Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/08/2019 às 21h05min - Atualizada em 15/08/2019 às 21h05min

O mundo fashion e as características do profissional de moda

Bruna Santos - Editado por Larissa Barros
Foto: reprodução/internet

A palavra moda, vem do latim modus, e significa costume. Ela surgiu em meados do século XV, no início do renascimento europeu e refere-se aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa época da sociedade.  

 

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, moda é uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver e de vestir.  Ou seja, ela está diretamente ligada aos acontecimentos de uma sociedade, que geram uma mudança de comportamento e alteram o modo de vestir, falar e de desejar das pessoas.

 

O mundo da moda é amplo e cíclico. Estilos e tendências são constantemente mudados e substituídos por outros, o que torna o mercado da moda amplo e bem competitivo, principalmente hoje com a internet. Por isso, a carreira exige do profissional muita criatividade, originalidade, bom gosto e atenção ao que está acontecendo no momento. E além de um pouco de experiência, ser curioso e ter muita vontade de aprender.

“Nem sempre vejo pessoas com um currículo gigante trabalhando em moda. São aquelas que gostam de moda e passam isso para o mundo, sabe? A gente consegue ver que ela ama esse mundo, e toparia até contar botões se fosse preciso.’’ Diz Larissa Stanchi, 22 anos, Assistente de marketing na Marroc Confecções.

 

“Quando você trabalhar com moda você está sempre ligado no que está acontecendo, no mercado como um todo. Você precisa ser uma pessoa muito ágil e rápida’’ Conta Valquíria 33 anos, gerente de compras.

 

O profissional da Moda, não é apenas capacitado para desenhar roupas e produtos, mas também para criar moldes, prestar consultorias, analisar tendências de comportamento, promover comercialização, desenho de estampas, estabelecer estratégias, entre outros. 

 

“Trabalhar com moda é para quem ama, é muito incrível! Envolve muita criatividade, paixão e mão na massa... É pra quem curte mesmo”., conta Larissa.

Foto: reprodução/internet


Produção de moda

 

Existem inúmeros setores onde o profissional da moda pode atuar, entre eles: consultoria, modelagem, fotografia, e produção de moda que é um dos setores mais requisitados do mundo fashion. 

Além de responsável por encontrar meios viáveis para que a ideia de uma marca se torne atraente e ative o desejo do consumidor, o produtor de moda coordena toda a idealização do evento, desde a definição e planejamento dos looks até ao acompanhamento na sessão fotográfica.  

O profissional é o administrador do desejo das marcas, na idealização de um projeto final. Ele pode trabalhar tanto para uma marca específica, como para veículos de comunicação, ou publicidade. Os trabalhos são geralmente divulgados por meio da televisão, de catálogos, figurinos de cinema, teatro, desfiles, exposições, books de moda ou revista. 

As atividades fundamentais praticadas nesta profissão são a de criação, pesquisa, produção, desenvolvimento de produtos e contato com fornecedores. No decorrer da carreira, o produtor também pode assumir outras funções gerenciais, de liderança, direção de imagem e editorial, e até chegar a lançar a sua própria marca.

 

Além de precisar estar bem ligado às tendências, um produtor de moda precisa primordialmente entender quem é o cliente dele. Uma das estratégias de um bom produtor de moda, é conhecer muito bem o cliente que ele quer atender, saber avaliar aquilo que aconteceu no passado, o que vendeu bem, ter boa estratégia de preço e sempre filtrar o que é moda versus o que é comercial para venda. Pois não adianta ter um produto super moderno, mas que não vai vender. 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »