricolor disputará a Libertadores de 2024 e ainda receberá R$ 92 milhões de premiação. O clube não disputa a maior competição da América do Sul desde 2022. 

Este título foi muito especial para o técnico Dorival Junior.  O treinador foi demitido do Flamengo mesmo depois de ser campeão da Libertadores e da Copa do Brasil na temporada passada. Agora, foi vencedor justamente contra o ex-clube.
 
Durante a entrevista coletiva, o treinador são-paulino deu uma alfinetada na diretoria rubro-negra:  "Eu só fico assim um pouco chateado porque quando nós ganhamos aquelas competições diziam que [o trabalho] era um "arroz e feijão" e que qualquer um faria igual pela capacidade do elenco do Flamengo", enfatizou o treinador.

Já em 2023, os dirigentes contrataram Vítor Pereira e Jorge Sampaoli. Nem o "feijão com arroz" conseguiram fazer.

A noite também foi especial para o atacante Lucas Moura. O são-paulino esteve na conquista da Copa Sul-Americana em 2012. Depois de passar 11 anos na Europa, voltou e foi peça fundamental nesta conquista inédita.

Além do título, o torcedor do São Paulo bateu o próprio recorde de público em uma temporada com 63.077 pessoas ao estádio. Com isso superou, a marca obtiva no jogo contra o Corinthians nas semifinais, que foi de 62.093.

Do outro lado, o Flamengo fez uma de suas piores temporadas em termos de expectativa. O torcedor mais antigo pode até relembrar do começo do século XXI quando os cariocas lutavam para não serem rebaixados. No entanto, na época, o clube da Gávea tinha elencos extremamente limitados. Em 2023, colecionou muitos vexames. Já passou da hora de a diretoria abrir o olho, senão ficará de fora da Libertadores do ano que vem. 

Eliminados dos torneios continentais, São Paulo e Flamengo só terão o Campeonato Brasileiro até o fim do ano. O tricolor paulista busca escapar da luta contra o rebaixamento, pois ocupa a 14ª posição com 28 pontos, apenas quatro de vantagem em relação ao Santos, que abre a zona da degola. Já o rubro-negro busca uma vaga para o principal torneio da América. Neste momento, está em sétimo lugar, fora do G6.


1° TEMPO

Com o placar desfavorável, o Flamengo tomou iniciativa na partida. Logo no primeiro lance, Pedro recebeu, avançou e no chute, Rafael defendeu. Apesar da oportunidade perdida, os cariocas continuavam atacando. Do outro lado, o tricolor tinha os atacantes Lucas e Wellington Rato para executar os contra-ataques. Aos sete, o São Paulo perdeu um jogador fundamental para a defesa. O zagueiro Arboleda saiu machucado, e Diego Costa entrou em sua vaga.

Os 15 minutos iniciais foram bastante truncados. A equipe do Flamengo começou bem, mas aos poucos, os donos da casa conseguiam ajustar o sistema defensivo. Dessa forma, o jogo ficou equilibrado e com poucas chances. Aos 18, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas deu um belo passe para Gerson, o meia driblou a marcação, porém Rafael fez mais uma defesa.

O São Paulo chegou pela primeira vez no minuto 29. Depois de falta cobrada, o atacante Calleri cabeceou e o goleiro Rossi trabalhou. Na segunda metade do primeiro tempo, o time São-Paulino equilibrou mais o duelo. Entretanto, o jogo ainda estava muito pegado. Com isso, a alternativa era apostar chutes de longas e média distância. Wellington Rato recebeu, cortou para o meio e finalizou para fora. Momentos depois o atacante Lucas Moura pegou de voleio e errou o alvo. Aos poucos, o São Paulo passou a gostar mais do jogo.

Já a equipe do Flamengo não conseguia mais passar do meio de campo. Entretanto, também passou a finalizar de fora da área. Aos 40, Pedro mandou a bola perto da trave de Rafael. No lance seguinte, Pulgar acertou a trave e, no rebote, Bruno Henrique mandou para rede. Este placar levava a decisão para os pênaltis.

Entretanto, o torcedor rubro-negro não teve muito tempo para comemorar. Após falta cobrada, Rossi espalmou. Na sobra, o meia Rodrigo Nestor marcou um golaço. O empate dava o título aos paulistanos.

Em desvantagem, o Flamengo tomou iniciativa no começo da etapa final, tanto que criavam boas chances. No entanto, o São Paulo conseguiu equilibrar o jogo no decorrer do primeiro tempo. Os cariocas até abriram o placar, mas não tiveram concentração para segurar o resultado. Dessa forma, não demorou para o tricolor do morumbi deixar tudo igual novamente.


2° TEMPO

O Flamengo começou a etapa final com o mesmo nível de pressão do primeiro tempo. Depois de cruzamento na área, Rafael espalmou, o zagueiro Fabrício Bruno finalizou para fora. Ao oito, Arrascaeta cruzou na área e Pedro cabeceou por cima. Por volta dos 20, o time treinado por Jorge Sampaoli mantinha a bola no campo de ataque. Já a equipe treinada por Dorival Junior buscava segurar o resultado. Aos 23, Arrascaeta cobrou falta e o zagueiro Léo Pereira mandou para fora.

Os visitantes eram melhores, porém faltava melhorar a pontaria. Dez minutos depois, o atacante Luiz Araújo cruzou, Arrascaeta finalizou de calcanhar e perdeu a chance. O São Paulo chegou pela primeira vez no etapa final apenas aos 40. Lucas fez a jogada, tocou para Luciano, que finalizou para fora. Após as substituições implmentadas por Dorival Junior, o time do Flamengo perdeu o fôlego, e a defesa tricolor estava bem postada.

Já nos acréscimos, Wesley cruzou e Pulgar finalizou para fora. Após a cobrança de tiro de meta, Luciano ganhou a dividida, mas errou o alvo. Aos 50, Ayrton Lucas fez bela jogada pela esquerda, porém Rafael defendeu. 


PRÓXIMOS JOGOS

O São Paulo enfrenta o Coritiba na próxima quarta (30), às 19h, no Morumbi, em partida atrasada da 22ª rodada do Brasileirão. Já o Flamengo enfrenta o Bahia no sábado (30), às 16h, no Maracanã.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »