Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/10/2023 às 10h18min - Atualizada em 05/10/2023 às 09h54min

Darlan incendeia Maracanãzinho, e Brasil vence Ucrânia

A seleção brasileira conseguiu a vitória por 3 a 2, segue viva na disputa do Pré-Olímpico e depende apenas de si para a classificação

Julia Vargas - labdicasjornalismo.com
Brasil bate Ucrânia com desempenho espetacular de Darlan. Reprodução/André Durão/Uol

Com dificuldade, o Brasil bateu a Ucrânia por 3 sets a 2 na noite desta quarta-feira (4) na disputa do Pré-Olímpico para Paris 2024. A partida aconteceu no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro teve parciais de 36/38, 25/20, 21/25, 25/18 e 15/11. 

 

Com o resultado, o Brasil ocupa o quarto lugar do grupo com sete pontos, atrás da Alemanha, com 12, e de Cuba e Itália empatadas com nove. Na competição, somente as duas seleções mais bem colocadas já garantem vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Isso torna a situação dos brasileiros difícil, porém time depende apenas de si e precisa vencer os próximos três jogos. Caso não passe, a seleção ainda poderá preencher uma das cinco cotas por meio do ranking mundial, que dá prioridade para os continentes que ainda não foram representados.  

 

1° SET
 

A primeira etapa do confronto entre brasileiros e ucranianos foi a mais longa da competição até agora; a Ucrânia levou a melhor no detalhe por 38 a 36. Logo de início Lucarelli fez os primeiros quatros pontos e a seleção conseguiu conter os ataques do adversário para abrir a vantagem. Os jogadores ucranianos demoraram para entrar no jogo, até que empataram por 18 a 18 e equilibraram o jogo.

A Ucrânia prevaleceu após diversos
setpoints e fechou a fase com 38 pontos. A disputa acirrada ficou marcada por uma seleção brasileira que acertou no bloqueio, que conquistou seis pontos, mas cometeu poucos erros bobos e aproveitou para marcar oito vezes no equívoco dos rivais. Já os ucranianos erraram muitos saques, porém se sobressaíram nos pontos de ataque: foram 25 contra 20 do Brasil.   

 

2º SET

 

Já no segundo set, o Brasil mudou suas peças e a mentalidade e venceu por 25 a 20. Dessa vez quem começou ganhando foi a  Ucrânia, que chegou a abrir uma diferença de quatro pontos com domínio de Kovalov, o maior marcador durante boa parte do confronto. No início, o Brasil não conseguia defender quando a bola passava do bloqueio, errava muitos saques e carecia de confiança para cravar.

Contudo, o cenário mudou quando
Darlan, de apenas 21 anos, entrou no lugar de seu irmão, Alan, para dar firmeza e estímulo à seleção. Outra substituição importante foi a de Adriano, que cedeu lugar a Honorato. Assim, o Brasil empata e toma a dianteira, com destaque para bloqueios de Flávio, além dos contra-ataques e saques de Darlan animando a torcida do Maracanãzinho que, por sua vez, empurrou a equipe para a vitória no set. 

 

3º SET

 

Empatadas, as seleções começaram a etapa muito equilibradas, mas os ucranianos novamente saíram na frente com desempenho impressionante de Tupchii e Poluian, assim como Kovalov que demonstrou muita confiança e variação de golpes. O Brasil tentou acompanhar e chegou a empatar por 19x19, mas por falta de um ataque que incomodasse mais o adversário e  uma defesa mais assertiva a Ucrânia fechou o set com quatro pontos na frente. Apesar do bom desempenho, os ucranianos persistiram em forçar o saque sem necessidade e chegaram aos 21 erros. 

 

4º SET
 

O Brasil reagiu mais uma vez e fechou o set com folga por 25 a 18. A etapa começou equilibrada entre as equipes, mas a partir de um ponto criativo e inesperado de Bruninho, que passou a bola no segundo toque, os brasileiros abriram vantagem. Darlan sacou forte, fez aces e incendiou o Maracanãzinho. Ele também chamou a torcida de volta para o jogo, que vibrou a cada ponto e fazia a diferença no clima da partida.

Kovalov continuou com sua boa
performance em quadra, mas a Ucrânia seguiu com muitos erros de saque, ficando para trás. Tupchii, ainda levou um cartão amarelo seguido de um vermelho, o que rendeu mais um ponto de graça para os brasileiros. Dessa forma a seleção canarinha fecha o set com folga, levando a disputa para o tie-break

 

5º SET 
 

Confiante, o Brasil fecha o tie-break com 15 a 11 e segue na luta por uma vaga para Paris 2024. Os brasileiros abriram o set e com ace de Lucão, conquistaram boa vantagem. Porém a Ucrânia cresceu no jogo com Kovalov e Tupchii dando trabalho para a defesa e bloqueio brasileiros, obrigando Renan a pedir tempo. Ainda assim, a seleção conseguiu conter o emocional e fechar o set.

Apesar dos bons ataques a Ucrânia errou muito, cedeu ao Brasil mais de um set inteiro por erros de saque, que no total foram 33.  A vitória veio com direito a jogada de parceria antiga entre Bruninho e Lucão, bloqueios de Flávio, o jogador com mais bloqueios na competição (18) e Darlan, o maior pontuador do jogo (23), mereceu o bordão “você é ridículo!” narrado pelo jornalista
Everaldo Marques.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS
 

Ainda neste final de semana, o Brasil segue na busca por uma das vagas garantidas pelo Pré-Olímpico. A seleção pega Cuba na sexta-feira, o Irã no sábado e fecha sua trajetória no domingo contra a Itália. Todas as partidas acontecerão às 10h da manhã e serão transmitidas pela Globo e pelo Sportv2.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »