Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/02/2024 às 17h00min - Atualizada em 05/02/2024 às 16h44min

‘Renascer’: saiba como será a segunda fase da novela

Entrada de novo elenco e mudanças narrativas marcam salto temporal da obra exibida no horário nobre da Rede Globo

Felipe Nunes - labdicasjornalismo.com
Após interpretar Ravi em 'Um Lugar ao Sol' (2021), Juan Paiva retorna ao horário nobre como João Pedro em 'Renascer'

Adaptado da obra original de Benedito Ruy Barbosa, o remake de “Renascer”, escrito por Bruno Luperi, chega a uma nova fase, que se passa 30 anos após o enredo inicial. Assim como no primeiro folhetim, o avanço de tempo simboliza a saída da primeira leva de atores e a chegada de novos intérpretes. No entanto, desta vez, alguns permanecem.
 

Juliana Paes, por exemplo, participa das duas sequências temporais como Jacutinga. Quando o salto temporal ocorrer, a atriz será submetida a um processo de caracterização e não será substituída por uma artista veterana, como acontece também com Edvana Carvalho (Inácia), Matheus Nachtergaele (Norberto) e Chico Diaz (Padre Santo).
 

A estratégia usada para manter os artistas na novela conflui com os métodos utilizados em “Fim” (2023) — seriado do Globoplay que foi sucesso de crítica e público. Na série, os personagens passavam da juventude até a maturidade e a velhice, mas não compartilhavam o papel com atores mais velhos. Pelo contrário, eram caracterizados, através de maquiagem e cabelo, para aparentarem ter envelhecido.
 

Se por um lado a permanência de Juliana agradou fãs da artista, que já trabalhou com o autor em “Pantanal” (2022), quando vivenciou Maria-Marruá, por outro levantou discussões acerca do etarismo na teledramaturgia. Isso porque outra atriz veterana poderia ter assumido o papel de Jacutinga.
 

Troca de intérpretes

Defendido por Humberto Carrão nos primeiros capítulos, José Inocêncio fica a cargo de Marcos Palmeira no restante da obra. O ator participou da primeira versão como João Pedro, filho de Inocêncio, assumido por Antônio Fagundes à época. No remake, Juan Paiva será o quarto filho de Maria Santa (Duda Santos).
 

Palmeira e Paiva rivalizam ao decorrer do folhetim. A princípio, o desafeto do pai com o filho se dá pela morte de Santinha, que ele julga ter sido culpa do herdeiro. No entanto, com a entrada de Mariana (Theresa Fonseca), os confrontos aumentam, já que José Inocêncio e João Pedro se apaixonam pela mocinha.
 

Outros personagens também são substituídos na mudança de fase. É o caso de Deocleciano, Rachid e Morena, que passam a ser interpretados pelos atores Jackson Antunes, Almir Sater e Ana Cecília Costa. Na primeira leva de capítulos, os personagens ficaram sob a responsabilidade de Adanilo Reis, Gabriel Sater e Uiliana Lima.
 

Reforço no elenco


Fora os personagens já conhecidos pelo público nos blocos narrativos iniciais, a trama passa a contar com novos rostos e histórias que expandem o enredo central. Os três primeiros filhos do clã Inocêncio aparecem já adultos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), e José Venâncio (Rodrigo Simas), que formará um triângulo amoroso com Eliana (Sophie Charlotte), e Buba (Gabriela Medeiros).
 

Além do trio de herdeiros, Egídio (Vladimir Brichta), Damião (Xamã), Tião Galinha (Irandhir Santos), Ritinha (Mell Muzzilo), Chico (Mac Suara), Zinha (Samantha Jones), Dona Patroa Iolanda (Camila Morgado), Sandra (Giullia Buscacio), Teca (Lívia Silva), Kika (Juliane Araujo), Pastor Lívio (Breno da Matta), Eriberto (Pedro Neschling) e Joana (Alice Carvalho) chegam ao elenco.
 

Escrito por Bruno Luperi, o remake de “Renascer” é baseado na obra homônima de Benedito Ruy Barbosa, avô de Luperi. Com previsão de 190 capítulos, a trama fica no ar até setembro deste ano, quando dará lugar à narrativa inédita de João Emanuel Carneiro, nomeada provisoriamente como “Mania de Você”.
 

A história da próxima novela girará em torno da rivalidade de duas amigas cozinheiras que rivalizam pelas mesmas oportunidades profissionais e também pelo amor do mesmo homem. Nenhum intérprete foi confirmado, porém Taís Araujo, Letícia Colin, Gabriel Leone e Chay Suede estão cotados para os papéis principais.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »