Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/11/2023 às 20h14min - Atualizada em 25/11/2023 às 20h00min

O grande GÊNIO do cinema Martin Scorsese completou 81 anos

De Infiltrados até o mais recente sucesso, Assassino da Lua das Flores, conheça as grandes produções do diretor!

Bárbara Mirele - Editado por Ana Terra


Cineasta, produtor de cinema, roteirista, ator norte-americano, vencedor do Oscar, pai e marido, Martin Scorsese completou 81 anos na sexta-feira passada (17). Ele, que está há 60 anos em atividade no mundo do cinema, gosta de explorar temáticas mafiosas, com jogadas de câmera lenta e muitos palavrões, crimes e armas em seus filmes. 
 
Scorsese foi indicado várias vezes ao Oscar e Globo de Ouro, além de ter ganho o Festival de Cannes, prêmio BAFTA, entre outros. Ele possui uma vasta lista de filmes que são considerados grandes sucessos não só pelos fãs, mas também pelos críticos.
 
ALERTA: O texto pode conter spoilers!
 
Taxi Driver:
 
 
Para lidar com a insônia, um ex-fuzileiro naval deprimido, vira motorista de táxi e passa a frequentar estabelecimentos locais de pornografia em busca de diversão e alívio emocional.
 
O filme além de mostrar a mente perturbada de Travis, o coloca em situações em que ele parece o ‘mocinho’ da história, o que claramente ele não é. Quem assiste, fica nesse impasse sobre o personagem: ele é uma pessoa boa e que aplica a justiça corretamente, ou apenas um complexado tentando purificar as pessoas à sua maneira?
 
O Lobo de Wall Street:
 
 
Na história, Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, entretanto ilegal. Ele e seus amigos mergulham em um mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia.
 
Um fato curioso é que o filme ultrapassou “O Verão de Sam” na quantidade de palavrões. O longa conseguiu a façanha de repetir a palavra “fuck” 506 vezes, superando o filme de Spike Lee, que continha 435.
 
Os Infiltrados:
 
 
Billy Costigan, um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, no grupo comandado por Frank Costello. Billy conquista sua confiança ao mesmo tempo em que Colin Sullivan, um criminoso que atuou na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin se sentem aflitos devido à vida dupla que levam. Mas, quando a máfia e a polícia descobrem que há um espião entre eles, a vida de ambos passa a correr perigo.
 
Ao longo do filme, existe uma ‘batalha’ interna entre os dois infiltrados (Billy e Colin), com cada um correndo o risco de ter sua real identidade revelada pelo lado oposto. A trama do filme transita em uma mistura de investigação policial com estratégias, o que vai te deixar roendo as unhas para saber de cada plot twist.
 
Ilha do Medo:
 
 
No ano de 1950, a fuga de uma assassina leva o detetive Teddy Daniels e seu parceiro a investigarem o seu desaparecimento de um quarto trancado em um hospital psiquiátrico. Lá, uma rebelião se inicia e o agente terá que enfrentar seus próprios medos.
 
Muitos consideram esse o melhor filme de Martin, pois a tensão é presente quase que em 100% do filme, o que faz com que você precise ficar atento a todos os sinais. E em certo momento no final, vários questionamentos começam a tomar forma: Teddy é o vilão? Ele ficou louco ou apenas fingiu ser? O que acontece no final?
 
Assassinos da Lua das Flores:
 
 
Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.
 
A trama aborda de forma muito bem elaborada, os vários massacres e explorações que povos originários sofreram durante todos esses anos. Scorsese realiza uma forte crítica ao próprio país, já que os Estados Unidos é responsável por uma boa parte da colonização de outros países. Por não ter uma temática envolvendo máfias e armas, o filme parece ser um pouco mais arrastado, porém as atuações de DiCaprio e Gladstone formam uma sintonia perfeita, além da fotografia marcante, o que envolve o telespectador até o último minuto.
 
 
REFERÊNCIAS:
 
O mafioso cinema de Martin Scorsese. Por Dentro da Tela. Disponível em Acesso em: 25 de nov. de 2023
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »