Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/09/2019 às 20h56min - Atualizada em 05/09/2019 às 20h56min

Você conhece esses super-heróis brasileiros?

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda
Os super-heróis são um verdadeiro sucesso entre os fãs de quadrinhos, mas poucos sabem que a origem de alguns deles vem de motivos políticos. Como é o caso do Super-Homem ou do Homem de Ferro, por exemplo, que surgiram para representar o “poder” dos Estados Unidos. Mas e os heróis brasileiros, você conhece? Alguns são bem interessantes e vale a pena conhecer:

01. Ya’Wara

Resultado de imagem para Ya’Wara

Resultado de imagem para Ya’Wara

FONTE: DC Comics.
 
A personagem é uma índia da tribo dos tapirapés, que habita no Mato Grosso. Ela faz parte da série de quadrinhos do Aquaman, no arco The Others, um grupo de heróis internacionais que ele integrava antes de entrar para a Liga da Justiça. Os criadores da heroína são os brasileiros Ivan Reis (desenhista), Joe Prado (arte-finalista)  e Rod Reis (colorista).
 
Ya’Wara é uma guerreira com telepatia, além de possuir um Jaguar. Ela apareceu pela primeira vez em Aquaman #7, em 2012.

02. O Penitente

Resultado de imagem para o penitente hq

Resultado de imagem para o penitente hq

FONTE: Lorde Lobo.
 
O Penitente faz parte de uma revista homônima lançada em 2008, tendo como o seu criador Lorde Lobo. O herói (ou anti-herói) perdeu toda a família quando ainda era pequeno e foi criado por um grupo criminoso que o treinou para ser assassino. O personagem acaba sendo assassinado, e após a aparição de uma entidade superior ele recebe uma chance: para resgatar sua alma, ele teria que voltar ao mundo dos vivos e salvar setenta vezes sete o número de pessoas que assassinou.

03. O Doutrinador

Resultado de imagem para O Doutrinador

Resultado de imagem para O Doutrinador

FONTE: Paris Filmes.
 
Outro anti-herói que vale apena conhecer é O Doutrinador, criado pelo quadrinista brasileiro Luciano Cunha, em 2008. A sua primeira HQ foi lançada oficialmente em 2013, e narra a história de um justiceiro que traja uma máscara de gás, e tem como objetivo matar todos os políticos corruptos. A HQ foi adaptada para os cinemas em 2018, com a direção de Gustavo Bonafé.

04. Mancha Solar
 
Resultado de imagem para Mancha Solar

Resultado de imagem para Mancha Solar

FONTE: Marvel Comics.
 
Sendo o personagem mais famoso entre os fãs de quadrinhos brasileiros, Mancha Solar foi criado em 1982 por Chris Claremont e Bob McLeod. Roberto da Costa nasceu no Rio de Janeiro, e é um integrante dos Novos Mutantes.

05. Magma
 
Resultado de imagem para magma marvel

Resultado de imagem para magma marvel

FONTE: Marvel Comics.
 
Amara Juliana Olivians Aquilla é o nome verdadeiro de Magma, personagem nascida em Nova Roma, um território escondido em meio à floresta Amazônica. Ela apareceu pela primeira vez em New Mutants Vol. 1 #8 em 1983, e os seus criadores são Chris Claremont e Bob McLeod.
 

REFERÊNCIAS
 
CANAL TECH.O Doutrinador | Conversamos com o criador da HQ brasileira que vai virar filme. Disponível em: <https://canaltech.com.br/entretenimento/o-doutrinador-conversamos-com-o-criador-da-hq-brasileira-que-vai-virar-filme-20244-120244/> .Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
AFICIONADOS.7 coisas essenciais sobre Amara Aquilla, a Magma de Novos Mutantes! Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/novos-mutantes-magma/ .>Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
AFICIONADOS. Conheça Mancha Solar, o super-herói brasileiro dos Novos Mutantes. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/mancha-solar-marvel/ >Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
HQS COM CAFÉ, Personagens Brasileiros – Penitente. Disponível em: <http://hqscomcafe.com.br/index.php/2017/07/14/personagens-brasileiros-penitente/ >.Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
OMELETE.Exclusivo! Ivan Reis fala de nova personagem brasileira em Aquaman. Disponível em:< https://www.omelete.com.br/quadrinhos/exclusivo-ivan-reis-fala-de-nova-personagem-brasileira-em-aquaman >.Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
AFICIONADOS.Os 14 super-heróis brasileiros mais poderosos. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/super-herois-brasileiros/ >.Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
LEGIÃO DOS HERÓIS.10 SUPER-HERÓIS BRASILEIROS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA! Disponível em: <https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-super-herois-brasileiros-que-talvez-voce-nao-conheca.html#list-item-10> .Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
 
OGLOBO.Liga dos super-heróis brasileiros. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/liga-dos-super-herois-brasileiros-23692551 >.Acesso em: 03 de Setembro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »