Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2024 às 13h52min - Atualizada em 10/02/2024 às 13h33min

Conheça os cinco indicados a melhor animação do Oscar 2024

Vitória Reimão - Editado por Marcela Câmara
No dia 23 de janeiro, a Academia de Hollywood publicou a lista dos indicados ao Oscar 2024. Dentre eles, há cinco filmes que competem pela estatueta de Melhor Animação: Nimona, O menino e a garça, Elementos, Meu amigo robô e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. A lista de competidores chama atenção por sua variedade, como uma animação japonesa, adaptação de história em quadrinhos e até robôs. A cerimônia do Oscar irá ocorrer em Los Angeles, no dia 10 de março. Neste ano, o evento será apresentado por Jimmy Kimme. Profissionais de mais de 93 países foram escolhidos para votar nas categorias. A proposta dos votos feitos em várias regiões é uma tentativa da Academia de trazer mais diversidade para a premiação.

Conheça cada animação: 

“Nimona” (Netflix)


A animação estreou no dia 23 de junho de 2023, na plataforma de streaming Netflix. Baseada na história em quadrinhos escrita por N. D. Stevenson, showrunner e produtor executivo, o filme é sobre a metamorfa Nimona, que tenta ajudar o personagem Balister Boldheart em sua jornada de vilão. O longa obteve uma aprovação de 94% no Rotten Tomatoes. A sua indicação ao Oscar 2024 causou alvoroço nas redes sociais, já que Nimona foi uma animação descartada pela Disney. Porém, a animação Wish: O Poder dos Desejos, que marca os 100 anos do estúdio, ficou de fora da competição. 

N. D. Stevenson, que também é responsável pela produção de She-Ra e as Princesas do Poder, lançou a HQ Nimona na internet. O trabalho foi publicado pela Haper Collins em 2015. Nesse mesmo ano, o estúdio de animação Blue Sky Studios, conhecido pelo sucesso de A Era do Gelo, divulgou um projeto de adaptação da história e que o filme estava previsto para ser lançado em 2020. 

Entretanto, a Disney comprou a Fox, resultando na adesão ao estúdio. A produção do filme foi interrompida pela Disney, que era contra a temática LGBTQIAP+ presente na história. Os rumores foram confirmados em 2022 pelo Insider, diziam que o estúdio era contra um beijo entre um casal gay que faz parte da história. Porém, o estúdio Annapurna Pictures, que trabalhou ao lado da DNEG Animation, realizou a animação que se tornou um grande sucesso na Netflix.  


“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (Sony)



A sequência de ‘Aranhaverso’, lançada em 2018, estreou no dia 1 de junho de 2023. O filme é dividido em duas partes. A terceira parte, que é conclusão da saga, será chamada de 'Homem-Aranha: Além do Aranhaverso', e deve estrear em 2024. O protagonista Miles Moraes, que mora no bairro do Brooklyn, em Nova York, une forças com Gwen Stacy e outras versões do “Homem Aranha”, que vivem em diferentes dimensões. Apesar das divergências, Miles tenta derrotar o vilão da vez, Mancha, além de lidar com a temática de “ser um herói” para, então, tomar as decisões certas e salvar quem ama.

No primeiro filme, Miguel O’Hara, personagem importante no universo aranha, foi apresentado durante a cena pós-créditos. Ele é o Homem-Aranha 2099 e obtém um papel importante na entrada de Miles no multiverso. Os produtores perceberam que a história era grande demais, mesmo com diferenças. Dessa forma, o estúdio optou pela divisão, o que se tornou uma trilogia. 

A Sony licencia o personagem para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) nos cinemas, em que a editora precisa pegar emprestado o próprio herói, mesmo sendo a única responsável pelas animações. O estúdio ainda aprovou um filme derivado, protagonizado por Mulheres-Aranha.


“Meu amigo robô” (Lokiz Filmes) 


O filme “Meu amigo robô” é uma animação espanhol que estreou no dia 18 de janeiro deste ano. A direção do longa-metragem é de Pablo Berger. Ele conta que, quando terminou de ler os quadrinhos de Sara Varon, no qual o filme é inspirado, ficou encantado com a história. Sem qualquer diálogo, o filme apresenta temas profundos e mostra exemplos de amizade, solidão, romances idealizados e entre outros assuntos. 

Pablo comprou a HQ de Sara Varon há muitos anos. Ele montava uma coleção de livros sem palavras para a sua filha. A autora da HQ não participou da produção do filme, mas deu aval para que Berger fizesse uma adaptação para os cinemas. A principal mudança foi colocar o filme ambientado em Nova York, cidade em que Berger viveu.

A história fala sobre o Dog, que é um cachorrinho que mora em Nova York na década de 90. Cansado de ficar sozinho, o anima compra um robô e, juntos, vivem histórias pela cidade frenética, mas algo inesperado interrompe a diversão. A animação de desenho é em 2D e não apresenta falas. O filme conta com músicas que ganham novo significado, como a clássica “September”, da banda Earth, Wind & Fire.


“Elementos” (Disney e Pixar)



Elementos é um filme dirigido por Peter Sohn (O Bom Dinossauro) e tem produção de Denise Ream (Carros 2). A animação, que estreou no dia 15 de junho de 2023, trata sobre a vida da personagem Faísca, que é uma jovem com habilidades criativas e faz parte do elemento fogo. A protagonista se torna amiga do Gota, que é um rapaz do elemento água. Durante o longa, a amizade entre os dois, que era improvável, se torna algo maior entre eles. Mesmo com as suas dificuldades e por serem de elementos opostos, os personagens insistem em ficarem juntos mesmo quando tudo é questionado. 

Ao longo do filme, os personagens tentam quebrar os velhos preconceitos que cada grupo elemental tem sobre o outro. Na sinopse, os quatro elementos (fogo, água, terra e ar) vivem em harmonia na Cidade Elemento. A cidade, no entanto, tem uma regra clara para que a ordem e o equilíbrio se mantenham: elementos diferentes não podem se misturar. 

Elementos retrata uma história de união e sobre relacionamentos amorosos, fazendo referência ao amor interracial. Além disso, a animação desmistifica preconceitos entre diferentes comunidades, já que há várias referências sobre a diversidade de tipos de culturas e, ao longo da história, mostra uma realidade difícil sobre aceitação. 


“O menino e a garça” (Studio Ghibli)



O mais novo filme do Studio Ghibli é inspirado no livro How Do You Live (1937), do autor japonês Genzaburo Yoshino. A direção é por conta do diretor Hayao Miyazaki, que é conhecido pelos seus trabalhos em “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado”, “Meu Amigo Totoro” e outras animações famosas do estúdio. É o primeiro filme do Studio Ghibli a chegar ao topo de bilheteria nos Estados Unidos e no Canadá. Em seu país de origem, a animação atingiu os US$ 56 milhões, superando outros filmes do diretor. 

Miyazaki investe em uma trama semiautobiográfica, feita a mão. A proposta do filme se passa no Japão durante a Guerra do Pacífico (1941-1945), em que o protagonista Mahito, um menino de 15 anos, parte em uma jornada sobre crescimento espiritual. O filme trata sobre pobreza, além de questões como a vida e a morte. 

“O Menino e a Garça” (Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka) conta com a distribuição da Sato Company. No Brasil, sua data de estreia é para o dia 22 de fevereiro deste ano. O filme já foi premiado e recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, na 81° edição da premiação, que foi realizada no dia 07 de janeiro.  


REFERÊNCIAS

COUTINHO, Bia. A animação LGBTQIAP+ que a Disney teve medo de lançar e agora é um grande sucesso na Netflix: Filme tem 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. IGN Brasil, 8 out. 2023. Disponível em: https://br.ign.com/nimona/114541/news/a-animacao-lgbtqiap-que-a-disney-teve-medo-de-lancar-e-agora-e-um-grande-sucesso-na-netflix. Acesso em: 29 jan. 2024.

ELEMENTOS: Críticas. Adoro Cinema, 2 jul. 2023. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-279115/criticas-adorocinema/. Acesso em: 29 jan. 2024.

MANS, Matheus. Animação 'Meu Amigo Robô' emociona com fábula sobre cachorro deprimido em Nova York: Cineasta espanhol Pablo Berger conversou com o 'Estadão' sobre a experiência de produzir seu primeiro filme animado; ele diz que a emoção é o principal 'gênero' do longa, inspirado em HQ de sucesso. Terra, 26 jan. 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/animacao-meu-amigo-robo-emociona-com-fabula-sobre-cachorro-deprimido-em-nova-york,c29e76215f40f01ccfcba4598fe09c62chxzuaj3.html~. Acesso em: 28 jan. 2024.

O MENINO E A GARÇA, DE HAYAO MIYAZAKI, GANHA DATA DE LANÇAMENTO NO BRASIL. Bunkyo: Redação, 29 jan. 2024. Disponível em: https://www.bunkyo.org.br/br/2024/01/o-menino-e-a-garca/. Acesso em: 30 jan. 2024.

OSCAR 2024: os 5 indicados a melhor animação: Robôs, efeitos especiais, personagens de quadrinhos e anime japonês. Saiba mais sobre os filmes que concorrem à estatueta de melhor animação do ano. Lunetas: Redação, 26 jan. 2024. Disponível em: https://lunetas.com.br/oscar-2024-os-5-indicados-a-melhor-animacao/. Acesso em: 29 jan. 2024.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »