Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/10/2023 às 00h45min - Atualizada em 04/10/2023 às 23h49min

Cano e John Kenedy mantém vivo o sonho da Libertadores

Classificado, Fluminense volta a uma final após 15 anos; eliminado, Internacional busca forças no Grenal para reagir no Brasileirão

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Germán Cano e Arias comemoram o gol da classificação (Foto; Pedro H. Teschi/Images)
O Rio de Janeiro amanheceu em festa! Após 15 anos, o Fluzão voltará a uma final de Libertadores, no dia 4 de novembro. Equipe venceu o Internacional por 2 a 1, de virada, no Beira Rio, pelo jogo de volta da semifinal. O time gaúcho abriu o placar com o zagueiro Mercado, mas Jhon Kenedy e Germán Cano marcaram na segunda etapa e mantiveram vivo o sonho do torcedor tricolor de ver o seu time conquistar o trofeu continental pela primeira vez.

O clube carioca agora espera o vencedor da semifinal entre Palmeiras e Boca Juniors. Os comandados de Diniz já garantem R$ 35 milhões só por chegar a final. Caso conquiste o título, a premiação vai aumentar para R$ 138 milhões. O vencedor do torneio ainda garantirará vaga na fase de grupos Libertadores do ano que vem, no Mundial de Clubes, que será realizado em dezembro;

A última vez que Fluminense foi para uma decisão perdeu para a LDU. Liga venceu nos pênaltis no Maracanã em 2008 após ganhar em casa por 4 a 2 e perder no Rio por 3 a 1. Eles refizeram a final pela Sul-Americana em 2009 com nova vitória equatoriana. Caso ambos vençam os torneios voltarão ficar frente a frente na Recopa em 2024.

Esta final será especial para muito especial para o lateral Marcelo, de 35 anos. Multicampeão pelo Real Madrid, agora terá a oportunidade de conquistar um título que o seu clube do coração não possui.

O Internacional foi superior durante a maior parte do jogo, mas a bola pune. Agremiação teve muitas oportunidades de matar o jogo, porém o Fluminense foi efetivo nas poucas oportunidades que teve.

A noite foi péssima para o atacante Enner Valência. O equatoriano perdeu duas chances claras que poderiam ter matado a partida. O artilheiro até fez um bom jogo tático, todavia, ficará marcado pelas oportunidades perdidas. Agora basta ao Inter escapar do rebaixamento pelo Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Eduardo Coudet ocupa a 14ª posição com 29 pontos e pega o Grêmio no próximo domingo.


1° TEMPO

Mesmo visitante, a equipe do Fluminense tentava manter a bola nos pés. Além disso, apostavam em Keno e Arias pelas pontas na tentativa de efetuar contra-ataques. Já o time do Internacional adiantava as linhas de marcação por meio do esquema 4-4-2 com os atacantes Enner Valência e Wanderson lado a lado. A primeira finalização do tricolor ocorreu por volta dos oito minutos. Cano arriscou de fora da área e Roche defendeu. Entretanto, na sequência da jogada, Wanderson driblou a marcação e o goleiro Fábio  espalmou para escanteio. Na cobrança, o zagueiro Mercado, de cabeça, abriu o placar e fez a torcida colorada delirar.

Este gol sofrido foi bastante prejudicial para Fernando Diniz, pois o treinador teve que mudar logo cedo a estratégia de jogo. Apesar da vantagem, os gaúchos continuavam mellhores. Como a defesa adversária estava desorganizada, o meia Maurício fez ótima jogada individual, porém Fábio salvou à pátria tricolor. O Fluminense estava com 67% da posse bola, mas não conseguia trabalhá-la no campo de ataque. O que faltava era um jogador habilidoso para quebrar as linhas de marcação.

Aos 21, Allan Patrick recebeu livre e mandou à direita da trave defendida por Fábio.

Por volta dos 30, o time colorado decidiu tirou o pé e administrar o placar. Isso é natural, já que o placar era favorável. Mesmo assim, os atletas tricolores estavam irreconhecíveis dentro de campo. Nos minutos finais, Marcelo começou a aparecer mais no jogo e buscou variar as posições. Só no primeiro tempo, atuou na lateral-esquerda, meio de campo e até na ponta direita. Com isso, o Fluminense passou a ficar mais no ataque. Todavia, ainda não era suficiente para desmontar a defesa gaúcha.


2° TEMPO

Com a necessidade de buscar o resultado, o técnico Fernando Diniz fez duas substituições muito importantes: colocou o atacante John Kenedy no lugar do volante Alexsander, e Martineli no lugar de Felipe Melo para ganhar mais mobilidade. As alterações surtiram efeito. Cano recebeu de fora da área e mandou para fora. Do outro lado, o Internacional precisava acertar a marcação em cima de Jonh Kenedy, pois ele estava dando um "calor" na defesa colorada. O Fluminense continuava melhor na partida, o que faltava era caprichar no última passe para finalizar. 

Aos 19, Paulo Henrique Ganso saiu machucado. No lugar dele, entrou o meia Lima. Um dos grandes destaques do jogo foi o atacante Enner Valência. Além de ser artilheiro, possui muita velocidade e força física. No minuto 25, após falta cobrada por Allan Patrick, o equatoriano cabeceou para fora. Era fundamental os donos da casa fazerem o segundo gol, senão poderiam se complicar. Instantes depois, o volante De Peña, que entrou no lugar de Maurício, deu um belo passe para Valência, porém o atacante perdeu uma chance clara e ela fez muita falta no final.

Germán Cano deu um ótimo passe em velocidade para Jonh Kenedy, o atacante tocou na saída do goleiro e empatou o jogo. O time carioca ganhou moral, foi para cima e virou o jogo. Nos minutos finais, depois de bela jogada trabalhada entre Kenedy e Cano, o argentino virou o jogo a favor do fluzão. O Internacional lutou até o fim. Após escanteio cobrado, Luiz Adriano tocou de cabeça e Fábio defendeu para garantir o Tricolor na final. 

PRÓXIMOS JOGOS

O Internacional agora só tem o Campeonato Brasileiro pela frente. O colorado recebe o Grêmio no próximo domingo, às 16h, no Beira-Rio. Já o Fluminense enfrenta o Botafogo no Maracanã. Ambos os confrontos serão realizados no mesmo horário.


 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »