Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/02/2024 às 21h50min - Atualizada em 24/02/2024 às 21h41min

"Um Dia": série da Netflix traz história cativante e fiel ao livro

Obra de David Nicholls já tinha sido adaptada em filme estrelado por Anne Hathaway

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
Fonte: Divulgação/Netflix

Qual é a possibilidade de duas pessoas que nunca se falaram, se trombarem (literalmente) durante uma festa de formatura e daí começar uma amizade de 20 anos? 

 

Na vida real não sabemos, mas na nova série da Netflix "Um Dia" é exatamente isso que acontece. A história começa no ano de 1988, no dia 15 de julho, quando os estudantes de Edimburgo festejavam o fim dos estudos e o início de uma nova vida.

Fonte: Divulgação/Netflix

Fonte: Divulgação/Netflix

É nessa situação que somos apresentados aos protagonistas Emma Morley e Dexter Mayhew. Dois jovens completamente diferentes entre si, mas que se conectaram no mesmo momento em que se conheceram. 

 

A noite que passaram juntos, após a festa da faculdade, provavelmente seria a primeira e última. Porém, como já pudemos perceber, não é isso que acontece e a narrativa acompanha essa relação ao longo de 20 anos, em todo dia 15 de julho.

 

O ponto principal da análise: a série é fiel ao livro. Como toda adaptação, algumas partes foram alteradas para fazer sentido à escolha da direção, mas nada que cause uma extrema diferença. Os 14 episódios, que à primeira vista podem parecer muito, foram a quantidade essencial para cobrir a maioria dos capítulos do livro e aprofundar a história. Aqui é importante pontuar que o autor David Nicholls estava na equipe de produção.

 

Diferente do filme, lançado em 2011, a série tem mais tempo e recursos para aprofundar os personagens principais e utilizar uma nova abordagem, além de explorar passagens da obra que não puderam ser encaixadas no longa.

 

Emma e Dexter possuem a mesma personalidade já vista (e lida) pelo público. Emma é “certinha” até demais, sonhadora, politizada, de humor sarcástico e um pouco insegura. Dexter vem de uma família privilegiada, é o galã, não se preocupa com o futuro e só quer curtir a vida.

 

A escolha dos atores foi certeira, o elenco diverso e sem atores muito conhecidos deu um tom mais cotidiano à trama. Na primeira adaptação, o casal foi interpretado por Anne Hathaway e Jim Sturgess. Agora, a dupla de protagonistas é formada por Ambika Mod e Leo Woodall.

 

Para quem teve a oportunidade de ler a obra original, a série é quase um presente: ver os altos e baixos de cada um, as mudanças, os erros e o reencontro exatamente como foram retratados nas páginas. 

 

Em cada episódio podemos enxergar a dinâmica da relação entre os dois. Nos momentos felizes, como na viagem à Grécia, na mudança de comportamento após Dexter se tornar um apresentador de TV, quando os dois decidem se afastar e depois se reaproximam novamente.

 

O acontecimento final (apesar do filme ter 13 anos de lançamento e o livro 15, não iremos entregar esse spoiler aqui) e as consequências disso ganham destaque e dão um peso muito maior.

 

Em uma das últimas cenas da season finale, Emma diz a Dexter enquanto se despedem naquele 15 de julho de 1988 “eu não vou ser uma nota de rodapé na história da sua vida”. Foi a escolha perfeita colocar esta frase no episódio final e perceber que, depois de toda a caminhada, ela realmente não foi apenas “uma nota de rodapé”, mas sim a história inteira.

 

Referências

 

GUEDES, Diandra. Crítica Um Dia | Netflix entrega uma adaptação brilhante e rica em detalhes. Canal Tech, 2024. Disponível em: https://canaltech.com.br/series/critica-um-dia-netflix-279135/. Acesso em 24 de fevereiro de 2024.

 

BARBOSA, Juliana. Um Dia: conheça o livro que inspirou minissérie da Netflix. Metrópoles, 2024. Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/televisao/um-dia-conheca-o-livro-que-inspirou-miniserie-da-netflix. Acesso em 24 de fevereiro de 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »