Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/12/2019 às 17h05min - Atualizada em 06/12/2019 às 17h05min

Ceará apresenta a maior buchada do Brasil

O prato típico foi registrado no Ranking Brasil

Valeska de Melo - Editado por Mário Cypriano
Buchada cearense - Foto: Valeska de Melo
O Ceará quebrou um recorde brasileiro com a maior buchada do país, segundo o Ranking Brasil. A produção da iguaria foi registrada com 135kg no 1º Festeja Buchada, realizado entre os dias 8 e 9 de novembro, no Mercado São Sebastião, em Fortaleza. O evento distribuiu 1300 porções gratuitas para os participantes do festival gastronômico. A preparação do prato reuniu 10 chefes de cozinha do mercado. Além dos ingredientes da receita tradicional, foi necessária a confecção de panelas grandes de barro para o cozimento e outras duas em aço inox para a montagem do alimento na balança.

Para a cozinheira, Irene Semente, a buchada é um costume antigo no Mercado São Sebastião. “Nós temos clientes aqui que chegaram solteiros e hoje estão com filhos e netos. A tradição vai passando de pai pra filho. Assim como passou a confecção da buchada da minha mãe pra mim, e estou deixando aos meus filhos”, afirma.

O Festeja Buchada também ofereceu versões alternativas no cardápio, com calabresa, molho de creme de milho e galinha caipira. Tudo ao som de Waldonys e Renno. De acordo com a administração do evento, cerca de 40 mil pessoas participaram ao longo dos dois dias de festival.

Segundo o administrador do departamento, Firmo Bezerra, o evento acontecerá anualmente, para ressaltar a iguaria cearense e atrair os turistas para o mercado. A partir do mês de dezembro, as panelas utilizadas na criação da maior buchada do país serão expostas ao púbico no Mercado São Sebastião.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »