Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/12/2023 às 22h39min - Atualizada em 17/12/2023 às 22h39min

Mundial desafia Diniz e Fluminense

Após título da Libertadores, Tricolor luta contra o trauma de sul-americanos na semifinal, e treinador tem mais uma prova de fogo em um 2023 efervescente

Paulo Octavio
Diniz conversa com Cano durante treino. Foto:Lucas Merçon /Fluminense FC
Depois de tantas equipes brasileiras que lutaram pelo sonho do Mundial de Clubes, chegou a vez do Fluminense de Fernando Diniz. E o adversário do clube na semifinal é o Al Ahly. Brasileiros e egípcios se enfrentam nesta segunda, às 15h, em jogo único. O vencedor se classifica para final e vai enfrentar o vencedor de Manchester City e Urawa. Caso haja empate, haverá prorrogação de dois tempos de 15 minutos. Mantida a igualdade, decisão da vaga será nos pênaltis. TV Globo, Casé TV transmitem a partida. 

Apesar dessa etapa ultimamente ser um tormento para equipes sul-americanas, a depender do histórico, o torcedor tricolor pode ficar mais sossegado. Isso porque o time egípcio nunca eliminou uma agremiação nessa fase do Mundial. No máximo, ganhou do Palmeiras na disputa de terceiro lugar nos pênaltis após empate no tempo normal em 2021. Mas o clube perdeu para o próprio Alviverde, no ano seguinte; Internacional; Corinthians e Flamengo, embora tenha complicado as partidas contra todas essas agremiações. 

De qualquer forma, é bom ficar atento a dois grandes nomes do rival desta segunda. O goleiro  El Shenawy costuma pegar pênaltis (defendeu cobrança do Benzema na última sexta) e o atacante El Shahat. Ambos são destaques da seleção do Egito. 

O Mundial é um novo desafio para Fernando Diniz em um 2023 histórico para sua carreira. Nessa temporada, o técnico finalmente conquistou títulos de primeira grandeza, entre eles um Campeonato Carioca e a Libertadores. Mesmo assim não conseguiu dissipar as críticas de seus detratores. Até porque na seleção, Diniz não conseguiu repetir o sucesso que teve com o Tricolor. 

Agora que CBF vive uma turbulência com a troca de presidente e possível nova eleição, há dúvidas se Carlo Ancelotti realmente virá. Por isso, a classificação para final pode mostrar que o treinador tem condição de ser competitivo. Já um insucesso traria nova pressão para os ombros do comandante. 
Na coletiva antes da semifinal, Diniz destacou a caminhada que teve até esse momento. "Disputar o Mundial de Clubes para nós era o sonho de todos os dias, desde que eu cheguei ao Fluminense. Não foi algo que aconteceu na casualidade, foi [fruto de] muito trabalho. Não é porque você trabalha muito que você vai ganhar, mas trabalhar muito e sonhar todos os dias que é possível te aproximar das conquistas e foi o que nos trouxe até aqui.” 

FLUMINENSE 

Time deve ser o mesmo que bateu o Boca Juniors na final da Libertadores. A principal dúvida é sobre Samuel Xavier. O lateral-direito sofreu uma torção no joelho direito na partida contra o São Paulo, em 22 de novembro. Samuel foi poupado nesse meio tempo e deve começar diante dos egípcios. A imprensa cogitou a possibilidade de John Kennedy ser escalado como titular, porém a tendência é de que o herói do título continental seja uma opção para o segundo tempo. 

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Keno e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz 

AL AHLY 

Eufórico após despachar o estrelado AL Ittihad na casa do rival, o Al Ahly está pronto para tentar surpreender o Flu. O técnico suíço Marcel Koller deve repetir a escalação que iniciou a partida da última sexta.  

Após dizer que só viu o Tricolor na final da Libertadores, Koller rasgou elogios apra equipe e técnico na coletiva. 

"Preparei os jogadores e me preparei muito bem para enfrentar o Fluminense. Amo o futebol brasileiro e adoro assistir desde jovem. Diniz tem uma abordagem diferente e um estilo especial. Todo treinador busca dar o melhor para elevar o nível de desempenho dos atletas, que é o que o técnico brasileiro fez com a sua equipe." 

AL AHLY: El Shenawy; Hany, Ibrahim, Abdel Monem e Ali Maaloul; Emam Ashour, Marwan Attia e Ahmed Nabil Koka; Percy Tau, El Shahat e Kahraba. Técnico: Marcel Koller 

HISTÓRICO DE CONFRONTO 

Fluminense e Al Ahly se enfrentaram uma única vez na história. Foi em um amistoso em 1961 no Estádio Internacional do Cairo . Na ocasião, o Tricolor venceu por 2 a 1 com gols de Waldo e Telê Santana. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »