Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2024 às 18h02min - Atualizada em 22/01/2024 às 17h22min

'Renascer', 'No Rancho Fundo' e mais novelas e remakes que estreiam em 2024

Folhetins serão lançados no streaming e na TV aberta

Felipe Nunes - editado por Malu Figueiredo
Releituras e histórias inéditas marcam lançamentos (Foto: Globo/ HBO Max | Edição: Felipe Nunes)

O ano de 2024 chegou, e com ele diversas obras novelísticas. Tramas de suspense, romance e comédia, heróis  e vilões, narrativas contemporâneas e até adaptações históricas compõem as novelas que chegam neste ano não apenas na TV aberta, como de costume, mas também em plataformas de streaming.

 

Renascer

Substituto de “Terra e Paixão”, o remake ocupa o horário nobre da Rede Globo a partir desta segunda-feira (22). Bruno Luperi reescreve a trajetória de José Inocêncio (Humberto Carrão/ Marcos Palmeira), fazendeiro simples que ascende socialmente ao se tornar um grande produtor de cacau. 

 

O protagonista vive em conflito com João Pedro (Juan Paiva), já que Maria Santa (Duda Santos), então esposa de Inocêncio, morre no parto do herdeiro. Além disso, as rivalidades entre pai e filho crescem quando eles se apaixonam pela mesma mulher: Mariana, mocinha defendida pela atriz Theresa Fonseca.

 

Dirigida por Jayme Monjardim, o mesmo diretor de “Pantanal” (2022), a trama se desdobra em duas fases temporais distintas. A primeira deve ser desenvolvida nos 12 primeiros capítulos, enquanto a segunda é constituída ao decorrer do restante. O elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Juliana Paes, Sophie Charlotte, Vladimir Brichta, Jackson Antunes, Rodrigo Simas e Marcello Melo Jr. 

 

Dona Beja

Outro remake estreia neste ano, mas agora, no streaming da HBO Max. Protagonizada por Grazi Massafera, a obra tem forte apelo histórico, tendo em vista a reconstrução ficcional da trajetória de Ana Jacinta, figura de forte importância para a história brasileira. 

 

O enredo principal é fundamentado pela desilusão amorosa da protagonista, que abre um bordel em Araxá, município de Minas Gerais. Originalmente exibida em 1986, a novela era estrelada por Maitê Proença na extinta TV Manchete.

 

Escrita por Daniel Berlinsky e Antônio Barreira, com a colaboração de Maria Clara Mattos, Cecilia Giannetti, Clara Anastácia e Ceci Alves, a adaptação tem 40 capítulos previstos – número extremamente baixo quando comparado aos folhetins da TV aberta, que passam dos 120 capítulos e podem chegar à marca de 200.

 

A estratégia experimental de redução de capítulos visa atrair o público com uma proposta que prioriza o dinamismo e a agilidade. Bianca Bin, Indira Nascimento, Erika Januza, Elizabeth Savala, Dudu Pelizzari, George Sauma, Roberto Bomtempo e Rita Pereira compõem parte do elenco.

 

Família é Tudo!

Batizada provisoriamente como “A Vovó Sumiu”, a novela mistura mistério, comédia e ação na história familiar de cinco netos que precisam encontrar a avó, que, a princípio, estava desaparecida. Depois de ser dada como morta, os netos precisam chegar a um consenso sobre a partilha dos bens deixados por ela.

 

A trama é escrita por Daniel Ortiz, o mesmo autor de “Salve-se Quem Puder” (2021), “Haja Coração” (2016) e “Alto Astral” (2015). Ortiz é conhecido por escrever obras que possuem mais de um protagonista e apostar em triângulos amorosos. Em “Família é Tudo”, ele segue a mesma receita.

 

Arlette Salles estrela a narrativa como Frida, a avó de Vênus (Nathália Dill), Júpiter (Thiago Martins), Plutão (Isacque Lopes), Electra (Juliana Paiva), e Andrômeda (Ramille). Além da interpretação de Frida, Arlete Salles fica responsável por Catarina, irmã gêmea da protagonista.

 

Dirigido por Fred Mayrink e com gravações em andamento, o folhetim chega à Rede Globo para substituir “Fuzuê”, atual novela das sete escrita por Gustavo Reiz, autor estreante na emissora. A estreia de “Família é Tudo!” está prevista para o início de março.

 

Beleza Fatal

Pressões estéticas, profissionais antiéticos e vidas perdidas na busca pela utopia da perfeição corporal. É com essa premissa que a segunda novela da HBO Max chega ao streaming, apostando, mais uma vez, em enredos ágeis e dinâmicos.

 

Ambientado em São Paulo e no Rio de Janeiro, o enredo é dividido entre três personagens emblemáticas, que são interligadas por motivos nem um pouco louváveis: Lola (Camila Pitanga), Sofia (Camila Queiroz) e Elvira (Giovanna Antonelli).

 

Em busca de vingança pela mãe que foi presa injustamente por uma falcatrua da tia, Sofia fará qualquer coisa para ver a vilã, Lola, pagar pelos crimes que cometeu e pelos males que causou à própria família. Orfã, a personagem de Camila Queiroz contará com o apoio de Elvira, que adotou a protagonista ainda criança.  

 

“Beleza Fatal” é escrita por Raphael Montes. Antes conhecido no ramo literário, o autor e roteirista também se destacou pelo trabalho audiovisual em filmes e séries, com foco no mistério e no suspense. Sucesso na Netflix, “Bom Dia, Verônica”, por exemplo, foi roteirizada por ele, assim como o livro que inspirou o seriado, numa parceria com Ilana Casoy.

 

No Rancho Fundo

Escrita por Mario Teixeira, a trama sertaneja que substitui o remake de “Elas por Elas” abordará a cultura nordestina e terá a direção artística de Allan Fiterman. A dupla trabalhou em parceria em “Mar do Sertão” (2022), antecessora de “Amor Perfeito” (2023).

 

Sucesso como Kate em “Vai na Fé”, Clara Moneke foi confirmada no elenco, assim como os atores Débora Bloch, Eduardo Moscovis, José Loreto, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, Luisa Arraes, Larissa Bocchino e Nina Tomsic. 
 

Centésima novela do horário, a obra foi antecipada após o cancelamento de “O País de Alice”, da célebre autora Lícia Manzo, responsável por “A Vida da Gente” (2012), “Sete Vidas” (2015) e “Um Lugar ao Sol” (2022). A trama de Manzo contaria a história de uma violinista criada na Europa, que retorna ao Brasil para entender as próprias origens.

 

Mania de Você

Conhecido por escrever vilãs inescrupulosas e mocinhas vingativas, João Emanuel Carneiro volta à Rede Globo para substituir o remake de “Renascer”. O último trabalho dele foi em “Todas as Flores” (2023), novela feita para o Globoplay e que também foi exibida na TV aberta.

 

A trama, com ares de “A Favorita” (2008), aposta na rivalidade de duas melhores amigas que se tornam inimigas. De um lado, Viola, talentosa cozinheira que alcança prestígio nacional no ramo gastronômico. Do outro, Luna, invejosa que estudava gastronomia e ficou pobre.

 

A rivalidade entre as protagonistas aumenta quando se descobrem apaixonadas pelo mesmo homem. Nenhum ator foi confirmado, porém Taís Araujo, Chay Suede, Helena Ranaldi, Gabriel Leone, Paolla Oliveira e Letícia Collin estão cotados para os papéis principais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »