Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/11/2023 às 22h43min - Atualizada em 05/11/2023 às 22h24min

‘Fim’: saiba tudo sobre a nova série nacional

Estrelada por Marjorie Estiano e Fabio Assunção, obra é baseada em best-seller nacional

Felipe Nunes - Revisado por André Pontes
Atores de destaque da indústria cinematográfica brasileira compõem o elenco (Foto: reprodução/ Globo)

Original Globoplay, “Fim” é a nova aposta do Grupo Globo para o último semestre deste ano. A trama conta com 10 capítulos, disponibilizados a cada dois, a cada semana. Nesta quarta-feira (8), o quinto e o sexto chegam à plataforma de streaming. O primeiro episódio é liberado aos espectadores não assinantes.

 

Baseada no livro homônimo da atriz e escritora Fernanda Torres, a série gira em torno de um grupo de amigos em diferentes momentos da vida: adolescência, fase adulta e velhice. A narrativa se passa entre os anos de 1982 e 2012. Já as cenas são ambientadas em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Com direitos de publicação vendidos para Itália, França, Holanda e Portugal, a produção literária que inspirou a adaptação audiovisual superou a marca de 100 mil exemplares vendidos. “Fim” é o romance de estreia de Torres, anteriormente conhecida pela carreira como atriz.


 

A história central é construída com base no amadurecimento e em todas as mudanças físicas, psicológicas e emocionais que esse processo acarreta. Para dar vida aos personagens, o elenco conta com atores conhecidos por novelas, filmes e outros seriados nacionais.

 

Elenco
Marjorie Estiano protagoniza a obra como a complexa Ruth — esposa de Ciro, papel defendido por Fábio Assunção. Os atores, antes vistos em folhetins de sucesso da teledramaturgia nacional, colecionam nos currículos seriados de sucesso no streaming.

 

Além da sensível e profunda Manuela Fonseca, de “A Vida da Gente”, novela das seis de Lícia Manzo  Estiano se consagrou como a médica Carolina ao longo das cinco temporadas da premiada série “Sob Pressão”, também do Globoplay.

  


O mesmo vale para Fábio Assunção. Visto como o dúbio Humberto em “Todas as Flores” folhetim de João Emanuel Carneiro exibido na Rede Globo após “Terra e Paixão, atual novela das nove da grade da emissora — ele integrou o elenco de “Onde Está Meu Coração”, produção nacional elogiada pela crítica especializada que versa sobre dependência química.

 

Fora a dupla que estrela a narrativa, estão no elenco os intérpretes: Debora Falabella (Irene), Laila Garin (Norma), Thelmo Fernandes (Álvaro), Heloisa Jorge (Célia), David Junior (Neto), Bruno Mazzeo (Silvio) e Emilio Dantas (Ribeiro).

 

Na escalação dos atores, a atriz que daria vida à personagem Irene seria Alessandra Negrini. Contudo, após paralisações nas gravações em virtude do contexto pandêmico, ela deixou o elenco. Isso porque o reagendamento das filmagens coincidiu com as mesmas datas das gravações de “Cidade Invisível” — seriado folclórico da Netflix, no qual ela vivencia Cuca.

 

Direção e produção

Consolidado no cenário cinematográfico nacional, Andrucha Waddington assume a direção artística. “Casa de Areia”, “Eu Tu Eles”, “Lope”, “Os Penetras”, “Amor e Sorte”, “Anitta: Made in Honório” e “Rio, Eu Te Amo” são alguns dos projetos dirigidos por ele.

 

A produção fica a cargo dos Estúdios Globo e da Conspiração. Esta segunda é a mesma produtora da série “Dom”, e também da obra documental “Viajando com os Gil”, que mostra os bastidores da família de Gilberto Gil em apresentações realizadas na Europa. As duas produções estão disponíveis no catálogo do Prime Video.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »