Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/11/2023 às 20h29min - Atualizada em 11/11/2023 às 16h24min

Crítica - Loki 2° temporada / Série atinge seu glorioso propósito no meio de crise na Marvel

A segunda temporada eleva o nível em relação à primeira e se torna uma das melhores produções da cultura pop recente

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara

O texto abaixo contém spoilers.

É verdade que o momento da Marvel não é bom, com o studio passando pela sua maior crise já enfrentada. Desde o início da chamada Saga do Multiverso, a Marvel Studios vem sofrendo diversos problemas. O aumento do lançamento de produções em espaço curto afetou a qualidade do roteiro e efeitos visuais de diversos filmes e séries, acarretando em baixa bilheteria e audiência, tanto em produções para o cinema quanto para o Disney+, além de demissões internas e adiamento de diversas obras. Felizmente, nada disso afetou a gloriosa segunda temporada de Loki.


Fonte/Reprodução: Marvel Studios

Fonte/Reprodução: Marvel Studios


A temporada gira em torno das consequências geradas no fim da primeira. A morte do Aquele que Permanece (Jonathan Majors) por Silvie (Sophia Di Martino) faz com que diversas ramificações temporais sejam geradas na Linha do Tempo Sagrada, causando um colapso do Tear Temporal por não conseguir aguentar tantas ramificações.

Enquanto a primeira temporada fala sobre pertencimento, como personagem Loki (Tom Hiddleston) entendendo se faz parte de algo maior do que ficar sedento por suas ambições, como sentar num trono e governar, a segunda temporada fala sobre propósito, onde o personagem percebe sua real importância dentro do Universo Cinematográfico Marvel, com a escolha do tema gerando um verdadeiro desenvolvimento e evolução para o personagem.

Apresentado antes como um vilão ambicioso no filme Os Vingadores, movido pela sede de poder e reconhecimento, onde nada mais importava para ele, a segunda temporada desenvolve as novas motivações do personagem, deixando claro que Loki sempre esteve destinado a perder para que outros atinjam a sua melhor versão. Loki agora vê nos amigos um real propósito de existência. 

O último episódio da segunda temporada denominado "Glorioso Propósito", mesmo nome dado ao primeiro episódio da primeira temporada, mostra Loki enfim encontrando aquilo que sempre esteve destinado a ser. Usando seu poder de deslize temporal, Loki tenta evitar que Silvie mate Aquele que Permanece no passado para impedir que o colapso do Tear Temporal apague todo o multiverso, porém ao não conseguir, ele percebe, enfim, que terá que fazer aquilo que está destinado desde sempre, perder.

Usando todo seu poder, Loki destrói o Tear Temporal e usa sua magia para energizar todas as ramificações mortas, senta no trono que pertenceu antes ao Aquele que Permanece e se torna a fonte que abastece e mantêm todo o multiverso vivo, transformando o que era antes a Linha do Tempo Sagrada na Árvore Yggdrasil, referência à mitologia Nórdica. Loki finalmente governa, não impondo, mas deixando sua vida para trás, em prol do bem maior, em prol da vida de todos. Muito mais do que rei, ele se torna o coração do multiverso. Glorioso propósito.


O que o fim de Loki indica para futuro da Marvel, Vingadores e Kang

O que o fim de Loki indica para futuro da Marvel, Vingadores e Kang

Reprodução: Marvel Studios

Apesar do desenvolvimento do Loki ser o grande foco da série, alguns personagens roubam a cena. A série conta com a excelente adição do ator vencedor do Oscar, Key Huy Quan, que interpreta o personagem carismático Ouroborus, sendo responsável por diversos momento cômicos da série, além do personagem Victor Timely, uma das variantes de Kang, interpretado por Jonathan Majors. Já as personagens femininas acabam ficando de lado, principalmente Silvie que brilha na primeira temporada, mas que aqui acaba sendo pouco desenvolvida e serve mais como órbita das motivações do protagonista.

Em suma, a segunda temporada de Loki eleva o nível em relação à primeira temporada e demonstra a real evolução do personagem. Ao apresentar conceitos de viagem no tempo diferentes, série traz uma complexidade ousada no roteiro que pouco se vê nas produções da Marvel Studios. Além de fechar o arco do personagem Loki de forma realmente épica, a finalização dessa temporada serve como preparação para o desfecho da Saga do Multiverso, com os filmes Vingadores: Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas.

A segunda temporada de Loki conta com 6 episódios e está disponível no catálogo do Disney+.




REFERÊNCIAS

MOGNON, Matheus; "Loki:entenda o bombástico final da segunda temporada da série; terra;2023; Disponível em: 
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/loki-entenda-o-bombastico-final-da-segunda-temporada-da-serie,8a2de3d979cba3e6b544fdd2eb264598i4plcp1v.html; Acesso em 11 de novembro de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »