Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/10/2019 às 16h44min - Atualizada em 30/10/2019 às 16h44min

Clássicos do Dia das Bruxas

Veja os 10 melhores filmes de terror da história

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
O Halloween é uma tradição do povo celta, celebrada a mais de 3 mil anos. Nesse dia, eles acreditavam que os mortos voltavam para se apoderar dos corpos dos vivos. Essa data passou a ser condenada na Idade Média e ganhou o nome de “Dia das Bruxas”.
 
Nos EUA, esse dia é comemorado desde o século XIX e é uma das tradições mais fortes do país. No Brasil, o Halloween não é tão popular e poucas pessoas realmente o festejam por aqui.
 
Já que sair pela rua fantasiado e pedindo doces não são hábitos brasileiros, o 31 de outubro geralmente é ligado aos filmes de terror e eles se tornam uma alternativa para celebrar o Dia das Bruxas.
 
Pensando nisso, listamos 10 dos maiores clássicos de terror do cinema:

1 - Psicose (1960)
FONTE: Band.
 
Norman Bates reside em uma velha casa com a mãe Norma Bates, uma fanática religiosa. Mais tarde, Norma incia um relacionamento e Norman se mostra totalmente contra ele. Então, decide matar o casal e depois do crime, preserva o corpo da mãe em casa. Bates começa a assumir a identidade dela e a usar suas roupas.
 
É do lendário e polêmico Alfred Hitchcock, conhecido por se apaixonar pelas protagonistas de seus filmes.
  
2 - Bebê de Rosemary (1968)
FONTE: Veja.
 
Um filme com fama de amaldiçoado.Rosemary e seu marido se mudam para um apartamento em Nova Iorque. Logo após a mudança, eles percebem que seus vizinhos são muitos esquisitos e que parecem estar escondendo algo. O comportamento dos moradores e do próprio marido se torna ainda mais estranho quando Rosemary engravida.
 
Ela começa a acreditar que está sendo perseguida e que todos fazem parte de uma seita. O suspensedo filme é mantido, pois em nenhum momento é revelado a aparência da criança.

3 - O Exorcista (1973)
FONTE: Pinterest.
 
Uma garotinha de 12 anos chamada Regan começa a apresentar um comportamento estranho. Sua mãe resolve chamar um padre psiquiatra para analisar a situação da filha. Ele chega à conclusão de que a menina está possuída por um demônio e solicita a ajuda de outro padre especialista em exorcismos.
 
A produção do filme carrega uma série de mistérios e acontecimentos inexplicáveis, além das dezenas de pessoas que passaram mal durante as sessões.

4 - Carrie, a estranha (1976)
FONTE: Cine Mundo.
 
Adaptação de um dos maiores livros de Stephen King, conta a história da adolescente Carrie White, que é tímida e sem amigos. Ela mora com a mãe, uma fanática religiosa, que passa reprimir a juventude da filha e condenar todas as suas ações.
 
Em sua escola, todos a evitam e a consideram uma garota esquisita.
 
Carrie começa a desenvolver o poder de movimentar objetos através da mente. Ela decide usar essa descoberta para se vingar de seus colegas após sofrer uma “brincadeira” no baile de formatura. 

5 - Halloween (1978)
FONTE: Observatório do Cinema.
 
No Halloween de 1963, Michael Myers, um menino de seis anos, assassina sua irmã mais velha com uma faca de cozinha. Ele é mandado para um hospício e 15 anos depois retorna a sua cidade natal, na véspera do Dia das Bruxas, como um cruel serial killer.

6 - O Iluminado (1980)
FONTE: IGN.
 
É adaptação de seus livros que Stephen King menos gostou.
 
Jack Torrence é escritor iniciante e é contratado como zelador para cuidar do luxuoso hotel Overlook durante a temporada do inverno. Esperançoso com a oportunidade de trabalho e a chance de desenvolver sua escrita, ele leva junto a sua esposa e seu filho.
 
Contudo, o que eles não sabiam, era que local estava cercado de acontecimentos macabros e com o passar dos dias Jack muda seu comportamento e passa a oferecer riscos para a sua própria família.

7 -A Hora do Pesadelo (1984)
FONTE: Netflix.
 
Freddy Krueger era um morador da rua Elm que foi queimado vivo como uma punição por abusar de crianças. Tempos depois do ocorrido, ele volta, mas de uma maneira diferente: nos sonhos das pessoas. A única forma delas escaparem das garras de Freddy é despertando do sono.

8 - Brinquedo Assassino (1988)
FONTE: AdoroCinema.
 
Charles Lee Ray é um assassino que coloca sua alma dentro de um brinquedo antes de morrer.
 
Esse brinquedo era desejado pelo menino Andy, porém sua mãe não tinha dinheiro suficiente para comprar um original. Um dia, ela acha o boneco com um rapaz que o vende por um preço muito abaixo.
 
Andy começa a brincar com Chucky e a perceber que o mesmo conversava com ele. Logo, a mãe descobre que estão com um boneco amaldiçoado e que oferece perigo à família.

9 - O Silêncio dos Inocentes (1991)
FONTE: AdoroCinema.
 
Um dos únicos filmes do gênero a ganhar em todas as categorias principais do Oscar.
 
Clarice é uma agente do FBI recrutada para investigar o caso de um serial killer que assassinas mulheres a fim de usar a pele para fazer roupas.
 
Procurando entender a mente desse psicopata, ela recorre ao psiquiatra Hannibal Lecter: um prisioneiro extremamente perigoso e inteligente, acusado de canibalismo.

10 - Bruxa de Blair (1999)
FONTE: AdoroCinema.
 
Três amigos decidem fazer um documentário sobre uma lenda na cidade de Burkittsville. Eles entram na floresta para buscar provas e acabam sendo atormentados por algo (que não aparece em nenhuma cena).
 
Eles desaparecem e depois de um ano filmagens são encontradas.
 
Foi um marco na história dos filmes de terror, inaugurando o gênero de falso documentário. Na época de seu lançamento, fizeram com que os acontecimentos do longa parecessem reais. A produção chegou a apagar os dados do elenco no IMDb para dar a impressão que eles teriam desaparecido de verdade.
 
 
REFERÊNCIAS

 
SAMULAK ALVES, Robinson. Terror: conheça algumas curiosidades sobre 12 clássicos do gênero. Disponível em:  https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/147051-terror-conheca-curiosidades-12-classicos-genero.htm. Acesso em 30 de outubro de 2019.
 
CHIARELI, Jéssica.100 melhores filmes de horror de todos os tempos. Disponível em: https://www.revistabula.com/15832-100-melhores-filmes-de-horror-de-todos-os-tempos/. Acesso em 30 de outubro de 2019.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »