Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/12/2023 às 17h59min - Atualizada em 18/12/2023 às 17h43min

Fluminense bate o Al-Ahly e mantém vivo o sonho do título do Mundial

Apesar do primeiro tempo ruim, tricolor domina as ações do segundo tempo e disputará sua primeira final no torneio

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Comemoração dos jogadores do Fluminense após o apito final (Foto: Reuters/ Arm Abdallah Dalsh)
O Fluminense passou sufoco, mas está em sua primeira final de Mundial de Clubes na história após vencer o Al-Ahly por 2x0. Arias e Jhon Kenedy fizeram os gols da vitória heróica. O confronto aconteceu nesta segunda-feira (18), no estádio King Abdullah. Os cariocas agora esperam na poltrona o vencedor da partida entre Manchester City e Urawa Reds, que ocorrerá nesta terça-feira (19), às15h (Brasília).
 
Muitos torcedores e comentaristas acreditam que o favorito Manchester City terá uma vitória tranquila, mas a tendência é que não seja bem assim: Os citzens não fazem uma grade campanha no Campeonato Inglês em comparação as últimas edições, pois atualmente está em quarto lugar e não vence há seis partidas. Além disso, as últimas equipes brasileiras que disputaram a final, Flamengo e Palmeiras, que enfrentaram Liverpool e Chelsea, respectivamente, fizeram partidas duras e, mesmo derrotadas, levaram o duelo para a prorrogação. Portanto, o torcedor do Fluminense não precisa “jogar a tolha” antes da hora.

A noite mais uma vez foi iluminada para o Jhon Kenedy. Após ser decisivo em todos os jogos mata-mata no título da Libertadores, o atacante de 21 anos fez o gol da classificação. A tendência é que em 2024 clubes europeus estejam interessados na jovem promessa.

1° TEMPO

Nos minutos iniciais, o Fluminense provou o próprio veneno, pois a equipe do Al-Ahly ficava mais tempo com a bola. Dessa forma, aproveitou o momento e foi responsável pelo primeiro lance de perigo do jogo. O atacante Percy Tau recebeu pela direita e mandou por cima da rede. Entretanto, não demorou muito para o Fluminense responder. Keno fez boa jogada pela esquerda e Arias acertou a trave.

Momentos depois, Percy Tau iria sair mano a mano com o goleiro Fábio, mas o zagueiro Felipe Melo fez um desarme sensacional. Após cobrança de escanteio, o lateral Samuel Xavier salvou em cima da linha. Mesmo jogando mal, o Fluminense conseguia responder. A expectativa era que o confronto fosse decidido nos detalhes. Depois de escanteio cobrado, Aras mandou na trave novamente.

O Fluminense tinha 63% da posse de bola, porém não havia objetividade. Ao todo, o Al-Ahly teve 13 finalizações contra apenas três do tricolor. O que restou para abrir o placar foi acertar o passe final, visto que perderam dois ótimos contra-ataques que poderiam ter colocada o time egípcio com uma vantagem favorável para o segundo tempo.


2° TEMPO

Diferente da etapa inicial, o Fluminense buscava propor o seu jogo. Com a posse de bola, a equipe tinha paciência para transformar as jogadas em lances de perigo. Aos oito, Cano bateu cruzado e mandou para fora. Como as linhas de marcação adversária estavam altas, o Al-Ahly não conseguia fazer troca de passes no campo ofensivo. Apesar do domínio, o tricolor precisava ficar de olho nos contra-ataque. Por volta dos 15, o atacante El Shahat cortou para o meio e Fábio defendeu.

Aos 22, Percy Tau derrubou Marcelo na área, e o árbitro marcou pênalti para os cariocas. Arias cobrou muito bem e abriu o placar para o fluzão. Precisando do resultado, o Al-Ahly foi para cima. Com isso, o técnico Fernando Diniz colocou o lateral Diogo Barbosa para segurar a marcação e o atacante Jhon Kenedy para efetuar contra-ataques. No minuto 41, Kenedy deu um ótimo passe para Cano, que de frente para o goleiro El-Shenawy, perdeu uma grande oportunidade para matar o jogo.

Instantes depois, Martineli fez bela jogada e tocou para Jhon Kenedy colocar os cariocas na final. O Fluminense ainda teve a chance de fazer o terceiro, mas Cano foi parado por El-Shenawy.

PRÓXIMOS JOGOS

O Fluminense aguarda o vencedor de Manchester City e Urawa Reds, que acontecerá nesta terça-feira (19), às 15h (Brasília) pela grande final. Já o Al-Ahly disputa o terceiro lugar contra o perdedor deste duelo. As partidas acontecem na sexta (22), às 11h30 e às 15h, respectivamente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »