Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/08/2019 às 11h02min - Atualizada em 08/08/2019 às 11h02min

Hobby: o passatempo que traz prazer e benefícios para a saúde mental

Realizar uma atividade que gostamos nos distancia da rotina agitada

- Bruna Aiabe
Foto: Bruna Aiabe
Desenhar, escrever, pintar... Qual atividade te proporciona satisfação e prazer? Fazer algo que gosta nas horas vagas é muito mais do que um momento relaxante para sair da rotina. Esse passatempo que traz muitos benefícios para a saúde mental das pessoas é o que chamamos de hobby.

O hobby pode ser uma atividade física, ativando a parte fisiológica também, ou apenas uma atividade mental, como uma leitura. Não deve estar relacionado à rentabilidade, nem ao trabalho e estudos, apenas ao prazer.

Para a neuropsicóloga Julia Loyola, pós graduada pelo Instituto Neurológico de São Paulo, esse passatempo é fundamental para a saúde mental. “Quando praticamos o hobby, nos desligamos da nossa dinâmica de trabalho, estudos e conflitos pessoais e com isso, nos desestressamos”. Além disso, Loyola também destaca que essa atividade traz autoconhecimento e eleva a autoestima, ressaltando que pessoas que não reservam tempo para o lazer não tem uma identidade completa.

Realizar uma atividade que gostamos também ajuda na prevenção de ansiedade, depressão, pânico, entre 
outros. A neuropsicóloga relata que muitas pessoas trabalham demais e não possuem um momento pra si mesmos, podendo desenvolver algum problema e buscar a psicoterapia.

 Ir ao cinema e escutar podcasts são alguns dos hobbies do estudante Arthur Souza, 20. Ele acredita que essas  atividades o deixam mais relaxado, já que faz por prazer. Souza sabe que é fundamental reservar um tempo para a   diversão dele.

Descobrir o que gosta de fazer parece ser algo simples, mas     não é. “Cada um tem que fazer um mergulho dentro de si para   achar a atividade ideal. É importante estar sempre descobrindo   novos prazeres. Nós não somos máquinas, somos seres humanos. Precisamos de lazer e tempo para nós, senão adoecemos”, completa Loyola.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »