Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2019 às 14h15min - Atualizada em 05/04/2019 às 14h15min

Google Plus encerra atividades após 8 anos

Baixa popularidade e vazamento de dados são os maiores responsáveis

Thiago Oliveira
https://smallbiztrends.com/2018/10/google-plus-to-shut-down.html

O Google Plus, rede social da gigante de buscas Google que estava no ar desde 2011, foi encerrado na ultima terça-feira, 02. A decisão já havia sido anunciada pelo próprio Google em outubro de 2018. Os motivos segundo a empresa são os desafios envolvidos na manutenção de um produto que atenda as expectativas dos consumidores, bem como o baixo uso da plataforma. Recentemente, ele era mais usado apenas como rede social corporativa.
Os baixos acessos se aliam aos vazamentos de dados e os bugs que o site vinha apresentando nos últimos anos, o último foi um vazamento que expôs mais de 500.000 contas, deixando informações como nomes, gênero e idade expostas aos desenvolvedores. O vazamento foi contido em março de 2018, mas o Google não havia se pronunciado nem informado aos usuários. A bomba estourou quando uma matéria do Wall Street Journal foi publicada revelando o vazamento em outubro, mesmo mês que o Google anunciou que descontinuaria o serviço.
A rede, de anos para cá se uniu a G Suite, serviço da Google destinado a empresas, e tornou-se um ambiente corporativo. Porém, até mesmo usuários privados, tiveram os dados expostos. Em comunicado, a empresa afirmou que: “está no processo de notificar quaisquer clientes corporativos que foram afetados por esse bug”. Além disso, o comunicado ressalta que “uma lista de usuários afetados esta sendo enviada aos administradores dos sistemas e qualquer novo usuário descoberto será notificado”.
O Google Plus não foi páreo para os concorrentes que surgiram principalmente na ultima década, como redes sociais promissoras. O Facebook, por exemplo, oferecia serviços semelhantes de uma maneira mais pratica e atrativa para os usuários, o que ajudou na queda de popularidade do agora extinto, Google +.
A empresa afirma ainda que outros serviços que usam a conta Google serão mantidos mesmo com a desativação do serviço. Fotos e vídeos que já estiverem sido upados previamente, estarão salvos no Google Fotos, serviço do Google para o armazenamento de arquivos de imagem.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »