Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/11/2023 às 00h32min - Atualizada em 15/10/2023 às 18h06min

Vila Madalena: um bairro boêmio no coração da capital paulista

A tradicional região de bares e casas noturnas é considerada um dos principais pontos de encontros sociais da cidade

Lucas Smith - editado por Camila Lustosa
Fotos: © Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br
    A Vila Madalena é um dos mais importantes e antigos bairros da cidade de São Paulo. Sua fundação se deu no ano de 1893, já que antes era adjacência do distrito de Pinheiros. Por lá, muitos estudantes, amigos e colegas de trabalho costumam se encontrar durante a semana para confraternizar ou mesmo celebrar o famoso "Sextou". Palco de apresentações e pontos turísticos populares - beco do Batman -, já foi cenário e nome de uma novela da Rede Globo. 



O BAIRRO 


Reprodução: www.nokkel.com.br

 
    É tida como uma região nobre, boêmia e juvenil da cidade. Suas casas noturnas, universidades, galerias, produções de artes plásticas, grafitados e escola de samba (Pérola Negra) contribuem para essas classificações. É ponto final da linha verde de metrô e sua arquitetura e ruas estão centralizadas no pós-moderno.


PONTOS TURÍSTICOS 


Reprodução: www.curtamais.com.br

 
    As principais atrações do bairro são justamente a rotina noturna badalada e o famoso beco do Batman. O beco se caracteriza como um grande centro de grafitado, exposição de artistas plásticos e de vendas de produtos artesanais, o que movimenta a economia e atrai turistas dos quatro cantos do país e do mundo. 


BARES 


Reprodução: 
saopaulosecreto.com

 
    Como citado anteriormente, os bares e as casas noturnas são pontos de encontros socias entre os frequentadore do bairro. Os bares, em sua grande maioria são abertos quase que diariamente. Alguns possuem quiosques, mesas ao ar livre e música ao vivo. As casas noturnas costumam agitar os frequentadores da vila aos finais de semana, mas existem as que abrem as portas durante a semana. 


ALBERGUES 


Reprodução: fotostrasse.com


    O bairro é famoso pela quantidade de hosteis e republicas situados na região. Por ser um ponto de encontro muito intenso de jovens e pelas universidades presentes nas adjacências, os albergues e residencias estudantis fazem sucesso para os que buscam uma residência mais próxima das atrações da cidade e pelo preço econômico desses ambientes. 


PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS 


Reprodução: www.viajali.com.br

    Em 1999, a Rede Globo de televisão produziu a telenovela "Vila Madalena". O nome que remetia ao famoso bairro de São Paulo também trazia consigo elementos do próprio bairro na história, tais como os redutos culturais, a vida norturna agitada e os ambientes boêmios juvenis. Outras produçõres também tiveram locações na região, seja para programas de TV, séries de Streaming e filmes. 

Vídeo da abertura da novela 

 

 




 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »