Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/08/2019 às 09h03min - Atualizada em 30/08/2019 às 09h03min

Instagram lança ferramenta para a denúncia de fake news

Funcionalidade estará disponível para os usuários até o fim do mês

Thiago Oliveira - Edição: Manoel Paulo
CNN
Instagram/Reprodução
A plataforma de compartilhamento de imagens do Facebook, o Instagram, anunciou no último dia 15, que os usuários poderão relatar informações ou noticias falsas que estejam circulando pela plataforma.

Desde maio, o Instagram tem buscado combater a desinformação que tentava circular pela plataforma. Naquela ocasião, a rede social começou a bloquear hashtags que impulsionavam notícias falsas sobre vacinas.

O Facebook já havia começado a usar na plataforma, o reconhecimento de imagem em publicações que foram verificadas e taxadas como impróprias ou falsas. Essa mesma ferramenta, agora, foi expandida para a checagem de informação.

“Estou orgulhoso de que, a partir de hoje as pessoas possam nos informar se virem postagens no Instagram que acreditam serem falsas. Ainda há mais a se fazer para impedir a disseminação de informações erradas. Há mais por vir.” Adam Mosseri, CEO do Instagram.



Para denunciar uma informação falsa que o usuário vê, é preciso que ele clique nos três pontos acima de cada publicação, sinalize o post como inadequado, e depois como informações falsas. Semelhante ao que já acontece no Facebook.

Segundo o Instagram, a publicação denunciada será revista pelos revisores de texto, contudo, ela não será excluída da plataforma, mas deixará de aparecer em resultados de buscas por palavra ou hashtags e na aba explore do aplicativo.

“Também usaremos esse feedback para treinar a tecnologia de inteligência artificial, o que nos permitirá encontrar e classificar de forma proativa as informações incorretas no Instagram, sem a necessidade de um relatório” afirma o Instagram em anuncio.

Atualmente o Facebook, que também controla o Instagram, trabalha com 54 checadores de informação em mais de 40 idiomas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »