Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/10/2019 às 01h15min - Atualizada em 30/10/2019 às 01h15min

Animações nostálgicas para assistir no Halloween

Pipocas ou Travessuras?

Vitória Xavier - Editado por Bárbara Miranda

O Halloween (Dia das Bruxas no Brasil) é uma data que encanta as crianças, principalmente com a tradição de pedir doces nos Estados Unidos, que se torna o sonho de quem não tem isso na cultura. Os filmes possibilitam o contato com essa época que não recebe um grande foco no Brasil. 

Sendo assim, muitas animações saem todos os anos sobre essa data especial, fazendo com que a gente se sinta parte dela. Portanto, como dia 31 de Outubro está próximo, separamos uma lista daquelas animações nostálgicas para assistir neste Halloween.


O Estranho Mundo de Jack (1993)


FONTE: O Estranho Mundo de Jack. Imagem: (Reprodução).

Direção: Henry Selick

O Estranho Mundo de Jack é o filme mais popular do Tim Burton, que passa uma mensagem muito bonita. A gente tem o protagonista cansado do Halloween, se sentindo em uma vida monótona, fazendo com que ele saia em busca de um propósito. Consequentemente, ele tem o contato com várias comemorações diferentes e por egoísmo “rouba” o natal para ele, prejudicando todos os feriados. No fim, ele entende todas as consequências e passa a compreender o que ele sentia. Além disso, o destaque para essa animação se dá pelas músicas contagiosas e divertidas. 

Coraline e o Mundo Secreto (2009)


FONTE: Coraline e o Mundo Sombrio. Imagem: (Reprodução).

Direção: Henry Selick

O primeiro filme de “terror” de muita criança, que conta a história de uma garotinha que acaba indo parar em uma realidade paralela que a princípio parece mil maravilhas, mas depois mostra que não é tudo isso. Baseado no livro de Neil Gaiman, Coraline é uma animação produzida usando a técnica de stop-motion, o que ocasionou inúmeros prêmios. 

A Casa Monstro (2006)


FONTE: A Casa Monstro. Imagem: (Divulgação).

Direção: Gil Kenan

Se Coraline dava medo, a Casa Monstro não deixava nenhuma criança dormir a noite. Aqui, o cenário do filme se passa realmente no Halloween. O trama gira em torno de 3 crianças investigando o seu vizinho rabugento que afasta todo mundo do seu jardim - o que futuramente as crianças irão descobrir que a casa desse homem possui vida e não gosta nada de visitantes. 

A Noiva Cadáver (2005)


FONTE: A Noiva Cadáver. Imagem: (Reprodução).

Direção: Tim Burton, Mike Johnson

A Noiva Cadáver é mais um filme do Tim Burton, que dessa vez conta com ele na direção. A animação em stop-motion, não necessariamente conquista apenas o público infantil, isso porque a trama traz muitos temas como preconceito, amor, família, assassinato, etc. O filme consegue trazer tudo isso misturando um cenário sombrio com uma comédia, que conta a história de uma uma noiva que foi assassinada depois de fugir com seu amor, o que faz com que ela ainda procure um marido depois de morta, chegando até o personagem Victor, que acidentalmente coloca uma aliança no dedo dela, causando uma confusão que o leva até o mundo dos mortos.  

Hotel Transilvânia (2012)


FONTE: Hotel Transilvânia conta com 3 filmes lançados. Imagem: (Divulgação).

Direção: Genndy Tartakovsky

Chegando em animações mais recentes, hotel transilvânia trás o icônico Drácula como dono de um hotel para monstros e com uma filha que está em uma fase que seria a adolescência para os humanos. Com um cenário desse, a comédia é algo que não pode faltar, já que há vários monstros das histórias reunidos em um só lugar. A trama gira muito na questão de relações entre humanos e monstros, o filme trás o Drácula como alguém que morre de medo desse contato e quer proibir o máximo que a sua filha tenha um. Porém, isso se torna ainda mais difícil quando um visitante curioso chega no hotel.   

ParaNorman (2012)


FONTE: ParaNorm. Imagem: (Reprodução).

Mais uma animação em stop-motion para a lista. Aqui a gente tem um garoto de uns 11 anos que possui uma peculiaridade que o permite enxergar os mortos e falar até mesmo com a sua avó já falecida. Por conta disso, o protagonista enfrenta um papel crucial em suas mãos quando a cidade é atacada por mortos vivos por conta de uma maldição de uma bruxa. ParaNorman trás um equilíbrio entre o cenário sombrio e algumas cenas engraçadas. 

Toy Story de Terror! (2013)

FONTE: Toy Story de TerrorImagem: (Reprodução).

Direção: Angus MacLane

A última animação é um curta não muito conhecido de Toy Story. A história se passa quando os brinquedos já estão com a Bonnie, e a mãe dela está levando a filha para visitar a avó, quando o  pneu do carro fura e faz com que eles tenham que ficar em um hotel. A animação faz referências a filmes clássico de terror com toda a situação, especialmente com um sumiço de um dos brinquedos. “Esta é a hora que os personagens vão se separando, e em seguida somem, um por um.”, está entre uma das frases ditas pelo personagem Espeto.  


REFERÊNCIAS 

 
SANTOS, Gabriel. 15 animações para assistir no Halloween. Trem do Hype. Out. 2017. Disponível em:<https://tremdohype.com.br/15-animacoes-para-assistir-no-halloween/> . Acesso: Out. 2019. 
 
OLIVEIRA, Daiane. 10 filmes de animação para assistir no Halloween.Blastingnews. Out. 2016. Disponível em:<https://br.blastingnews.com/cultura/2016/10/10-filmes-de-animacao-para-assistir-no-halloween-001221003.html>. Acesso: Out. 2019.

 

 
 

 

 

 

 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »