Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/01/2024 às 23h18min - Atualizada em 30/01/2024 às 23h18min

São Paulo quebra tabu e ganha moral para pegar o Palmeiras

Em semana de clássicos, Tricolor supera primeiro desafio, mantém invencibilidade e mergulha o Corinthians na crise

Paulo Octávio
A primeira vez: Calleri celebra gol em Itaquera. Foto: Guilherme Veiga/Ag. Paulistão
Depois de quase dez anos completos e 19 jogos, o São Paulo enfim venceu o Corinthians em Itaquera em jogo válido pela quarta rodada do Paulistão. Calleri e Luiz Gustavo fizeram para o Tricolor; Arthur Sousa descontou. Resultado alivia o torcedor que sofria desde 2014 com incomodo tabu e agora vai com muita moral para enfrentar o Palmeiras na Supercopa do Brasil no próximo domingo (4).

Coube a Thiago Carpini, um jovem treinador, quebrar essa escrita com gol do argentino que é um xodó da torcida. A vitória mantém o time do Morumbi  invicto no ano e na liderança do grupo A com dez pontos. 

 
"Não sou nem melhor nem pior do que outros técnicos que passaram por aqui nesse período (de não vencer o rival em Itaquera), mas uma hora isso iria acontecer. E ainda bem que foi comigo. O mérito maior é dos jogadores e digo também que estou trabalhando em um lugar onde as coisas já vinham acontecendo. Aproveitei as coisas boas do Dorival Júnior e vamos seguindo", disse técnico sobre o jogo na coletiva.

Já o experiente Mano Menezes vive uma crise. Ele e Yuri Alberto foram bastante criticados pelo corinthiano incomodado com a má fase do time. E após o gol do Arthur, que veio da base, é difícil algum torcedor da equipe alvinegra aceitar o atacante. Timão passa a ter três derrotas seguidas, o que não acontece desde outubro de 2018. Clube pode sair da zona de classificação do seu grupo caso Mirassol empate com Guarani nesta quarta (31).
 
Mano disse que o time sofre com falta de reforços, mas que deseja manter o trabalho: "Saíram 12 jogadores e entraram três no grupo. Estamos passando por um processo que esperávamos todos que tivesse sido acelerado mais. Mas eu tenho acompanhado o trabalho de todos, agora temos um novo diretor, o Fabinho. Estamos no caminho de alguns acréscimos, mas eu sei como é o futebol. A gente é que tem que ter a cabeça no lugar".

Após o jogo, a organizada do Corinthians protestou contra o presidente Augusto Melo e gritou "promessa agora é obrigação".

1º TEMPO

Foi um primeiro tempo especial para o são-paulino. Time conseguiu criar mais e aproveitou a chance. Aos 20, Rato acionou o Calleri que ganhou do marcador e tirou de Cássio para fazer o primeiro gol. Na sequência, visitante ficou mais à vontade e perdeu uma boa oportunidade com Luciano. Ele recebeu de Calleri, mas, na hora de bater, se enrolou.

Em desvantagem, Corinthians ficou tenso e só conseguiu chegar à frente com cruzamentos. A situação piorou quando Caetano foi expulso após revisão no VAR de um pisão no atacante são paulino. Assim, torcedor ficou extremamente incomodado. Muitos pediram a entrada de jogadores da base. 

2º TEMPO

Logo no começo, Tricolor armou uma blitz que deu resultado. Moreira deu passe para Rato, que serviu Calleri; o argentino não acertou a bola. Insinuante, São Paulo insistiu e, na sequência, Galoppo recebeu de frente e a zaga cortou. No escanteio, após esse lance,  Rato cobrou e Luiz Gustavo subiu alto para fazer o segundo aos seis minutos.

Na saída de bola, Yuri Alberto limpou  a marcação e bateu na trave.

Só aos 27 que Corinthians chegou. Após falha da zaga, Wesley pegou a sobra e fez Rafael trabalhar. Tricolor não sentiu a tentativa de melhora do rival e, dois minutos depois, Pablo Maia  chutou para fora.  Aos cacos, Mano colocou a base. Um desses jovens jogadores, Wesley foi para lateral da área e bateu para fora. Ao menos arrancou aplausos do torcedor

Quando tudo parecia definido, aos 46, após desvio em cobrança de falta, a bola sobrou para Arthur Sousa que bateu no ângulo. Gol esquentou a torcida que voltou para o jogo. Mas São Paulo não sentiu e conseguiu segurar o resultado.


PRÓXIMOS CONFRONTOS

Corinthians pega o Novorizontino em casa, no domingo, às 11h, pela quinta rodada do Paulistão. Já São Paulo pega o Palmeiras pela Supercopa do Brasil no Mineirão, às 16h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »