Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/09/2023 às 22h19min - Atualizada em 27/09/2023 às 21h49min

Palmeiras e Boca Juniors medem forças na semifinal da Libertadores

Equipes lutam para conquistar vaga na decisão: Verdão busca o tetra continental; e Xeneize, fim do jejum que já dura 16 anos

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Palmeiras e Boca Juniors devem fazer confronto eletrizante (Foto; Divulgação/SEP E CABJ)
O Palmeiras enfrenta o Boca Juniors nesta quinta-feira (28), às 21h30 (Brasília), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores da América, em La Bombonera. Equipes lutam para obter vantagem para segunda partida. Não há o critério do gol fora como desempate e caso haja igualdade no agregado a decisão irá para os pênaltis sem prorrogação. Partida terá a transmissão da ESPN.

Depois de cinco anos, as equipes se reencontram na maior competição entre clubes do continente. Em 2018, pela semifinal, os argentinos levaram a melhor e agora os brasileiros buscam a revanche. 

 
Pelo lado argentino, torcedores estão bastante esperançosos com a possibilidade de conquistar o título que não vem há 16 anos. Por isso a  Bombonera estará lotada. Ao todo, quase 50 mil ingressos já foram comercializados. Já a torcida palmeirense também deve ocupar todo o espaço destinado a ela.  A expectativa é que cerca de dois mil palmeirenses estejam presentes; muitos deles, sem ingresso, vão tentar a sorte na porta do estádio.

Outro fato curioso é que na tarde desta quarta saiu boato em grupos palmeirenses de que a torcida visitante terá que passar pelo bafômetro para entrar nas arquibancadas. Danilo Soto, da rádio Energia FM, recebeu como resposta da segurança do local que todos terão que fazer o teste; "até os cachorros", disse a segurança numa brincadeira sobre a entrada de animais na Bombonera. Segundo ouvintes da rádio, o procedimento já foi feito em outros jogos e em outros países da América do Sul

BOCA JUNIORS
 
No treino realizado na última terça-feira (26), o técnico Jorge Almirón testou uma equipe recheada de jogadores experientes, mas uma ausência chamou bastante atenção. Cavani, Marcos Rojo e Romero são titulares incontestáveis. Entretanto, ainda existem três incógnitas no time principal; Lucas Janson foi testado como ponta esquerda no lugar de Valentín Barco, um dos grandes pilares dos xeneizesDurante o último final de semana, Barco atuou apenas por 45 minutos devido a uma lesão e ainda é dúvida para a partida.

Pela lateral-direita
, Lucas Blodel tem mais chances de atuar do que Marcelo Weigandt. Já no meio de campo, a tendência é que Ezequiel Fernandez faça um trio de volantes ao lado de Pol Fernandéz e Cristian Medina. Além disso, o atacante Exequiel Zeballos ganha moral com a torcida embora deva entrar no segundo tempo, pois  Advíncula é o titular.

Os argentinos chegaram as semifinais sem vencer nenhum duelo mata-mata. Passou por Nacional-URU e Racing nos pênaltis após empatar todos os jogos.

Outro fator que motiva o time é que o Boca nunca foi eliminado pelo Palmeiras em Libertadores. Eles venceram a final de 2000 e semifinais em 2001 e 2018. 

Provável escalação: Romero; Blondel, Figal, Rojo e Fabra; Pol Fernández, Ezequiel Fernández e Medina; Advíncula, Janson e Edinson Cavani.Técnico; Jorge Almirón


PALMEIRAS

O principal obstáculo do Palmeiras é a montagem do esquema sem o atacante Dudu, que operou o joelho e só volta em 2024. O técnico Abel Ferreira deve utilizar o lateral-direito Mayke improvisado no ataque e Marcos Rocha na proteção a defesa. Dessa forma, Artur deve atuar na ponta esquerda, embora desagrade a torcida por não render nessa posição. Algumas opções que podem ser utilizadas para o segundo tempo são Breno Lopes e os garotos Kelvin Luís Guilherme.

Por ter feito a melhor campanha da fase de grupos, o Alviverde  disputa o jogo da volta em casa. Até aqui, eliminou o Atlético-MG  e Deportivo Pereira.


LEILA CRITICA "MINORIA BARULHENTA" E PROJETA REFORÇOS

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira respondeu a rádio Band News FM sobre a falta de reforços. A dirigente disse que é difícil  trazer atletas para o Brasil. Sobre a pressão de ser presidente reclamou da "critica insana, fruto de uma minoria barulhenta da torcida". "Dirigente não contrata, quem decide é a comissão técnica. Nós continuaremos a luta para trazermos os melhores. Se não for possível trazer os nomes que a comissão técnica quer, não vou trazer porque a torcida quer. Eu vou fazer o que é melhor para o Palmeiras", respondeu.

A presidente afirmou que já planeja a próxima temporada e planeja trazer três reforços para 2024. Não revelou nomes e nem posição.

Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Mayke, Raphael Veiga e Artur; Rony. Técnico: Abel Ferreira.
 
RETROSPECTO DO CONFRONTO

Palmeiras e Boca Juniors já se enfrentaram em 25 oportunidades. Ao todo, são oito vitórias da equipe alviverde, quatro dos dos Xeneizes e 13 empates.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »